Dente permanente mole - Quais as causas?

Dente mole: causas e tratamento

Embora um dente mole seja típico em crianças, a presença em um adulto é motivo de preocupação. Isso ocorre quando um dente perde o suporte e se desprende lentamente da gengiva e do osso. O menor toque pode fazer com que o dente se mova, e comer ou mastigar pode causar ainda mais afrouxamento. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o dente mole pode ser salvo. No entanto, você precisa procurar ajuda de um especialista para uma avaliação e tratamento adequado.

É normal o dente se mexer um pouco?

A mobilidade do dente é a capacidade do dente de se deslocar em vários sentidos. E normalmente, os dentes possuem uma mobilidade discreta diária que chamamos de mobilidade fisiológica. Por isso, uma mobilidade maior que o normal pode ser um importante alerta do início de algum problema mais grave. Além disso, é importante você saber que uma boca saudável, não apenas possue dentes firmes, mas também possue gengivas rosadas. Assim sendo, quando um dente permanente fica mole (mesmo na velhice) é uma indicação de algum problema odontológico.

Dente mole em crianças

A maioria das crianças começa a perder os dentes de leite por volta dos 6 anos de idade, quando os dentes do meio, chamados incisivos, caem. Eles perderão continuamente outros dentes nos próximos anos, terminando com os molares posteriores e caninos, que geralmente caem por volta dos 10 a 12 anos. Portanto, os dentes de leite serão totalmente  substituídos por dentes permanentes por volta dos 13 anos.

O que pode causar um dente mole nos adultos?

Um dente mole na idade adulta não ocorre sem causa. Você pode inicialmente notar uma maior mobilidade do dente durante a escovação ou uso do fio dental, ou seu dentista pode notar alguma oscilação durante uma consulta odontológica de rotina.

Existem vários fatores internos e externos que podem levar a um dente mole em adultos. Dentre eles destacamos:

Trauma

O traumatismo dentário devido a uma queda, lesão esportiva ou outro acidente é uma das principais causas de dente mole em adultos. Algumas lesões traumáticas podem se “curar” por conta própria, mas é importante consultar um dentista imediatamente para garantir que a raiz do dente e as gengivas circundantes não tenham sido afetadas. Nestes casos, um acompanhamento clínico e radiográfico pode ser necessário.

Doença gengival

A doença gengival, também conhecida como periodontite, é uma causa comum de dente mole. E na maioria das vezes acontece devido a má higiene bucal.

A periodontite é uma infecção bacteriana que compromete a gengiva, tecidos moles e osso ao redor dos dentes. À medida que a doença progride, pode causar a retração da gengiva e a perda dos dentes permanentes. Além disso, a doença gengival avançada também pode levar ao mau hálito, sangramento nas gengivas quando você usa fio dental e gengivas inchadas e sensíveis ao toque.

Ranger de dentes ou bruxismo

A pessoa que sofre deste habito aperta e/ou range os dentes uns contra os outros, involuntariamente. Pode, inclusive, fazer isso durante a noite.

Esses movimentos podem se agravar em períodos de estresse. Por isso, é necessária a colocação de placas para proteção dos dentes para proteção. Em casos graves, a força e a frequência são tão grandes que o dente permanente fica mole. (Veja também: Bruxismo: causas, sintomas e tratamento)

Gravidez e Menopausa

Alterações em seus hormônios durante a gravidez ou menopausa também podem afetar sua saúde bucal. Níveis mais altos de estrogênio e progesterona  durante a gestação podem causar inflamação gengival. No entanto, essas mudanças são temporárias.

Durante a menopausa, acontece o oposto – o corpo começa a produzir menos estrogênio, o que pode levar à perda de densidade óssea. À medida que o maxilar se torna mais fraco, aumenta o risco de dentes moles.

Medicamentos e doenças

Você provavelmente já ouviu falar que o cálcio fortalece os ossos, mas também é importante para dentes fortes e saudáveis. Certos medicamentos, incluindo medicamentos anticonvulsivantes como a fenitoína, podem dificultar a absorção de cálcio pelo corpo. Caso esses medicamentos sejam tomados regularmente por um longo período de tempo, podem causar enfraquecimento e perda dos dentes.

Além disso, muitos medicamentos comuns, como anticoncepcionais, antidepressivos e analgésicos, têm como efeito colateral potencial a boca seca, o que pode aumentar o risco de cárie dentária e inflamação gengival.

Mesmo se você suspeitar que seu medicamento pode ser a causa de seu dente mole, não pare de tomar nenhum medicamento sem falar primeiro com seu médico e dentista.

Certas condições de saúde subjacentes também podem aumentar o risco de desenvolver doenças gengivais, uma causa comum de dentes moles.  Esses incluem:

  • HIV
  • Câncer
  • Artrite
  • Diabetes
  • Osteoporose

Aparelho ortodôntico pode deixar os dentes moles?

A sensação de mobilidade nos dentes, nesse caso, é comum e faz parte do tratamento. Isso acontece porque, para o aparelho alinhar os dentes, o aparelho precisa exercer pressão ou tração sobre os dentes, e isso deixa o dente mole. Dentro de condições normais e de força ortodôntica controlada, isso não causa prejuízos para o paciente e cessa quando a força ortodôntica é removida..

Quais os sinais e sintomas de um dente mole?

Normalmente, quando um dente está mole, alguns outros sintomas podem acompanhar essa condição. A seguir estão alguns sinais para prestar atenção:

  • Sangramento nas gengivas
  • Gengivas inflamadas
  • Gengivas vermelhas
  • Recessão / retração gengival

O que fazer quando o dente fica mole?

Sempre que possível,  você deve agendar uma avaliação com seu dentista assim que perceber que um dente permanente está mole. O objetivo é descobrir o motivo que levou ao aumento da mobilidade do dente e consequentemente realizar o tratamento adequado.

É possível recuperar um dente mole?

O tratamento começa assim que seu dentista identifica a causa de um dente amolecido. Dentre os tratamentos destacamos os não cirúrgicos e cirúrgicos. O tipo de tratamento vai depender da causa e da severidade do problema. Quanto antes você procurar ajuda, maior a chance de tratamento.

Tratamentos não cirúrgicos

“Splintagem”: Se o dente estiver solto devido a uma lesão, seu dentista pode tentar imobilizar o dente. A imobilização envolve a colagem do dente solto aos dentes circundantes para ajudar a protegê-lo. É uma correção temporária, pois a colagem composta não dura muito.

Limpeza Profunda (raspagem subgengival): Se um dente estiver com mobilidade devido a má higiene dental e/ou doença gengival, seu dentista pode tentar salvar este dente por meio de uma limpeza mais profunda, também chamada de raspagem subgengival. Durante essa limpeza profunda, seu dentista removerá toda a placa, tártaro e a infecção presente na gengiva e osso que circunda o dente. Uma vez que a infecção é eliminada, há uma boa possibilidade de que as gengivas se curem e endureçam ao redor do dente. Medicação para bochecho e/ou de uso oral podem ser necessárias nestes casos. (Confira: Limpeza nos dentes: como é feita e quando fazer?)

Placa oclusal: Uma opção indicada no caso de bruxismo do sono é usar uma placa oclusal de acrílico durante a noite. Isso cria uma barreira protetora entre os dentes superiores e inferiores, protegendo os dentes da sobrecarga causada pelo bruxismo.

Ajuste de mordida: Este procedimento desgasta levemente a superfície de mordida do dente, removendo pequenas quantidades de esmalte dentário. Isso reduz a pressão sobre o dente, eliminando um possível trauma da própria mordida, permitindo que ele se cure. Esta é uma opção para um dente solto causado por trauma oclusal.

Tratamentos Cirúrgicos

Cirurgia de retalho: Em uma cirurgia para retalho gengival, o dentista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, higieniza a região, remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas. O tecido da gengiva é recolocado após o procedimento. Este procedimento pode evitar a perda do dente.

Enxerto ósseo: Em casos de perda óssea acentuada, o dentista pode retirar fragmentos de osso de outra área do seu corpo ou usar um material de enxerto ósseo especial para reparar o osso doente na boca. 

Odontologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Por isso, agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dra Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca