Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico?

O uso do fio dental para quem está de aparelho ortodôntico fixo pode ser chato e cansativo. No entanto, ele é extremamente necessário, uma vez que o aparelho fixo facilita o acúmulo de alimentos e placa bacteriana nos dentes. Caso não seja realizada uma completa higiene bucal, com todos os acessórios necessários, incluindo o fio dental, são elevadas as chances de uma maior incidência de cáries e problemas gengivais durante o tratamento.

Um acessório muito útil e que facilita muito a vida de quem usa aparelho fixo é o passador de fio dental ortodôntico, também conhecido como “passa fio”. Ele é descartável, barato e facilmente encontrado em farmácias.

Com ele, é possível passar o fio dental, com mais facilidade, por trás do fio ortodôntico, permitindo uma melhor limpeza entre os dentes, chegando até o sulco gengival. O passa fio é uma espécie de agulha de plástico, muito flexível, pelo qual se passa o fio ou fita dental para, então, levá-lo até os dentes. Uma outra opção, que tem o mesmo objetivo, mas com custo um pouco mais elevado, é o Superfloss, que consiste em segmentos de fio dental descartáveis compostos por 3 partes: uma extremidade rígida, que facilita a inserção do fio por trás do fio ortodôntico; a parte de fio esponjoso para a limpeza entre os dentes e a parte de fio regular, para limpeza do sulco gengival.

Um outro acessório interessante e pouco conhecido, de uso doméstico e que auxilia na higiene de pacientes com aparelhos ortodônticos ou daqueles que têm dificuldade em realizar uma boa higiene dentária é o irrigador oral, que através de uma corrente de água pulsante de alta pressão, complementa a higiene dos dentes.

Confira agora o passo-a-passo para utilização do passa fio:
  1. Para usar o passa fio corretamente, primeiro você deve inserir o fio dental no espaço do passador, como se estivesse introduzindo um fio de linha em uma agulha comum.
  2. Passe o passa fio por trás do fio ortodôntico (no espaço entre seus dentes e o fio ortodôntico de metal).
  3. Insira, então, o fio dental no espaço entre dois dentes, segurando cada uma das pontas com uma mão. Passe o fio dental pelo ponto de contato entre os dentes até encostar na gengiva. Cuidado para não fazer essa limpeza até a gengiva com força e acabar machucando sua gengiva
  4. Agora pressione o fio dental contra cada um dos dentes, em direção à gengiva. Ou seja, se estiver passando nos dentes de cima, vá para cima; se estiver nos dentes de baixo, vá para baixo.
  5. Repita este processo entre todos os dentes, com cuidado para não danificar o aparelho ou machucar a gengiva.

Lembre-se

o fio dental deve ser utilizado todos os dias para que a saúde de dentes e gengivas seja preservada durante todo o tratamento ortodôntico.

Deseja marcar uma avaliação com nossa especialista em Odontologia?

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:

41.3076-3054

Dr. Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca CRO 13150-PR

ORTODONTIA E DISFUNÇÃO DA ATM

Não deixe de ler também: 

4 dicas importantes de como cuidar bem do seu aparelho ortodôntico

Simule o seu sorriso com esse aplicativo