Invisalign: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Ortodontia e Invisalign

A Ortodontia é a especialidade odontológica que alia melhorias na estética do sorriso, melhorias no alinhamento dos dentes facilitando, assim, uma higiene dental mais eficiente e melhorias na função mastigatória. Por muitos anos, esses objetivos foram atingidos através do uso de aparelhos removíveis e fixos confeccionados com fios e peças metálicas. A busca por opções de aparelhos mais estéticos trouxe ao mercado tanto os brackets estéticos, como por exemplo os de porcelana, quanto os alinhadores invisíveis, como o Invisalign.

Embora a tecnologia de alinhadores invisíveis não seja tão recente assim, ela foi intensamente modificada, estudada e aperfeiçoada nos últimos anos. Isso trouxe grande evolução neste tipo de aparelho e, consequentemente, na sua efetividade.

Os alinhadores da Invisalign são a opção com o maior número de casos tratados em todo mundo, milhares de dólares investidos em tecnologia e são os alinhadores que utilizamos em nossa clínica. Hoje, após mais de 8 milhões de casos tratados com Invisalign em todo mundo, podemos dizer que esses aparelhos são muito eficientes e apresentam vantagens indiscutíveis.

Você sabe o que é o Invisalign?

O Invisalign é uma opção de tratamento ortodôntico que utiliza alinhadores transparentes removíveis ao invés dos famosos brackets colados nos dentes e fios de metal. Invisalign é uma opção moderna, eficiente, extremamente estética e confortável de corrigir o posicionamento dos seus dentes e garantir o tão sonhado sorriso. Com Invisalign você corrige seus dentes com liberdade para se alimentar do que você quiser e higienizar seus dentes sem a dificuldade comum nos aparelhos fixos.

Os alinhadores da Invisalign são confeccionados em um material denominado SmartTrack, especialmente desenvolvido para a confecção do Invisalign que permite: aplicação de força suave e constante nos dentes, melhor controle da força aplicada, conforto ao se adaptar precisamente aos dentes, rapidez no movimento e transparência.

Como funciona o Invisalign?

Através da documentação ortodôntica inicial e do escaneamento digital dos dentes através do Scanner Itero, o ortodontista realiza o estudo e planejamento do caso. Tudo de forma digital. No estudo, são previstos os movimentos dentários necessários para cada paciente, como esses movimentos serão realizados e quantos alinhadores serão necessários para realizar todo o tratamento. Todo o planejamento é realizado através do conhecimento e planejamento do ortodontista aliado ao software exclusivo ClinCheck que planeja todo o tratamento em uma interface visual 3D.

Finalizado o planejamento, o ortodontista apresenta ao paciente todo o plano de tratamento. Este consegue visualizar como o caso será finalizado, antes mesmo de iniciar o tratamento. Com o Invisalign, temos maior previsibilidade dos resultados e uma maior motivação para que o paciente coopere com o tratamento.

Uma vez iniciado o tratamento, o invisalign doctor prepara os dentes para receber os alinhadores através da confecção dos attachments, define com qual frequência os alinhadores deverão ser trocados pelo paciente e determina a frequência das consultas de acompanhamento. O paciente leva para casa um determinado número de alinhadores e faz as trocas nas datas pré-estabelecidas pelo ortodontista. Tudo de forma super organizada e planejada.

O que são os attachments no tratamento?

Os attachments são um recurso do Sistema SmartForce e consistem em pequenas peças que são fixadas em alguns dentes, nas quais os alinhadores exercem pressão para realização dos movimentos. Os attachments são da cor dos dentes, tem formatos e tamanhos específicos de acordo com o tipo de movimento necessário para cada dente e auxiliam os alinhadores a aplicarem a força ideal, pressionando os dentes na direção planejada. São extremamente discretos e não comprometem a estética.

Os attachments são os acessórios que permitiram que movimentos dentários mais complexos sejam alcançados através do tratamento com alinhadores.

Quem pode usar invisalign?

Os alinhadores Invisalign inicialmente eram indicados para pacientes adolescentes e adultos que tinham a intenção de realizar um tratamento ortodôntico com conforto, eficiência, liberdade e estética. No entanto, em 2019, chegou ao Brasil, o Invisalign First, opção de tratamento com os alinhadores Invisalign para as crianças de 6 a 10 anos de idade. Nesses pacientes, podemos tratar desenvolvimento e expansão das arcadas, alinhamento dos dentes, correção de mordida aberta, cruzada, entre outras más oclusões. Uma opção a mais para o tratamento ortodôntico interceptativo e corretivo das crianças. 

Quais são as vantagens e desvantagens do Invisalign?

Dentre as inúmeras vantagens destacamos:

  1. São transparentes: Por serem muito discretos e confeccionados com material plástico transparente, não comprometem o sorriso como no caso de brackets metálicos. São praticamente imperceptíveis. Você faz o seu tratamento e sorri feliz;
  2. São removíveis: Por serem removíveis podem ser facilmente removidos para comer, beber e passar o fio dental. Ou seja, permitem maior liberdade na alimentação (sem medo de quebras) e uma melhor higiene bucal, evitando assim a maior propensão à cáries e doença gengival que é tão comum com os aparelhos fixos (leia aqui sobre mau hálito);
  3. Alinham os dentes de forma previsível e confortável: Através da tecnologia Smart Stage (algoritmo avançado que determina o caminho ideal do movimento dentário a partir do planejamento e determinações do ortodontista) é possível prever o tempo e o resultado final do seu tratamento antes mesmo dele começar;
  4. Não machucam: Os alinhadores causam menos injúrias aos tecidos moles intrabucais, sendo extremamente confortáveis. São práticos e quase não interferem no dia-a-dia. Por isso, essa característica favorece, inclusive, sua utilização por atletas;
  5. Permitem o procedimento de clareamento dental simultaneamente à movimentação dentária: Devido seu formato, que se encaixa anatomicamente nos dentes, permite que durante o tratamento o paciente faça procedimentos estéticos como o clareamento dental. Você corrige os seus dentes e ainda deixa eles branquinhos!!

Desvantagens

Como todo aparelho, os alinhadores ortodônticos apresentam algumas desvantagens. A maior desvantagem desse aparelho é que ele depende da cooperação do paciente. Desse modo, por serem removíveis, os alinhadores exigem total cooperação do paciente no seu uso, que devem ser de 22 horas por dia. Do contrário, o tratamento não terá resultado.

Quanto custa o Invisalign?

Uma das preocupações comuns dos pacientes que chegam ao consultório com interesse em colocar o aparelho Invisalign é o “preço”. No entanto, o valor de um tratamento como este pode ser muito variável. Isso porque o custo do tratamento com o Invisalign depende muito da complexidade do caso. Ou seja, casos mais simples costumam ter um valor mais em conta. De qualquer forma, ao contratar um tratamento com o Invisalign deve-se levar em conta o custo benefício. Afinal, as vantagens são enormes e fazem valer o investimento.

Invisalign em Curitiba

Venha conhecer o que há de mais moderno na Ortodontia atual e se encantar com o que os alinhadores ortodônticos Invisalign podem fazer por você!! Em Curitiba, agende uma consulta com nossa Invisalign Doctor Dra. Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca!

Dr. Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRO 13150-PR

ORTODONTIA E DISFUNÇÃO DA ATM

Não deixe de ler também: 

Simule o seu sorriso em nosso blog