Categoria Odontologia

Diastema: o que é, causas e tratamento

Diastema - saiba o que é, suas causas e tratamento

Já ouviu falar em diastema? Confira nesse post o que é o diastema, quais as causas mais comuns e os principais tratamentos. O que é diastema? Diastema é o termo clínico para o espaço aumentado entre os dentes (dentes separados).…

Pulpite: o que é, causas e tratamento

pulpite dental

Você sabia que a pulpite é uma das principais causas de dor de dente? Descubra neste post sua possíveis causas, diagnóstico e tratamento. O que é pulpite? A pulpite é uma condição dental que envolve a inflamação da polpa dentária, a…

Síndrome de Eagle: o que é, diagnóstico e tratamento

O que é a síndrome de Eagle? A Síndrome de Eagle é uma condição clínica em que o  processo estilóide do osso temporal (uma estrutura óssea craniana localizada no pescoço) se tornam alongados de forma anormal ou desenvolvem calcificações adicionais.…

Dente mole: causas e tratamento

Dente permanente mole - Quais as causas?

Embora um dente mole seja típico em crianças, a presença em um adulto é motivo de preocupação. Isso ocorre quando um dente perde o suporte e se desprende lentamente da gengiva e do osso. O menor toque pode fazer com…

Limpeza nos dentes: como é feita e quando fazer?

limpeza nos dentes

Você chegou a fazer limpeza nos dentes com um dentista no último ano? A limpeza nos dentes feita por profissionais não é apenas para manter seu sorriso brilhante, mas também é responsável pela prevenção de uma série de doenças bucais…

Cárie: o que é, causas e tratamento

Cárie - o que é?

Cárie dentária – o que é? Você sabe como a cárie se forma? Nossa boca abriga diversos tipos de bactérias, que, quando estamos saudáveis, estão em equilíbrio. Quando comemos e bebemos, as bactérias se acumulam e formam um biofilme (conhecido…

Perdeu um dente? Não se desespere.

O que fazer ao perder um dente?

Perdeu um dente? O que fazer? Seja por cárie, fratura ou doença periodontal, a perda de um dente pode trazer consequências e impactos muito negativos à sua saúde bucal. A falta de um dente pode comprometer o desempenho de atividades…

Mancha branca no dente é cárie?

Lesão de mancha branca é um dos primeiros sinais de cárie dentária. No entanto, existem condições que também se apresentam como manchas brancas nos dentes e que têm outras causas e não são cáries. Principais causas de mancha branca no…

O que fazer ao quebrar um dente?

Se você alguma vez sofreu um trauma no rosto e passou pela situação de quebrar um dente deve saber que esta é uma sensação um tanto desesperadora, especialmente quando se trata de um dente da frente. No entanto, hoje em…

Facetas de porcelana ou lentes de contato?

Facetas de porcelana ou lentes de contato

Você quer deixar seu sorriso mais bonito e natural?  Então descubra nesse post um pouco mais sobre as facetas e  lentes de contato de porcelana.  Nos últimos anos, estes novos tratamentos têm sido realizados para melhorar a estética dos dentes.…

Cárie ou lesões cervicais não cariosas?

Lesão não cariosa

Você já ouviu falar em lesões cervicais não cariosas? Nos últimos anos, temos observado um grande aumento na prevalência de lesões cervicais não cariosas, sendo um achado comum na rotina da prática clínica. As consequências que estas lesões podem trazer…

As chupetas fazem mal para os dentes?

Chupetas e problemas dentários

Chupetas e problemas dentários  Você tem um bebê que adora chupar chupeta? Você já se preocupou que a chupeta pudesse afetar os dentes do seu bebê? Nesse post você terá a informação para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto.…

Botox ajuda a tratar a disfunção temporomandibular (DTM)?

DTM e Botox

Confira nesse post todos os detalhes importantes do uso do Botox na disfunção temporomandibular (DTM). O que é a disfunção temporomandibular (DTM)?  A DTM (disfunção temporomandibular) é um termo genérico que compreende uma série de condições que acometem a articulação…

Clareamento caseiro dos dentes: cuidado!

Cuidado com o clareamento caseiro dos dentes! Ter um sorriso branquinho é um sonho para muitas pessoas, mas a ânsia de acelerar o processo de clareamento dental pode gerar um pesadelo. E infelizmente, isso é mais comum do que imaginamos.…

Desgaste nos dentes: causas, efeitos e como evitar.

Dentes manchados ou com pontas transparentes, aumento na sensibilidade ou esfarelamento são sintomas muito comuns dos desgaste nos dentes. Mas fique tranquilo!! É possível evitar o desgaste ou seu agravamento com a mudança de alguns hábitos. Veja agora algumas causas…

Disfunção da ATM e dor orofacial: tratamento fisioterápico

Disfunção da ATM -fisioterapia-auxiliando-odontologia-curitiba-especialista

Entrevista exclusiva fisioterapeuta pós graduada em Traumato-Ortopedia A articulação temporomandibular (ATM) é uma estrutura altamente especializada do complexo craniomandibular que está sujeita a comprometimentos de origem neurológica, ortopédica e musculoesquelética, originando a disfunção temporomandibular (DTM) ou disfunção da ATM, que…

Clareamento dental – qual a melhor opção?

clareamento-dental-loyola-e-avellar-curitiba

O clareamento dental é um procedimento estético bastante procurado para obter um sorriso mais branco e radiante. Neste texto, iremos abordar diferentes aspectos relacionados ao clareamento dental, desde os tipos de tratamento disponíveis até mitos e verdades sobre o assunto.…

Laserterapia na disfunção da ATM e na dor orofacial

dtm-laserterapia-curitiba-loyola-e-avellar-odontologia

Qual indicação da laserterapia na DTM ? Pacientes portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM) costumamapresentar dores musculares e articulares, dores de cabeça, ruídos articulares durante os movimentos de abrir e fechar a boca, limitação de abertura bucal, entre outros. E o…

Invisalign: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Ortodontia e Invisalign A Ortodontia é a especialidade odontológica que alia melhorias na estética do sorriso, melhorias no alinhamento dos dentes facilitando, assim, uma higiene dental mais eficiente e melhorias na função mastigatória. Por muitos anos, esses objetivos foram atingidos…

Mau hálito: Causas e tratamento.

mau hálito ou halitose

Mau hálito ou Halitose A halitose, mais conhecida como mau hálito, é um problema que causa grande constrangimento, não é mesmo? E o que muita gente não sabe é que sua causa tem origem na boca em aproximadamente 90% dos…

A importância da saúde bucal para a Gravidez

importância da saúde bucal na gestação

É dito por muitas mulheres que a gravidez é um período fundamental repleto de felicidades e descobertas. Algumas conseguem planejar o momento certo, outras são surpreendidas com a notícia. De qualquer forma, uma nova vida está por vir, e a saúde da…

Simule o seu sorriso

Simule já o seu sorriso! Você já conhece o aplicativo SmileView TM que simula como vai ficar o seu sorriso com o tratamento Invisalign? Esta ferramenta está disponível para qualquer celular através do aplicativo de leitura de QR Code ou…