Categoria Cardiologia

Fístula coronária: o que é, causas, sintomas e tratamento

Fístula Coronária: O que é, causas, sintomas e tratamento

A fístula coronária é uma condição relativamente rara, mas que merece atenção. Neste artigo, abordaremos as questões mais importantes relativas à fístula coronariana. O que é uma Fístula Coronária? A fístula da artéria coronária (FAC) é uma anomalia cardíaca congênita…

Dissecção Espontânea da Coronária

A dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC) é definida como uma  separação das camadas da parede das artérias coronárias. Para ser caracterizada como DEAC não pode ser traumática e nem iatrogênica, e além disso, não pode estar associada à aterosclerose…

Mixoma atrial: o que é, causas e tratamento

Mixoma atrial é um tipo de tumor cardíaco primário benigno que se desenvolve no átrio, uma das quatro câmaras do coração. Ele é caracterizado pela presença de um crescimento anormal de células em forma de massa dentro da cavidade atrial.…

Cigarro eletrônico ou VAPE: o que você precisa saber

Cigarro eletrônico ou vape

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, smok, jull, ou simplesmente “caneta” por conta do seu formato, trata-se de um dispositivo de bateria no qual é colocado um líquido concentrado de nicotina, que é aquecido e inalado pelo usuário.  E…

Tetralogia de Fallot em Adultos

Tetralogia de Fallot (TOF), uma das cardiopatias congênitas mais comuns, e caracteriza-se pela obstrução da via de saída do ventrículo direito (estenose infundibular), defeito do septo ventricular ou CIV (comunicação interventricular), dextroposição da aorta (sobreposição da aorta) e hipertrofia do…

Trombo mural na aorta: o que é, causas e tratamento

Trombo mural na aorta

Você sabe o que é um trombo mural na aorta? O  trombo mural na aorta é o trombo que se liga à parede do vaso na  ausência  de  alterações  estruturais  (doença  aterosclerótica ou aneurismática) ou de fontes cardioembólicas. Por ser…

Cocaína e o coração

A cocaína é uma das drogas ilícitas mais utilizadas em todo o mundo. É considerada a principal causa de visitas a departamentos de emergência relacionadas ao abuso de drogas, a maioria das quais é devido a aos efeitos da cocaína…

Progressão da estenose aórtica em pacientes com diabetes

Diabetes e progressão da estenose aórtica

Níveis mais altos de hemoglobina glicada (A1c) em pacientes com estenose aórtica (EA) leve ou moderada foram significativamente associados a uma taxa mais rápida de progressão da estenose aórtica, diz estudo coreano. Por que isso importa? A associação entre diabetes…

Síndrome do coração festeiro: o que é e como evitar

Sindrome do coração pós feriado

Você já sentiu palpitação cardíaca após ingerir bebida alcoólica?  Se a resposta é sim,  confira neste post todos os detalhes da síndrome do coração festeiro. A Síndrome do Coração Festeiro ou Síndrome do Coração Pós Feriado refere-se a problemas no…

Mulheres e o coração

Cuidado com o coração nas mulheres

Por muito tempo as pessoas acreditaram que mulheres tinham menor probabilidade de sofrer de doenças no coração. Mas os números demonstrados em estudos médicos não deixam dúvidas: é um mal que afeta tanto homens quanto mulheres. Qual a incidência em…

Dieta Mediterrânea: o que é e quais os benefícios

dieta mediterrânea

O que é a dieta Mediterrânea? A dieta mediterrânea é uma forma de alimentação baseada nas cozinhas tradicionais dos países do Mar Mediterrâneo. Além disso, ela incorpora os hábitos de vida saudáveis de pessoas de países dessa região, incluindo França,…

Cuidados com o coração pós Covid-19

Covid-19 e o Coração Embora a Covid-19 seja conhecida como uma infecção respiratória, há evidências cada vez maiores do comprometimento do coração. Alguns estudos demonstraram que quase um quarto das pessoas hospitalizadas com COVID-19 desenvolveram lesão no miocárdio.  Além disso,…

Inverno e o coração

Inverno e o coração

Saiba quais doenças cardíacas pioram no frio e como proteger seu coração Com a chegada do inverno, é importante compreender como a queda da temperatura  pode influenciar o seu coração. Sabe-se que nesse período a  probabilidade de problemas cardíacos como…

Diabetes Mellitus – sintomas, diagnóstico e tratamento

DIABETES-LOYOLA-E-AVELLAR-CLINICA-MEDICA-CURITIBA

O que é diabetes mellitus? A diabetes mellitus refere-se a um grupo de doenças caracterizada pela dificuldade em converter glicose (um tipo de açúcar) em energia. Consequentemente, isto leva a níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) que é prejudicial…

Cardiomiopatia Hipertrófica – Estudo EXPLORER- HCM

A medicação Mavacamten mostrou potencial para tratar mais do que apenas sintomas em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva Recentemente, foi apresentado no Congresso  Europeu de Cardiologia e publicado simultaneamente no The Lancet,  o estudo EXPLORER-HCM. Este estudo procurou avaliar  a…

10 Curiosidades sobre o coração

Coração - 10 Curiosidades para descobrir

O coração é um dos nossos órgãos mais importantes, responsável ​​por bombear sangue através dos vasos sanguíneos do nosso sistema circulatório. O sangue fornece ao corpo oxigênio e nutrientes  e ajuda a eliminar resíduos metabólicos. Mas quanto sabemos realmente sobre…

Miocardite – Sintomas, diagnóstico e tratamento

miocardite-sintomas-causas-tratamento-curitiba-loyola-e-avellar-clinica-medica

A miocardite é uma doença caracterizada pela inflamação do músculo cardíaco (miocárdio). Pode ser de caráter agudo, subagudo ou crônico, e pode haver envolvimento focal ou difuso do miocárdio. A  miocardite pode ser desencadeado por diversas causas, muitas das quais…

Palpitação cardíaca: Causas, sintomas e tratamento

palpitação-cardiaca-curitiba-cardiologista-loyola-e-avellar

O que é palpitação cardíaca? Palpitação cardíaca é definida como uma sensação desagradável do batimento cardíaco de caráter forte, rápido e/ou irregular. Os pacientes podem, por vezes, descrever a sensação como uma vibração rápida no peito, descompasso no batimento ou uma sensação…

Fibrilação Atrial: causas, sintomas e tratamento

fibrilação-atrial-loyola-e-avellar-clinica-medica-cardiologista-curitiba

A fibrilação atrial (FA) é uma arritmia caracterizada pelo batimento cardíaco irregular e pela frequência cardíaca freqüentemente rápida. Normalmente, os átrios e os ventrículos se contraem na mesma velocidade. Durante a fibrilação atrial, as duas câmaras superiores do coração (os…

Cardiologista: Quando devo consultar?

quando-procurar-um-cardiologista-loyola-e-avellar-clinica-medica-curitiba

O momento mais adequado para realizar uma consulta cardiológica vai depender de caso a caso. Você pode querer agendar uma consulta cardiológica somente para a realização de “check up”ou  para saber como está a saúde do seu coração antes de…

5 Dicas para reduzir o colesterol

Você sabia que o colesterol é fundamental para o nossa sobrevivência?  Substância semelhante à gordura, o colesterol é essencial para a produção das membranas de todas as nossas células, na formação de hormônios e dos nervos. No entanto, o excesso…

Hipertensão e declínio cognitivo

Em estudo realizado na Universidade de Columbia, analisando um grande banco de dados da China, foi evidenciado que a hipertensão parece acelerar o declínio cognitivo, mas o tratamento eficaz retarda esse processo. Os resultados foram apresentados nas sessões científicas da…

Hipercolesterolemia Familiar – Diagnóstico e tratamento

Hipercolesterolemia familiar

O que é hipercolesterolemia familiar? A hipercolesterolemia familiar é uma doença hereditária  caracterizada por concentrações elevadas do colesterol LDL ( lipoproteína de baixa densidade). Como consequência, as pessoas com essa condição apresentam risco aumentado de doença arterial coronariana (DAC) precoce…

Ômega 3 decepciona na proteção cardiovascular

L&A ATUALIZAÇÕES Uma nova pesquisa realizada recentemente , através de uma revisão sistemática Cochrane, demonstrou que os ácidos graxos ômega 3 podem não reduzir o risco de eventos cardiovasculares, mortes por doença arterial coronariana (DAC), derrames ou arritmias cardíacas. Esta revisão,…

Hipertensão arterial: tudo o que você precisa saber

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma das doenças mais prevalentes em nosso meio e é considerado um importante fator de risco para diversas doenças como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, doença vascular periférica e doença renal crônica. Devido à…

9 Dicas para reduzir a pressão arterial

Confira algumas dicas relacionadas à mudança do estilo de vida que podem ajudar para a redução da pressão arterial: 1-  Praticar atividade física regularmente A atividade física regular ajuda na redução da pressão arterial, podendo  reduzir a pressão arterial. O…

Artrite reumatoide e aterosclerose

L&A Atualizações Estudo mostra que pacientes com artrite reumatoide tem maior chance de desenvolver aterosclerose De acordo com nova pesquisa, as pessoas com artrite reumatoide (AR) estão mais propensas a desenvolver aterosclerose, uma condição inflamatória crônica que acomete os vasos…

14 Dicas para uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável tem papel fundamental na promoção de saúde e na prevenção de determinadas doenças crônicas.  Uma história de maus hábitos alimentares aliado a falta de atividade física tem um efeito cumulativo ao longo do tempo. Consequentemente, esse estilo…

Obesidade – O que você precisa saber

Obesidade

O que é obesidade? A obesidade é uma doença metabólica crônica  que está aumentando em prevalência em adultos, adolescentes e crianças, sendo considerada atualmente uma epidemia global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a obesidade como o maior problema…

Dieta e mortalidade cardiovascular

L&A ATUALIZAÇÕES Dieta pobre em nutrientes é responsável por quase metade das mortes de origem cardiometabólica Segundo um novo estudo publicado no dia sete de março no JAMA (Journal of the American Medical Association), uma parcela substancial das mortes nos…

Visita Domiciliar – Curitiba

Visita Domiciliar – Loyola & Avellar A Loyola & Avellar disponibiliza o serviço médico de “Visita Domiciliar” nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Reumatologia. O trabalho realizado em ambiente domiciliar tem como objetivo prestar assistência médica àqueles pacientes que de alguma…

Tabagismo – O que você precisa saber

Tabagismo

Panorama geral O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa  evitável de mortalidade. Este é responsável anualmente por aproximadamente seis milhões de mortes (mais de 10 mil por dia) em todo o mundo. A projeção para…

Prevenção Cardiovascular: qual a sua importância?

Panorama geral Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares (ex. infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico) são as principais causas de morte no mundo, responsáveis por cerca de 30% da mortalidade global. No Brasil,…