DTM - disfunção temporomandibular

DTM ou Disfunção da ATM: o que é, sintomas e tratamento

Você por acaso tem dor ou sensibilidade na mandíbula ou dor de cabeça e/ou no pescoço frequentes? Estes sintomas podem ser devido à DTM, também conhecido como disfunção da ATM ou disfunção temporomandibular. Além desses sintomas, a DTM pode causar muitos outros sintomas que falaremos nesse post. Não perca

O que é DTM ou disfunção temporomandibular?

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que compreende uma série de condições que acometem a articulação temporomandibular. A articulação temporomandibular, conhecida como ATM, atua como uma dobradiça deslizante, e é responsável pela ligação entre a mandíbula e o osso temporal do crânio. Ela fica localizada à frente das orelhas, em cada lado da cabeça. Entre as partes, existe ainda um disco articular. Todo o conjunto da articulação é envolvido ainda por uma cápsula. A articulação é conhecida como a mais complexa do corpo humano por realizar movimentos simultâneos de rotação e translação.

DTM

Disfunção da ATM ou DTM podem causar dor na articulação da mandíbula e nos músculos envolvidos no movimento mandibular, limitação de movimentos e ruídos articulares.

A DTM é mais comum entre 20 e 40 anos de idade e é mais comum em mulheres do que em homens. A causa exata das disfunções da ATM de uma pessoa é muitas vezes difícil de determinar. Sua dor decorre devido a uma combinação de fatores, como genética, lesões na ATM (por trauma ou micro-traumas) ou artrite. Outro achado comum em pacientes que apresentam dores na mandíbula é o bruxismo do sono ou de vigília, onde o paciente aperta ou range os dentes.

Na maioria dos casos, a dor e o desconforto associados aos distúrbios da ATM são temporários e podem ser aliviados com cuidados ou tratamentos não cirúrgicos. A cirurgia é geralmente o último recurso, após o fracasso das medidas conservadoras. No entanto, algumas pessoas com disfunção da ATM podem se beneficiar de tratamentos cirúrgicos.

Quais os sintomas da DTM?

Alguns dos sintomas mais comuns das disfunções da ATM incluem:

  • Dor ou sensibilidade em sua mandíbula
  • Dor em uma ou ambas as articulações temporomandibulares (ATMs)
  • Dores de cabeça ou dor nos pescoço e ombros
  • Dor dentro ou ao redor de sua orelha
  • Dor de dente
  • Dificuldade para mastigar ou dor ao mastigar
  • Limitação da abertura da boca
  • Ruídos ou estalos na articulação da mandíbula ao abrir e fechar a boca
  • Bloqueio da articulação, dificultando a abertura ou fechamento da boca

Quais as causas da DTM?

Como dito anteriormente, a articulação temporomandibular combina uma ação de dobradiça com movimentos de deslizamento. As partes dos ossos que interagem na articulação são cobertas por cartilagem e são separadas por um pequeno disco (cartilagem) de absorção de impacto, que normalmente mantém o movimento suave.

A disfunção da ATM, normalmente é multifatorial, ou seja, é determinada por uma combinação de fatores que causam sobrecarga e/ou lesões na musculatura mastigatória e articulações da mandíbula ou nos tecidos circundantes. Algumas causas de DTM incluem:

  • Bruxismo especialmente quando realizado durante o dia (bruxismo de vigília)
  • Artrite – a inflamação local pode levar à danos na cartilagem da articulação
  • Trauma – o impacto do trauma danifica a articulação
  • Hábitos parafuncionais tais como roer unhas, mascar muito chicletes, apoiar mão no queixo, etc.
  • Alguns tipos de mordida inadequadas
  • Características congênitas, relacionadas à formação da mandíbula durante o nascimento     

Quais condições imitam a DTM?

Os dentistas devem estar atentos ao diagnóstico de DTM em pacientes que apresentam dor na musculatura mastigatória e na região da ATM, uma vez que os sintomas se confundem com dores de outros tipos, tais como dor de dente por cárie ou abscesso dentário, lesões orais (por exemplo, herpes zoster, herpes simples, ulcerações orais, líquen plano), condições resultantes do uso excessivo do músculo (por exemplo, apertamento muscular, bruxismo, mastigação excessiva, espasmo), trauma ou luxação, sinusite maxilar, distúrbios das glândulas salivares, neuralgia do trigêmeo, neuralgia pós-herpética, neuralgia do glossofaríngeo, arterite de células gigantes, síndrome da cefaléia primária e dor associada ao câncer. Os sintomas de DTM também podem se manifestar em doenças autoimunes, como por exemplo, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren e artrite reumatoide.

Como é feito o diagnóstico da disfunção da ATM?

Na maioria dos casos, realiza-se o diagnóstico da disfunção da ATM durante um check-up odontológico. Seu dentista vai realizar uma série de perguntas sobre os seus sintomas e depois realizar um exame físico detalhado. O exame físico envolve a palpação dos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular, avaliação dos movimentos mandibulares, medição da abertura bucal com e sem dor, investigação de ruídos articulares. Em alguns casos, exames complementares como radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada são realizados.

O que fazer quando se tem DTM?

Os tratamentos variam de práticas simples de autocuidado e tratamentos conservadores a injeções e cirurgia aberta. A maioria dos especialistas concorda que o tratamento deve sempre começar com terapias conservadoras e não cirúrgicas, deixando a cirurgia como último recurso. 

Quais são alguns exemplos dos tratamentos não cirúrgicos da ATM?

Se você foi diagnosticado com disfunção da ATM, seu dentista provavelmente recomendará inicialmente as opções de tratamento conservador. Muitas dessas terapias podem funcionar em combinação, umas com as outras, para proporcionar alívio da ATM:

Coma alimentos macios

Prefira alimentos macios, como iogurte, purê de batatas, sopa, peixe, frutas e legumes cozidos, feijão e grãos. Evite alimentos duros e crocantes (como pãezinhos duros, cenouras cruas). Não mastigue chiclete.

Aplique calor úmido ou compressas frias

Aplique uma bolsa de gelo na lateral do rosto e na área das têmporas por cerca de 10 minutos para dor aguda. No caso de dores musculares e tensão nos músculos mastigatórios aplique uma compressa quente e úmida na lateral do rosto por cerca de 20 minutos. Faça isso pelo menos uma vez ao dia.

Analgesia

Para aliviar a dor e o inchaço o uso de medicamentos anti-inflamatórios podem estar indicados, com supervisão do dentista. Relaxantes musculares, especialmente para pessoas que rangem ou apertam os dentes, podem ajudar a relaxar os músculos tensos da mandíbula.

Placa interoclusal 

A placa oclusal estabilizadora (placa de acrílico lisa e ajustada), também conhecida popularmente como placa “miorrelaxante”, é a mais utilizada entre os dentistas. Como o próprio nome indica, seu uso é primariamente para reduzir a dor muscular e promover relaxamento. Por conseguinte, ela reduz também a chance de desgaste dentário e de fratura dentária.

C:\Users\Camila\Desktop\IMAGENS PARA POSTAGENS\placa 1.jpeg

https://novaesteticadigital.com.br/wp-content/uploads/2021/07/placa-miorrelaxante-qual-sua-imdicacao.jpg

Tratamentos odontológicos corretivos

Esses tratamentos incluem a substituição de dentes perdidos ou o uso de coroas, pontes ou aparelhos para equilibrar e alinhar a mordida. Esses tipos de tratamento devem ser realizados após o tratamento dos sinais e sintomas da DTM.

Fisioterapia

A Fisioterapia (DTM: saiba os benefícios da fisioterapia) é uma das áreas que atua auxiliando a Odontologia no tratamento das DTMs visando reduzir ou eliminar sinais e sintomas, mantendo ou recuperando a atividade funcional num menor espaço de tempo. Além disso, o emprego da terapia fisioterapêutica associada ao tratamento odontológico tem efeitos significativos no alívio da dor e na disfunção temporomandibular.

Orientações práticas

– Não apoie o queixo na mão nem segure o telefone entre o ombro e a orelha 

– Pratique uma boa postura para reduzir a dor no pescoço e no rosto

– Mantenha os dentes desencostados e lábios selados

– Aprenda técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula.

Outros tratamentos da ATM

Se os tratamentos conservadores não forem bem-sucedidos, seu dentista pode sugerir um ou mais dos seguintes:

Ultrassom

Seu dentista irá colocar o ultrassom com objetivo de aplicar calor profundo na ATM para aliviar a dor ou melhorar o movimento das articulações.

Agulhamento seco (Dry needling) ou Injeções de ponto-gatilho

Neste tratamento, seu dentista irá inserir agulhas de acupuntura ou injeção de medicamentos nos pontos gatilho de músculos sensíveis da face para aliviar a dor.

Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)

 Esta terapia usa correntes elétricas de baixo nível para reduzir a dor, relaxando a articulação da mandíbula e os músculos faciais. A conclusão do tratamento com TENS pode ser em casa ou no consultório do seu dentista.

Laserterapia

Modalidade terapêutica para alivio da dor e regeneração dos tecidos comprometidos através de seu efeito analgésico e anti-inflamatório.

Toxina Botulínica (Botox®)

Essas injeções podem ajudar a reduzir a massa muscular e a inflamação em alguns casos específicos (Confira também: Botox ajuda a tratar a DTM)

Quando você deve considerar a cirurgia da ATM?

A cirurgia da ATM só deve ser considerada após todas as outras opções de tratamento terem sido tentadas e a dor intensa persistir. Embora a cirurgia da ATM seja a melhor opção para muitas pessoas, é importante pesar suas opções e tomar uma decisão informada.

Existem três tipos de procedimentos cirúrgicos da ATM: artrocentese, artroscopia e cirurgia de articulação aberta. O tipo de cirurgia necessária depende dos sintomas da ATM e da complexidade do problema.

Existem tratamentos alternativos para DTM ?

Muitos profissionais de saúde recomendam o uso de terapias alternativas em combinação com tratamentos tradicionais. Essas terapias podem incluir:

Técnicas de relaxamento. A atenção plena ou a meditação podem ajudá-lo a desacelerar a respiração e relaxar os músculos tensos. Como resultado, a dor pode ser reduzida.


Acupuntura. Esta técnica envolve a inserção de agulhas finas no corpo em vários pontos. Os pontos de acupressão podem acionar o sistema nervoso central e estimular os processos naturais de cura do seu corpo.

?‍⚕️A Dra. Camila é especialista nessa área há mais de 13 anos e tem grande experiência nesse tipo de tratamento. Se você apresenta um ou mais sinais e/ou sintomas de DTM entre em contato e agende uma consulta pelo WhatsApp 41 99782-8133