Categoria Reumatologia

Fibromialgia: sintomas, diagnóstico e tratamento

Fibromialgia e Síndrome miofascial

Neste post, exploraremos os fundamentos da fibromialgia, desde sua definição até seus sintomas mais comuns, possíveis causas e tratamentos. Se você ou alguém próximo está lidando com essa condição, continue lendo para obter uma compreensão básica do que é a…

Cãibras: causas, como evitar e qual o tratamento?

cãibras ou espasmos

O que é uma cãibra muscular? Uma cãibra muscular é um fenômeno neurológico de contrações musculares excessivas e involuntárias que ocorre de forma repentina e  incontrolável. A cãibra pode ser definida também  contração dolorosa de um músculo ou grupo muscular,…

Fibromialgia e COVID-19 : Qual a associação ?

Fibromicovid: associação entre fibromialgia e COVID-19

Neste post publicaremos um estudo que fala entre a associação entre Fibromialgia e COVID-19. Fibromialgia e COVID-19 A COVID-19, doença que é causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 ( síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2), pode causar a síndrome pós COVID-19 …

Dicas para evitar dor no pescoço

Em algum momento da vida, muitas pessoas desenvolverão dor na região cervical, o que será motivo de procura médica. De fato, este sintoma é bastante prevalente, com mais de 10% da população adulta podendo ser acometida em alguma fase da…

Artrite e artrose: qual a diferença?

Artrite e artrose são termos utilizados para representar manifestações clínicas específicas das articulações. Enquanto a artrite significa a inflamação de uma articulação (caracterizada por calor, aumento de volume e dor), a artrose representa o desgaste da articulação caracterizada por perda…

Voclosporina é aprovada pelo FDA para nefrite lúpica

Voclosporina - nefrite lúpica

Segundo um comunicado do laboratório Aurinia Pharmaceuticals, feito à imprensa no dia 22 de janeiro de 2021, o órgão americano FDA (Food and Drug Administration) aprovou o medicamento voclosporina (Lupkynis) para o tratamento da nefrite lúpica, Lupkynis é uma medicação…

Behçet: o que é, causas, sintomas e tratamento

Behçet

O que é a síndrome ou doença de Behçet? A síndrome ou doença de Behçet  é uma vasculite sistêmica caracterizada por quadro recorrente de úlceras orais e genitais, além de outras manifestações sistêmicas. As manifestações sistêmicas podem ser bastantes variáveis…

Alopurinol pode reduzir dor na fibromialgia

alopurinol no tratamento da fibromialgia

Em um estudo piloto, o tratamento por um mês com alopurinol, medicamento utilizado na gota e hiperuricemia, diminuiu expressivamente a dor em mulheres com fibromialgia que não responderam aos tratamentos convencionais. O estudo “Efeitos do alopurinol na dor e ansiedade…

Colchicina no tratamento para COVID-19

Colchicina no tratamento para COVID-19

Estudo clínico no Reino Unido avaliará o medicamento colchicina no tratamento para COVID-19 A colchicina , droga utilizada no tratamento da gota, será testada em um grande estudo clínico no Reino Unido que analisa os tratamentos em potencial para o…

Polimialgia reumática: diagnóstico, sintomas e tratamento

O que é polimialgia reumática? A polimialgia reumática (PMR) é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida que acomete pessoas acima dos 50 anos. É caracterizada por dor muscular principalmente de cintura pélvica (quadril) e cintura escapular ( ombros) associado…

O poder das flores no tratamento da fibromialgia

Fibromialgia e flores

Flores e Fibromialgia Um estudo publicado em 2019 mostrou que participar de um curso de arranjos de flores pode ajudar na dor e nos sintomas psiquiátricos de pacientes com fibromialgia. Os resultados desse estudo evidenciam os benefícios em potencial da…

Lúpus: 8 Mitos e Verdades

Lúpus: 8 Mitos e Verdades

Em uma consulta reumatológica, muitos sãos os questionamentos feitos pelo paciente com suspeita ou com o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Por isso, descrevemos nesse post alguns Mitos e Verdades sobre a doença. A presença do exame FAN positivo…

Osteoporose – Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

osteoporose-o-que-é-sintomas-tratamento-reumatologista-loyola-e-avellar-clinica-medica-curitiba

O que é Osteoporose? Osteoporose trata-se de uma doença crônica, progressiva e silenciosa caracterizada pela redução da densidade óssea, ou seja, os ossos ficam mais “fracos” e consequentemente mais propensos a fraturas. Atualmente a osteoporose representa um problema sério de…

15 Dicas para dormir bem

dicas-para-dormir-bem-loyola-eavellar-clinica-medica-curitiba

A insônia é um distúrbio do sono em que as pessoas acometidas ou se queixam de dificuldade em iniciar o sono, ou de dificuldade em manter o sono, ou se queixam de acordar antes do horário previsto.  Esta dificuldade de…

Policondrite Recidivante – sintomas, diagnóstico e tratamento

policondrite-recidivante-loyola-e-avellar-clinica-medica-curitiba

O que é policondrite recidivante? A policondrite recidivante (PR) é uma doença inflamatória sistêmica autoimune caracterizada por episódios inflamatórios recorrentes de estruturas cartilaginosas, principalmente as cartilagens da orelha, do nariz e da árvore traqueobrônquica. Outras estruturas também podem ser acometidas,…

Doença autoimune: Entenda o que é!

10

O que é autoimunidade ou doença autoimune? Essa é uma das perguntas mais frequentes em consultórios de reumatologia. Uma doença autoimune é caracterizada por um desequilíbrio no sistema imunológico em que nossas células de defesa reconhecem o nosso próprio organismo…

Fibromialgia e alimentação: O que se sabe até o momento?

Fibromialgia e Alimentação Qual a relação da fibromialgia e a dieta? A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores generalizadas e aumento da sensibilidade dolorosa, podendo causar limitação significativa. Sabe-se que o tratamento é complexo, dedicado ao controle da dor,…

Fibromialgia e bactérias intestinais: o que há de evidências?

L&A ATUALIZAÇÕES Fibromialgia e bactérias intestinais Pesquisas recentes sugerem que pacientes com fibromialgia podem ter alterações específicas no microbioma intestinal que diferem de seus pares saudáveis. Nesta “primeira evidência” para mostrar essa ligação, os investigadores descobriram que mulheres com fibromialgia…

Novas diretrizes em andamento para o tratamento de gota

Foi  apresentado no Encontro Anual do Colégio Americano de Reumatologia  de 2019  um esboço das novas diretrizes para o tratamento da gota . Essas novas diretrizes baseiam-se  na estratégia “treat-to-target”  (tratar até alcançar o objetivo) com  o uso de medicamentos…

FDA aprova Nintedanibe (Ofev) para esclerose sistêmica

Nintedanibe

L&A ATUALIZAÇÕES Nintedanibe e Esclerose Sistêmica A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o medicamento nintedanibe  (Ofev, Boehringer Ingelheim) para o tratamento de adultos com doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (ES-ILD) por diminuir a taxa de…

Vacinas e imunossupressores: Qual vacina posso tomar?

Vacinas x Imunossupressores Uma pergunta bastante comum no consultório médico é qual vacina é permitida quando se usa um imunossupressor? Vamos lembrar que o imunossupressor é uma classe de droga que suprime ou reduz a competência do sistema imunológico. Pode…

Costocondrite: sintomas, causas e tratamento

Causa, diagnóstico, tratamento de costocondrite

O que é costocondrite? A costocondrite é uma inflamação da articulação costocondral ou costosternal que causa dor localizada na região torácica anterior. Esta articulação, como o nome mesmo diz, une as costelas ao esterno. Qualquer uma das sete junções costocondrais…

Os efeitos da música na dor: uma meta-análise

Música e dor O estudo “The Effects of Music on Pain: A Meta-Analysis”, publicado no  Journal of Music Therapy Advance  em outubro de 2016, realizou uma meta-análise sobre o tema  “música e dor”, realizando uma revisão abrangente de diversos estudos a…

Obesidade e artrite reumatoide

Obesidade está relacionada à incapacidade na artrite reumatoide, diz estudo Um estudo dos EUA sugere que pacientes com artrite reumatoide podem ter maior probabilidade de ficar incapacitados se estiverem acima do peso. Os pesquisadores examinaram dados de mais de 25.000…

Fibromialgia e dieta

Fibromialgia e dieta

Relato de caso demonstra melhora dos sintomas da fibromialgia em abordagem baseada em dieta Fibromialgia e Dieta De acordo com um relato de caso, uma dieta rigorosa e restrita levou à uma melhora rápida da maioria dos sintomas da fibromialgia…

Epicondilite – sintomas, diagnóstico e tratamento

Epicondilite medial e lateral

O que é epicondilite? Epicondilite é uma condição clínica caracterizada por dor em uma área específica do cotovelo conhecida como epicôndilo ( imagem abaixo).  O epicôndilo são projeções ósseas localizadas no osso úmero onde se inserem ligamentos e tendões dos…

Artrite reumatoide e aterosclerose

L&A Atualizações Estudo mostra que pacientes com artrite reumatoide tem maior chance de desenvolver aterosclerose De acordo com nova pesquisa, as pessoas com artrite reumatoide (AR) estão mais propensas a desenvolver aterosclerose, uma condição inflamatória crônica que acomete os vasos…

12 dicas para evitar dor lombar

A dor lombar é um sintoma bastante prevalente na população, sendo uma das principais causas de procura médica tanto em ambiente hospitalar quanto no consultório do reumatologista. Apesar da maioria dos casos serem autolimitados, isto é, melhorará com o tempo,…

Dieta e risco de artrite reumatoide

L&A ATUALIZAÇÕES Em um novo estudo publicado no Annals of Rheumatic Disease, Hu e colaboradores usaram os extensos dados do  Nurses ‘Health Study para investigar o papel da dieta no risco de artrite reumatoide (AR). Das mais de 76.000 mulheres…

Lombalgia: causas, diagnóstico e tratamento

Introdução Estima-se que aproximadamente 85% dos adultos apresentam lombalgia ou dor lombar durante suas vidas.  Os episódios de lombalgia são autolimitados na grande maioria dos casos, durando menos de quatro semanas. Pacientes que persistem com dor lombar entre quatro a…

Xeljanz é aprovado para artrite reumatoide na União Europeia

L&A ATUALIZAÇÕES Tofacitinib/Xeljanz e Artrite Reumatoide A Comissão Europeia aprovou a autorização de comercialização do citrato de tofacitinib, conhecido como Xeljanz, da empresa farmacêutica Pfizer, para pacientes adultos com artrite reumatoide moderada a grave (AR), de acordo com o comunicado…

Novo tratamento possível para o Lúpus: Eculizumab

L&A ATUALIZAÇÕES Um novo estudo relata que o eculizumab pode ser eficaz no tratamento de determinados pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) que apresentam comprometimento renal (rim), uma condição chamada nefrite lúpica. No estudo, “Expanding the therapeutic options for renal…

Etanercepte no tratamento de osteoartrite erosiva de mãos

L&A ATUALIZAÇÕES Um estudo de prova de conceito mostrou que o medicamento Etanercepte, um inibidor de fator de necrose tumoral (Anti-TNF), melhora dor, dano estrutural em pacientes com osteoartrite erosiva de mãos, desde que esses pacientes sejam sintomáticos, tenham sinais claros…

Visita Domiciliar – Curitiba

Visita Domiciliar – Loyola & Avellar A Loyola & Avellar disponibiliza o serviço médico de “Visita Domiciliar” nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Reumatologia. O trabalho realizado em ambiente domiciliar tem como objetivo prestar assistência médica àqueles pacientes que de alguma…

Dieta e fibromialgia: O que existe de novidade?

L&A Atualizações Dieta e fibromialgia Em uma recente revisão publicada na revista Clinical and Experimental Rheumatology, um grupo de pesquisadores de Pisa, Itália, analisaram o conhecimento atual em relação aos benefícios de uma determinada dieta como abordagem não-farmacológica para o…

A relação entre vitamina D, equilíbrio e fibromialgia

L&A ATUALIZAÇÕES Pacientes com fibromialgia (FM) que apresentam níveis reduzidos de vitamina D podem ter mais problemas de equilíbrio e controle postural, diz novo estudo. Pacientes com fibromialgia frequentemente se queixam de problemas do equilíbrio e controle postural o que…

As 10 principais dúvidas sobre reumatismo

Dúvidas sobre reumatismo O reumatismo é um termo utilizado para fazer referência às diversas doenças reumáticas existentes, que podem afetar não só o sistema muscular e esquelético, como também a pele, coração, pulmão e outros órgãos. Para falar sobre isso,…

Um Guia Completo sobre reumatismo e seus tipos mais comuns

Muitas pessoas têm a visão errônea de que as doenças reumatológicas ou reumatismos atingem apenas a população de idosos. Na realidade, essas doenças podem acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Grande parte das doenças reumatológicas exigem um tratamento prolongado devido…

Novo estudo clínico Fase 3 do blisibimod para lúpus grave

L&A ATUALIZAÇÕES Anthera Pharmaceuticals informou que iniciou recentemente o novo ensaio clínico Fase 3 do medicamento blisibimod em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) grave. Os pesquisadores já estão selecionando os primeiros pacientes. O estudo conhecido como CHABLIS 7.5 é…

Fenômeno de Raynaud: sintomas, causas e tratamento

Fenômeno de Raynaud: Causas, sintomas e tratamento do fenômeno de Raynaud

O que é fenômeno de Raynaud? O fenômeno de Raynaud  (FR) é uma resposta vascular exagerada ao frio ou ao estresse caracterizada pela alteração da coloração de determinada parte do corpo.  Apesar de ocorrer mais frequentemente nos dedos das mãos…

Esclerose sistêmica: sintomas, diagnóstico e tratamento

Esclerodermia

O que é esclerose sistêmica? A esclerose sistêmica, também conhecida como esclerodermia, é uma doença autoimune do tecido conjuntivo de origem desconhecida caracterizada pela produção excessiva de colágeno que se deposita na pele e órgãos internos de forma progressiva. Este…

Lúpus: Sintomas, causas e tratamento

O que é lúpus ? Lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou simplesmente lúpus é uma doença inflamatória crônica, de causa ainda desconhecida, caracterizada por uma ampla variedade de manifestações clínicas e por acometer diversos órgãos ou tecidos. Sua anormalidade imunológica ou…

Estudo de novo medicamento para fibromialgia é suspenso

L&A ATUALIZAÇÕES A empresa farmacêutica Tonix Pharmaceuticals anunciou recentemente que vai suspender o desenvolvimento do medicamento TNX-102 SL (ciclobenzaprina sublingual), que estava sendo desenvolvido para o tratamento de fibromialgia. Após bons resultados no ensaio clínico fase 2 da Tonix, como…

Gota: Identifique os sintomas e previna-se

Sintomas e tratamento de gota

O que é gota? A Gota ou artrite gotosa é uma doença reumática caracterizada por crises de artrite inflamatória incapacitante que geralmente compromete apenas uma articulação do membro inferior, porém, ocasionalmente acomete duas ou mais articulações. Esta artrite é decorrente…

GOTA – Dieta DASH reduz ácido úrico no sangue

L&A Atualizações A Dieta DASH, sigla do inglês que significa Dietary Approach to Stop Hypertension, utilizada  no tratamento para hipertensão, agora pode ser também recomendada para reduzir o ácido úrico no sangue nos pacientes com gota e hiperuricemia ( ácido úrico elevado no…

Reumatismo no sangue existe?

O que é reumatismo no sangue? O reumatismo no sangue é apenas um termo popular que faz referência à doença febre reumática, já descrita em nosso último artigo. Apesar de ser uma expressão muito utilizada pela população, tecnicamente ela não existe,…

Reumatologista: quando é a hora de procurar?

Reumatologista

Recentemente, em nosso blog, publicamos uma matéria sobre o reumatologista, profissional responsável pelo tratamento de doenças que acometem as articulações, ossos, músculos, tecido conjuntivo e o sistema imune. (Saiba mais detalhes sobre a especialidade clicando aqui).  Hoje explicaremos quando e…

Novo medicamento para fibromialgia

L&A ATUALIZAÇÕES Resultados de testes para um novo medicamento para fibromialgia da empresa farmacêutica Tonix foram apresentados no último congresso da Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR – European League Against Rheumatism) que ocorreu em Londres em junho 2016. A…

Reumatismo: Entenda o que é

O que é reumatismo? Quando nos referimos ao termo reumatismo, não estamos falando apenas de uma doença reumatológica, mas sim de um grupo extenso delas, que possuem causas, sintomas e tratamentos específicos. Essas doenças podem acometer qualquer estrutura do corpo…

Associação de fibromialgia e artrite psoriásica

L&A ATUALIZAÇÕES  Um estudo publicado na Journal of Rheumatology intitulado de “Fibromyalgia on Common Clinical Disease Activity Indices in Patients with Psoriatic Arthritis: A cross-sectional study” revelou que a coexistência de fibromialgia em doentes com artrite psoriásica é responsável por…

Reumatologia: quais as doenças mais comuns?

O que a reumatologia trata?

Recentemente, publicamos aqui em nosso blog uma matéria intitulada “Reumatologista em Curitiba: Entenda o que esse profissional trata”, onde destacamos algumas doenças relacionadas com essa especialidade. Hoje daremos continuidade ao tema e explicaremos de forma mais detalhada as doenças mais…

Reumatologista em Curitiba: entenda o profissional

Reumatologista em Curitiba

Reumatologista em Curitiba A reumatologia é uma especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças que acometem as articulações, os ossos, os músculos, o tecido conjuntivo e o sistema imune. Confira algumas respostas para as perguntas mais comuns relacionadas a reumatologia: