Diastema - saiba o que é, suas causas e tratamento

Diastema: o que é, causas e tratamento

Já ouviu falar em diastema? Confira nesse post o que é o diastema, quais as causas mais comuns e os principais tratamentos.

O que é diastema?

Diastema é o termo clínico para o espaço aumentado entre os dentes (dentes separados). Embora possa ocorrer entre qualquer dente da boca,  o diastema é mais comum entre os dentes frontais superiores.  

Os espaços entre os dentes podem ser pequenos ou grandes. O diastema geralmente não tem impacto na saúde bucal. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de doença gengival.

A presença de diastema é comum?

Sim. O diastema ocorre com uma frequência grande na população em geral e a maioria dos profissionais de saúde o vê como uma variação do desenvolvimento dentário normal.

Tipos de diastema

O diastema pode ocorrer entre qualquer dente da boca. Os tipos comuns de lacunas incluem diastema na linha média e mandibular.

Diastema da linha média

O diastema na linha média (ou mediana) refere-se a uma lacuna entre os 2 dentes anteriores superiores ou inferiores.

Diastema mandibular

Este tipo de refere-se a uma lacuna entre qualquer um dos dentes inferiores.

Quais são as principais causas?

O diastema pode ser comumente observado em crianças à medida que crescem e perdem os dentes decíduos. Com o tempo, à medida que os dentes adultos e os caninos superiores crescem, é provável que essas lacunas se fechem. No entanto, muitas pessoas são geneticamente propensas ao diastema. É por isso que a condição às vezes ocorre em famílias. 

Dentre as principais causas de diastema destacamos:

Falta de dentes

Se alguns de seus dentes estiverem faltando naturalmente (essa condição é conhecida como hipodontia), dessa maneira, os dentes restantes podem se deslocar para preencher a lacuna.

Dentes muito pequenos

A presença de dentes menores que outros pode resultar em diastema.

Freio labial aumentado

O crescimento anormal do frênulo pode fazer com que ele fique muito grande, portanto, criando uma lacuna entre os dentes da frente. 

Tamanho dos dentes em relação à mandíbula

Se seus dentes forem menores em comparação com o maxilar, você poderá observar espaços entre os dentes.

Posição da língua

A posição incorreta da língua na deglutição pode exercer pressão sobre os dentes frontais, assim, causando o afastamento entre os dentes.

Doenças gengivais

Doença gengival avançada pode comprometer o maxilar, e desse modo, causar lacunas e dentes soltos (confira também: Dente mole – causas e tratamento).

Quais são os sinais e sintomas do diastema?

O diastema geralmente é assintomático. O único achado clínico é a presença de espaço entre os dentes. Se seus dentes e gengivas estiverem saudáveis, geralmente não há outros sintomas.

Se a doença gengival causar o espaço entre os dentes, você poderá sentir dor, vermelhidão, inchaço ou outros sintomas de doença gengival.

Como é realizado o diagnóstico?

Seu dentista pode diagnosticar a presença do diastema durante um exame odontológico de rotina. Nenhum teste adicional é necessário.

Se esta condição for resultado de doença gengival,  por conseguinte, seu dentista também poderá observar:  

  • Gengivas inflamadas (vermelhas, inchadas, sensíveis)
  • Sangramento nas gengivas
  • Retração gengival
  • Dentes soltos

Qual o tratamento do diastema?

Existem diversas formas de tratamento para corrigir a lacuna entre os dentes. Mas o primeiro passo é definir se a condição é causada por doença gengival ou se é apenas um problema estético.

Abaixo descreveremos alguns métodos terapêuticos:

Fechamento com resina

A  restauração dentária em resina é o tratamento ideal para quem quer uma solução mais rápida e com bom resultado estético. Assim, indica-se para fechamentos de pequenos espaços. Além disso, por ser um procedimento que pode ser realizado em uma única consulta, ele traz como vantagens o valor mais acessível.

Fechamento com lentes de contato dental

A lente de contato dental é uma faceta ultrafina confeccionada em porcelana, material altamente resistente e de aparência muito próxima aos dentes naturais. Elas são feitas sob medida e aderem permanentemente às superfícies dos dentes anteriores.  

Tratamento ortodôntico

Se o espaço entre os dentes for grande, você pode precisar de aparelho ou alinhadores ortodônticos (Ex.: Invisalign) para aproximar os dentes. O tratamento ortodôntico é, na maioria dos casos, o melhor tratamento do diastema. No entanto, as maiores desvantagens são o tempo maior de tratamento e o custo mais elevado.

Cirurgia para ressecção do freio labial – Frenectomia

Um frênulo oral é uma faixa de tecido que conecta o lábio às gengivas. Se esse pedaço de tecido for muito grosso, ele pode separar os dentes, criando uma lacuna. Uma frenectomia libera essa faixa de tecido. Em muitos casos, realiza-se a frenectomia em combinação com outro procedimento dentário.

Tratamento de doenças gengivais

No caso de doença gengival, o dentista normalmente começará com o tratamento gengival antes de corrigir o diastema. Para casos mais leves, recomenda-se limpeza nos dentes profunda. (Limpeza nos dentes: como é feita e quando fazer?)

O diastema aumenta com a idade?

O diastema geralmente não aumenta com a idade se você tiver uma boa saúde bucal.  Entretanto, se você perceber que o espaço entre os dentes está aumentando, converse com o seu dentista, pois isso pode ser devido a uma doença gengival.

É possível prevenir?

Quando a causa é genética não há como prevenir. É simplesmente uma herança de família.

No entanto, você pode reduzir o risco de diastema relacionado à infecção praticando uma boa higiene bucal e visitando seu dentista para limpezas e exames regulares. Se notar vermelhidão, inchaço, sangramento ou outros sinais de doença gengival, marque uma consulta com seu dentista.

Odontologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Por isso, agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dra. Camila L. S. Avellar Fonseca