O que fazer ao perder um dente?

Perdeu um dente? Não se desespere.

Perdeu um dente? O que fazer? Seja por cárie, fratura ou doença periodontal, a perda de um dente pode trazer consequências e impactos muito negativos à sua saúde bucal. A falta de um dente pode comprometer o desempenho de atividades comuns, como falar, engolir e mastigar. Além disso,  pode interferir na autoestima e na interação com outras pessoas e na vida social. 

Quais os problemas mais comuns causados por um dente perdido? 

Quando se perde um dente, o ideal é que seja substituído o quanto antes. Isso porque as consequências de ficar sem tratamento por um tempo prolongado podem ser arriscadas. Os problemas mais comuns devido a perdas dentárias são:

Deslocamento dos dentes próximos

Dentes ao lado do dente perdido tendem a mudar de posição para preencher o espaço. Esse movimento dos dentes laterais pode resultar em sérios desalinhamentos e inclinações dentárias, comprometendo potencialmente a estética do sorriso. Além disso, pode dificultar a mastigação e criar desvios na mordida.

Reabsorção óssea 

O crescimento do osso é estimulado pela presença dos dentes. Uma vez que um dente é perdido, o osso corre o risco de ser reabsorvido. Essa deterioração pode fazer com que os dentes ao lado do espaço do dente perdido percam suporte ósseo. Em alguns casos, estes dentes podem até mesmo ficar soltos (“dente mole”) devido à perda óssea.

Recessão gengival e doença periodontal

Uma vez que a reabsorção óssea ocorre pela perda de um dente, não é incomum que a gengiva comece a retrair (recuar) também. Isso pode levar diretamente à doença periodontal, que pode prejudicar ainda mais a saúde bucal e até mesmo criar riscos para a saúde geral.

Mudanças na aparência facial

A distância adequada entre o nariz e o queixo depende da presença dos dentes. Se os dentes perdidos em certas áreas não forem substituídos, isso pode levar ao “colapso facial”, que é um efeito estético que pode alterar drasticamente a aparência de uma pessoa e fazê-la parecer mais velha do que realmente é.

Disfunção da ATM

Dentes ausentes podem comprometer a qualidade da função mastigatória, dificultando a mastigação de determinados tipos de alimentos. Além disso, podem levar o paciente a fazer a mastigação unilateral, ou seja, de um lado só, para fugir das áreas que não tem dentes. A mastigação incorreta pode levar a sobrecarga na articulação e musculatura mastigatória, podendo gerar dores e alterações articulares (disfunção da ATM). 

Quais as opções de tratamento para dentes perdidos?

Prótese fixa

As próteses parciais fixas, conhecidas também como pontes fixas, substituem dentes perdidos e criam uma ponte ligando os dentes adjacentes ao espaço deixado pelo dente faltante. Esses dentes são desgastados para receber a prótese que será realizada no laboratório e cimentada pelo seu dentista. Este tipo de prótese é confeccionado em algumas seções e normalmente é feita de uma estrutura metálica coberta por porcelana.

Prótese Dentária: tudo que você precisa saber! - Sorrifácil
Prótese parcial fixa para perda dentária

Prótese removível

É uma prótese que substitui um ou mais dentes perdidos de forma parcial ou total. Chamadas também de ponte móvel (prótese parcial removível) ou dentadura (prótese total removível), esse tipo de prótese pode ser retirada pelo paciente no momento em que ele desejar para higienização. São próteses apoiadas diretamente sobre a gengiva e, no caso da prótese parcial removível, também é apoiada nos dentes presentes. Estes tipos de próteses podem em alguns casos ter pouca fixação na boca, principalmente as próteses totais (dentadura).

Dentadura: saiba tudo sobre esse tratamento, seus tipos e quanto custa
Prótese removível

Prótese sobre implante 

É a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos fixando-se sobre “raízes artificiais”, chamadas de implantes. O implante substitui a raiz do dente que foi perdido, se unindo firmemente ao osso em um processo chamado de osteointegração. 

Sobre este implante é fixada a coroa do dente (prótese) faltante que imitará perfeitamente o dente que foi perdido. No caso de falta de todos os dentes, as próteses fixas do tipo protocolo são uma excelente opção de tratamento para substituir as antigas dentaduras (prótese total removível). As próteses sobre implantes oferecem maior fixação, estabilidade e estética, aumentando a eficácia e segurança na mastigação em relação às próteses removíveis.

Implantes Dentários by Clínica Dentária Mint Lisboa
Prótese sobre implante

Ortodontia

O tratamento ortodôntico pode ser uma opção de tratamento para dentes perdidos seja para realizar o fechamento do espaço destes dentes, como também para correção do mal posicionamento dos dentes ao lado da perda, que acabaram inclinando e/ou migrando para o local do dente faltante. Muitas vezes a ortodontia vai corrigir o posicionamento dos dentes adjacentes para que a próteses sejam colocadas de forma correta. 

Falta de Dentes: Dentista explica as consequências e os problemas - Clínica  Santiago Ortodontia - Dentista Asa Sul - Brasília/DF

Posso ficar sem um dente perdido?

Embora seja comum pensar que apenas um dente ausente ou alguns dentes ausentes em áreas que não aparecem tanto não traz efeitos negativos, é importante perceber que esse não é o caso. As consequências da falta de dentes podem gerar impacto importante na sua saúde bucal e no funcionamento do sistema mastigatório. 

Não demore na busca de um tratamento para a perda de um dente. Sua saúde bucal agradece!

Odontologia – Curitiba

Somos especialistas em Odontologia Estética, Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.