Ortodontia e Ortopedia Facial

Já pensou em ter um sorriso bonito e harmônico com seu rosto?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável pela correção da posição dos dentes e dos maxilares, permitindo, além de um sorriso mais alinhado, harmônico e bonito, melhora na função mastigatória, na saúde dos dentes e até mesmo uma maior bem-estar psicológico através do aumento da autoestima. A Ortopedia Facial consiste no tratamento de crianças, ainda na fase de crescimento, redirecionando o crescimento da maxila e da mandíbula buscando um maior equilíbrio facial.

Aparelhos Ortodônticos

Sorriso bonito e bem alinhado não é apenas uma questão de estética. Além de valorizar a aparência física e garantir mais autoestima no ambiente de trabalho e na vida pessoal, a correção dos dentes é fundamental para a saúde, já que evita problemas relacionados a doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais.

Com o avanço da ortodontia, o uso do aparelho ortodôntico tem se tornado cada vez mais viável, acessível e simples. Além disso, novos modelos vêm surgindo nos últimos anos.

Aparelho removível

Este tipo de aparelho é indicado para pacientes na dentição de leite, para pequenas movimentações dentárias e, ao final do tratamento ortodôntico fixo, é utilizado como aparelho de contenção. Geralmente seu uso deve ser constante, tanto durante o dia quanto a noite, sendo que sua suspensão de uso, sem a orientação do especialista, pode prejudicar o resultado do tratamento.

A maior vantagem deste tipo de aparelho é que, por ele ser móvel, pode ser retirado na hora das refeições e também para a higiene dos dentes. Um ponto importante a ser considerado é a necessidade de cooperação do paciente. Uma vez que no caso de aparelhos removíveis, a obtenção dos resultados depende exclusivamente da sua utilização por parte do paciente.

Aparelho ortodôntico fixo metálico

É o mais tradicional e usado pela maioria dos pacientes. Utiliza peças metálicas coladas aos dentes chamadas de brackets ou bráquetes, fios ortodônticos e borrachinhas elásticas. Atualmente, consiste numa opção acessível para os pacientes, com um custo relativamente baixo e um sistema operacional confiável. No entanto, compromete a estética, por seus brackets serem de aço inoxidável.

Uma alternativa para a questão estética é que esse mesmo tipo de aparelho possui uma versão estética.

Aparelho ortodôntico fixo estético (safira ou porcelana)

Com a mesma eficiência e princípio dos aparelhos ortodônticos fixos metálicos, os aparelhos estéticos utilizam brackets de safira ou porcelana, que são incríveis, especialmente, no quesito estética, já que são praticamente invisíveis e não alteram de cor com o passar do tempo. Contudo, podem ser mais frágeis e volumosos, e sua remoção pode ser mais trabalhosa na hora da remoção, quando comparados aos brackets metálicos.

Aparelho Autoligado

Os aparelhos autoligados utilizam, assim como os aparelhos ortodônticos fixos convencionais, brackets colados aos dentes e fios ortodônticos. A característica principal deste aparelho é que seus brackets possuem clipes que dispensam as borrachinhas que prendem o fio ortodôntico ao aparelho. Dessa forma, geram muito menos atrito durante a movimentação dentária, favorecendo com que a movimentação dentária ocorra de forma mais fácil e rápida, reduzindo o tempo de tratamento e aumentando o intervalo entre as consultas de ativação. Também acumulam menos placa bacteriana ao redor dos brackets. Podem ser encontrados na opção metálica ou estética. Por ser um tipo de aparelho mais sofisticado, seu custo é um mais elevado que os aparelhos tradicionais.

Aparelho ortodôntico lingual

Indicado para pessoas preocupadas com a estética e que não desejam ficar com os brackets à mostra. Este aparelho utiliza bracket metálicos que são colados por trás dos dentes, através de uma técnica específica de colagem indireta. A higienização pode se tornar mais difícil e seu uso pode causar desconforto no início ou machucar a língua, além de poder atrapalhar a fala no início do tratamento. Além de seu custo ser bastante elevado.

Alinhadores Ortodônticos - Invisalign

Neste tipo de aparelho, ao invés do uso de brackets colados aos dentes e fios ortodônticos, são utilizados uma série de alinhadores sequenciais, transparente, personalizados e removíveis que movimentam gradativamente os dentes para a posição planejada através do planejamento virtual. Por serem transparentes são extremamente estéticos. São bastante confortáveis e podem ser removidos para alimentação e higiene, favorecendo assim uma boa higiene dentária durante todo o tratamento. Em nossa clínica trabalhamos com os alinhadores Invisalign, que consistem na melhor e mais moderna tecnologia em termos de alinhadores ortodônticos. Já são mais de 10 milhões de pacientes tratados com Invisalign em todo o mundo. 

Atualmente, com os alinhadores Invisalign é possível tratar casos de más oclusões simples e complexas, incluindo o tratamento de crianças, jovens e adultos. 

O Invisalign First é a opção para tratamento de crianças com os alinhadores ortodônticos Invisalign a partir dos 6 anos de idade, permitindo tratamentos mais confortáveis e com excelentes resultados para os pequenos. 

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) diagnostica, previne, controla e trata problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam os arcos dentários e suas bases ósseas (mandíbula e maxila), por meio de aparelhos removíveis. É indicada durante a dentição de leite e mista, tendo o objetivo de remodelar estruturas ósseas, musculares, articulares e a função do sistema mastigatório.

AGENDE SUA CONSULTA COM NOSSA ESPECIALISTA EM ortodontia

dúvidas FREQUENTES SOBRE ortodontia

Como saber se eu preciso me consultar com um ortodontista?

Normalmente o seu dentista clínico, que faz as suas revisões periódicas, é quem vai avisá-lo caso haja a necessidade de se consultar com um ortodontista. Você também poderá procurar um especialista em ortodontia caso perceba problemas no posicionamento dos dentes ou algum desconforto na mordida.

Qual a idade certa para começar a utilizar aparelhos ortodônticos?

Não existe uma idade certa para ter um sorriso mais bonito e saúde bucal adequada. Entretanto, recomendamos que a partir dos 6 anos de idade seja feita a primeira consulta no consultório do ortodontista, isto porque, nesta fase acontecem algumas mudanças importantes no desenvolvimento facial e dentário das crianças e podemos identificar os primeiros sinais de uma má oclusão.

Quem precisa usar aparelho ortodôntico?

O tratamento com aparelhos ortodônticos é recomendado para pessoas que possuem dentes tortos, dentes inclinados para frente, mal relacionamento entre os maxilares por problemas esqueléticos e que tenham dificuldades na mastigação.

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso e com o tipo de tratamento que está sendo executado.

Quais alimentos devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico?

Alimentos duros em geral, tais como frutos secos (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim), cereais (granola, milho, pipoca), balas e doces grudentos (pé de moleque, pirulitos, caramelos, etc.), devem ser evitados, pois podem danificar as estruturas do aparelho, quebrando ou soltando brackets. Alimentos fibrosos como frutas e legumes crus também devem ser consumidos com cuidado, uma vez que também podem fraturar o aparelho. Neste caso, o ideal é que os alimentos sejam picados em tamanhos pequenos para que não danifiquem as peças do aparelho. Pacientes que usam aparelhos estéticos devem evitar alimentos com muito corante, pois os mesmos mancham as borrachinhas elásticas.

AGENDE SUA CONSULTA COM NOSSA ESPECIALISTA EM ortodontia