Mancha branca no dente é cárie?

Lesão de mancha branca é um dos primeiros sinais de cárie dentária. No entanto, existem condições que também se apresentam como manchas brancas nos dentes e que têm outras causas e não são cáries.

Principais causas de mancha branca no dente 

Cárie dentária 

A lesão de cárie (Veja também: Cárie: o que é, causas e tratamento) é provocada por vários fatores, e se inicia com a desmineralização do esmalte dentário. Essa desmineralização dá ao dente uma aparência branca e opaca, além de aumento da porosidade do esmalte no local.

A localização desta lesão é, normalmente, onde existe mais acúmulo de placa bacteriana, como na região perto da gengiva ou ao redor de algum fator retentivo, como o bracket do aparelho ortodôntico. Podemos dizer, então, que estas lesões estão associadas a deficiência na higiene e dificuldade na remoção de placa bacteriana. Dessa forma, é de grande importante fazer a escovação dos dentes com a técnica adequada 3 vezes ao dia, associada ao uso de fio dental.

O sucesso do tratamento das lesões de mancha branca - Delano Maia  Odontologia

Fluorose 

O flúor é um aliado importante para prevenir a doença da cárie. No entanto, o excesso de flúor pode causar alterações na aparência do esmalte durante a formação do dente. A fluorose é o resultado da ingestão de flúor acima da quantidade recomendada de forma crônica, ou seja, por um longo período de tempo. 

As manchas no esmalte causadas por fluorose podem aparecer em qualquer parte do dente e, usualmente, aparecem em um grupo de dentes e não apenas em um dente só. A cor da lesão é branca e opaca podendo apresentar coloração amarronzada.

Fluorose dental: microabrasão do esmalte associado ao clareamento

Defeitos de esmalte

A lesão de mancha por defeito de esmalte tem várias possíveis causas como trauma dentário, déficit de vitaminas, infecções, assim como fatores ambientais ou genéticos.

Estas manchas se apresentam na metade e nas pontas dos dentes. Podem estar presentes em um ou mais dentes isoladamente.

Como tratar as manchas brancas? 

A melhor opção de tratamento é sempre a informação e a prevenção. No caso das manchas por cáries recomendamos as visitas periódicas ao dentista para manter a limpeza em dia. A escovação dentária diária e o uso de fio dental são determinantes para evitar a aparição das lesões de cárie.

Gel à base de fluoretos

Quando já existe a mancha branca, a primeira opção de tratamento é realizar a aplicação de gel à base de fluoretos sobre a lesão para ajudar na remineralização do esmalte. No entanto, nem sempre esse tratamento é suficiente para melhorar o aspecto embranquecido dessas lesões. 

Técnica de microabrasão

Uma outra alternativa para melhorar a aparência das lesões de manchas brancas por cárie ou fluorose (em casos mais leves) é realizar uma técnica chamada microabrasão. Este tratamento consiste em remover a camada superficial do esmalte por meio da aplicação de um ácido juntamente com um material abrasivo. Este tratamento tem bons resultados apenas em lesões que estão nas camadas mais superficiais do esmalte. A vantagem deste tratamento é o baixo custo e ser uma opção mais conservadora. Para obter melhores resultados associa-se o clareamento dental de consultório a este tratamento.

Infiltração de resina no esmalte

Uns dos tratamentos mais recentes para o tratamento de lesões de mancha branca que segue a linha de odontologia minimamente invasiva é a infiltração de resina no esmalte. Esta é uma alternativa para superfícies com manchas brancas remineralizadas ou não, que tem como principal objetivo tratar lesões precoces, sem a necessidade de “preparo cavitário”, ou seja, sem utilizar a broca para remover o esmalte do dente. 

Restauração

Quando as lesões de cárie já penetraram mais o esmalte do dente, elas podem ser restauradas com as restaurações comuns com resina composta, já que este é um material que tem demonstrado ter excelentes resultados estéticos. 

Cada situação é diferente em cada paciente. Portanto, cabe ao dentista avaliar cada mancha branca e escolher o melhor tratamento para cada caso. Você tem manchas nos seus dentes? Pode marcar uma consulta conosco para que os nossos especialistas avaliem o seu caso.

Odontologia – Curitiba

Somos especialistas em Odontologia Estética, Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.