Os biológicos anti-TNF estão associados ao aumento de IMC em pacientes com psoríase

L&A ATUALIZAÇÕES

Anti-TNF e Psoríase

Segundo uma nova revisão sistemática, as terapias com biológicos, em especial os inibidores do fator de necrose tumoral (anti-TNF), estão relacionados com o aumento do peso corporal e do índice de massa corporal (IMC) em pacientes com psoríase.

De acordo com autores do estudo, Dr. Ching-Chi Chi e Dr. Ming-Ying Wu, do Hospital Chang Gung Memorial, em Taiwan, com base nas evidências atuais que são limitadas, não houve alterações semelhantes no peso corporal e IMC com o uso dos agentes biológicos que atuam na interleucina 12 / 23 e interleucina 17, ou seja, ustequinumabe e secuquinumabe”, respectivamente.

“A obesidade é prevalente em pacientes com psoríase e tem sido considerada um fator de risco independente para o desenvolvimento e para exacerbação da psoríase, por causa da inflamação sistêmica,” descreveram Dr. Chi, Dr. Wu e seus colegas no Jornal da Academia Americana de Dermatologia.

No total , seis estudos foram revisados, incluindo 862 pacientes com psoríase. A média do IMC e do peso corporal foi significativamente maior nos pacientes em uso de anti-TNF, quando comparada com aqueles em terapia convencional (diferença média de 0,39 kg / m2 e 1,40 kg, respectivamente).

O ustequinumab e secuquiinumab não foram associados significativamente à mudança do peso corporal ou ao IMC. No entanto, apenas um dos estudos incluiu o secuquinumab.

“Os efeitos no peso corporal dos anti-TNF devem ser considerados no tratamento de pacientes com psoríase que apresentam sobrepeso e obesidade”, informaram Dr. Chi e Dr. Wu. Eles observaram que os agentes biológicos anti-interleucinas são tão eficazes ou mais que os anti-TNF  para o tratamento da psoríase.

Apesar disso, segundo os autores, faltam dados de acompanhamento a longo prazo e resposta ao tratamento. Também não ficou claro se estas mudanças de peso e IMC foram clinicamente significativas. Logo, mais pesquisas são necessárias.

O Dr. Chi recebeu taxas de palestras da AbbVie Taiwan, da Janssen Taiwan, da Novartis Taiwan e da Pfizer Taiwan.

Texto publicado no Medscape Rheumatology

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp