mau hálito ou halitose

Mau hálito: Causas e tratamento.

Mau hálito ou Halitose

A halitose, mais conhecida como mau hálito, é um problema que causa grande constrangimento, não é mesmo? E o que muita gente não sabe é que sua causa tem origem na boca em aproximadamente 90% dos casos e somente 1% tem origem gástrica.

O que causa o mau hálito

Estudos sobre as causas da halitose mostram que, na maioria dos casos, ela pode resultar de alterações na cavidade bucal tais como doença gengival e periodontal, cáries extensas, má higiene, impacção alimentar (alimentos que se prendem entre os dentes) e principalmente saburra lingual (camada aderida à língua formada por células descamadas, bactérias, saliva e restos alimentares).


Outra causa comum de mau hálito é a ingestão de alguns tipos de alimentos que provocam mau odor na boca, ou alimentos tais como alho, cebola, etc. que provocam mau hálito através do eixo intestino – sangue – pulmão.


Dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos, como a LOWCARB ou Cetogênica podem até contribuir na perda de peso, mas a não ingestão de carboidratos pode levar o seu corpo a queimar a gordura ao invés de açúcar e, então, provocar o mau hálito.


Há ainda os casos de halitoses causadas por problemas sistêmicos como alterações de origem hepáticas, renais, diabetes, amídalas inflamadas e xerostomia (boca seca, como por exemplo na síndrome de Sjogren).

Como tratar o mau hálito?

Para os casos de halitose de origem bucal a prática de uma boa higiene bucal é essencial para evitar ou tratar o mau hálito.

Anote essas dicas simples e muito importantes:

  • Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia, garantindo assim dentes e gengivas saudáveis e livres de bactérias e restos alimentares;
  • Escove sua língua! A língua também é um local de grande acúmulo de bactérias, células mortas e restos de comida.
  • Use sua escova de dentes para escovar a língua ou um limpador de língua;
  • Visite seu dentista regularmente, evitando problemas mais sérios de origem dentária e gengival que possam causar o mau hálito;
  • Hidrate-se com frequência para estimular a produção de saliva (responsável pela auto-limpeza da boca);
  • Cuidado com o que come!


Se você tem bons hábitos de higiene bucal e ainda assim tem mau hálito, está na hora de investigar melhor as causas desse problema. O diagnóstico correto mostrará a real origem da halitose e o tratamento ideal para o seu caso, seja ele de origem bucal ou não.

Deseja marcar uma avaliação com nossa especialista em Odontologia? Fale conosco pelo WhatsApp 41 99782-8133 ou pelo nosso site: www.loyolaeavellar.com.br.

Não deixe de ler também: 

4 dicas importantes de como cuidar bem do seu aparelho ortodôntico

Simule o seu sorriso com esse aplicativo

Dr. Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRO 13150-PR

ORTODONTIA E DISFUNÇÃO DA ATM