DISFUNÇÃO DA ATM

“ATM” é uma abreviatura da palavra “Articulação Temporomandibular” e está relacionada à articulação logo à frente do ouvido que é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula, como abertura e fechamento da boca.

Disfunção Temporomandibular

Qualquer problema que impeça a função ou leve a um funcionamento inadequado deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e de ossos é chamado de DTM, sigla que corresponde à Disfunção Temporomandibular.

Os principais sinais e sintomas da DTM são:

  • Dores de cabeça, face, pescoço e próximo ao ouvido;
  • Dificuldade, dor ou limitação dos movimentos da mandíbula;
  • Cansaço dos músculos da mastigação;
  • Dores referidas em outras regiões da cabeça, face e dentes;
  • Travamento mandibular;
  • Sons na ATM durante a fala ou mastigação, dentre eles os cliques (estalidos) ou crepitações articulares;
  • Mudanças na mordida de forma súbita.

Causas das DTMs

Não existe uma causa específica para as Disfunções da ATM (DTM), por este motivo, classifica-se a DTM como multifatorial.

Diversos fatores podem predispor, desencadear, perpetuar ou contribuir para o desenvolvimento das DTMs. Tais como: trauma, estresse emocional, apertamento dos dentes quando acordado, bruxismo do sono, hiperatividade muscular através de hábitos como mastigar chicletes ou roer unhas, doenças reumatológicas, e até mesmo fatores genéticos.

Diagnóstico

A história clínica da DTM relatada pelo paciente é de extrema importância para realização do diagnóstico. A partir desta história podemos entender melhor o padrão e tipo de dor apresentada, há quanto tempo ela acontece, se existem sintomas associados (dor de cabeça, zumbido, dor de ouvido, sensação de ouvido tampado, dor cervical) e qual a interferência dessa dor na qualidade de vida do paciente. Esta história, juntamente com um exame clínico minucioso do paciente, são ferramentas necessárias para o correto diagnóstico. No exame clínico são observadas alterações no padrão de abertura bucal como desvios, ruídos articulares no movimento da mandíbula, dor à palpação dos músculos da mastigação e cervicais, limitação da abertura bucal, etc. Perguntas em relação à hábitos orais, qualidade de sono e tratamentos médicos também são feitas pelo especialista.

Exames complementares como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas podem ser necessárias para realização ou confirmação do diagnóstico, uma vez que permitem visualização de possíveis mudanças morfológicas, processos degenerativos das ATMs e deslocamento dos discos articulares, respectivamente.

Como tratar a DTM

O tratamento de DTM é feito a partir do controle dos sinais e sintomas. O que se procura com o tratamento da DTM, inicialmente, é minimizar o quadro doloroso, melhorar o funcionamento do sistema mastigatório e devolver qualidade de vida ao paciente. Sempre priorizando, no começo do tratamento, uma terapia conservadora, que inclui:

  • Terapias de suporte: como massagens e técnicas de relaxamento, termoterapia e fisioterapia;
  • Terapia farmacológica: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, etc;
  • Placa oclusal de acrílico / Placa de mordida: Este aparelho é feito sob medida e encaixa-se nos dentes superiores ou inferiores. Ele deve ser acompanhado e ajustado regularmente;
  • Acupuntura e agulhamento seco de pontos gatilho de dor;
  • Infiltrações articulares.

Ruídos articulares (estalos e crepitações) nem sempre são passíveis de resolução com o tratamento clínico. Em alguns casos mais complexos e severos, somente a cirurgia das ATMs pode resolver o problema. No entanto, o acompanhamento clínico se faz necessário para controle da dor e melhora do equilíbrio neuromuscular do sistema mastigatório. Dessa forma, o correto diagnóstico é essencial para o tratamento do paciente portador de DTM.

AGENDE SUA CONSULTA COM NOSSA ESPECIALISTA EM DISFUNÇÃO DA ATM

dúvidas FREQUENTES SOBRE DTM

Na presença desses sintomas que profissional devo procurar?

Se você apresenta um ou mais sinais e/ou sintomas de DTM procure um cirurgião-dentista especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial.

Os sintomas relacionados à Disfunção da ATM podem ocorrer em qualquer idade?

Sim. Pessoas de qualquer idade estão sujeitas a disfunção da ATM, desde crianças até idosos.

Quais são as consequências do não-tratamento?

Na maioria dos casos, depois que instalada, a doença sofre progressões. Já que não se pode determinar com exatidão sua velocidade e consequências, o tratamento quando feito de forma mais rápida e precoce, trará resultados e soluções melhores, atuando muitas vezes de forma preventiva.

Como ocorrem as DTMs nas crianças?

Os sinais e sintomas de DTM nas crianças são os mesmos observados em pacientes adultos, no entanto, a DTM passa muitas vezes despercebida ou são confundidas com outras condições de saúde. Além da DTM aparentemente possuir um componente hereditário, traumas no queixo, cabeça ou pescoço podem levar ao desenvolvimento do problema. Além de hábitos como roer unhas e mascar chicletes frequentemente.

O tratamento com as crianças é diferente?

Não. Nas crianças o tratamento preconizado deve obedecer aos mesmos princípios do tratamento para o adulto, priorizando técnicas conservadoras e reversíveis, como terapias de suporte, exercícios fisioterápicos, técnicas com enfoque cognitivo-comportamental, remoção de hábitos bucais deletérios e, em casos específicos, placas oclusais de acrílico.

O estado emocional pode desencadear a disfunção de ATM?

Sim. A tensão e/ou estresse psicológico podem causar ou manter condições dolorosas das DTMs, piorando a sensibilidade dolorosa dos pacientes portadores dessas disfunções, provavelmente devido à hiperatividade do Sistema Nervoso Central e redução da produção de cortisol.

O apertamento dos dentes pode provocar a disfunção?

Sim. O apertamento dos dentes realizado durante o dia, que é chamado de “Bruxismo em Vigília”, pode ser um fator causador de disfunção da ATM pela sobrecarga que o hábito causa no sistema mastigatório.

Como devem ser usadas as placas de mordida?

Normalmente o uso da placa oclusal de acrílico é noturno (durante o sono). Em alguns casos específicos, recomenda-se o uso por mais tempo.

AGENDE SUA CONSULTA COM NOSSA ESPECIALISTA EM DISFUNÇÃO DA ATM