limpeza nos dentes

Limpeza nos dentes: como é feita e quando fazer?

Você chegou a fazer limpeza nos dentes com um dentista no último ano? A limpeza nos dentes feita por profissionais não é apenas para manter seu sorriso brilhante, mas também é responsável pela prevenção de uma série de doenças bucais e pela manutenção da qualidade de vida.  E apesar da escovação e o uso do fio dental em casa serem essenciais,  para garantir que os dentes mantenham-se saudáveis e bem limpos, você deve realizar um acompanhamento regular com o seu dentista.

Por que fazer limpeza nos dentes?

A limpeza com o dentista é uma parte importante da rotina geral de higiene bucal de uma pessoa, pois ajuda a remover qualquer acúmulo de placa ou tártaro que pode levar a problemas bucais, como cáries e doenças da gengiva.  Lembrando que a limpeza em casa com escova e creme dental , muitas vezes não é capaz de remover o tártaro, por isso, é importante a consulta regular com o dentista para realização da limpeza dentária.

Como é feita a limpeza nos dentes no dentista?

A limpeza bucal realizada em consultório pelo dentista, também chamada de profilaxia, é feita após uma avaliação dos dentes do paciente.

Exame físico

O primeiro passo para a limpeza dos dentes é um exame físico completo de toda a boca. Um pequeno espelho ou uma câmera intraoral será usado para verificar a saúde dos seus dentes e gengivas. Se o dentista detectar grandes problemas neste momento, eles discutirá possíveis tratamentos antes de prosseguir com a limpeza.

Remoção de placa e tártaro

A placa dental é uma película pegajosa que cobre os dentes e contém bactérias. Quando a placa não é limpa regularmente, ela endurece (tártaro) com o tempo e torna-se bastante difícil de remover. A placa e o tártaro são as principais causas de danos e cáries dentárias. Uma vez formado o tártaro, ele deve ser removido profissionalmente, pois a escovação e o uso do fio dental não serão úteis. Durante a limpeza dos dentes, seu dentista pode usar um ultrassom ou uma cureta instrumental para raspar suavemente a placa e o tártaro para fora dos dentes e ao redor da gengiva.

Jateamento de Bicarbonato

Após remover toda a placa e tártaro visível, o dentista passa a limpar seus dentes com bicabornato de sódio. A combinação de água pressurizada e bicarbonato de sódio permite uma lavagem profunda em toda a cavidade oral, eliminando todos vestígios que não foram retirados no processo de raspagem. Além disso, o jato de bicabornato serve para polir e proteger melhor os dentes.

Escovação profissional

Depois que o dentista conclui a remoção da placa e do tártaro, ele usa uma escova elétrica com pasta de dente áspera para limpar profundamente a boca. Essa escovação também é chamada de polimento dos dentes e deve ser feito com moderação (no máximo duas vezes por ano).

Aplicação de flúor

A aplicação de flúor permite uma maior proteção do dente, haja vista que reduz a capacidade de adesão dos microrganismos à superfície do dente. Além disso, a aplicação do flúor visa remineralizar os dentes, fortalecendo e protegendo contra os ataques bacterianos.

Quanto tempo demora uma limpeza nos dentes?

A duração de uma limpeza dental depende da sua saúde bucal. Se seus dentes estiverem saudáveis e limpos, uma limpeza dental deve levar cerca de 30 minutos. Se sua saúde bucal for ruim e você tiver cáries e acúmulo de tártaro, a limpeza dental pode levar cerca de uma hora. Como regra geral, você passará menos tempo na cadeira do dentista se mantiver sua saúde bucal.

Com que frequência são necessárias limpezas dentárias?

A frequência na limpeza dos dentes vai depender das necessidades orais específicas de cada paciente odontológico, pois cada paciente é diferente. Alguns pacientes são simplesmente mais propensos a ter problemas dentários, tornando-se necessário que consultem um dentista com mais frequência. Outros pacientes dificilmente terão problemas dentários, o que significa que é provável que eles precisem limpar os dentes com menos frequência.

As diretrizes gerais afirmam que os pacientes devem marcar uma consulta para uma limpeza dental profissional a cada seis meses. Embora isso seja ideal para a maioria das pessoas, algumas precisarão vir a cada três meses e outras só precisarão vir a cada nove ou 12 meses.

Quanto custa a limpeza de dente?

Se você deseja manter uma boa saúde bucal e evitar danos a longo prazo causados por doenças gengivais, a limpeza profissional dos dentes é a melhor maneira de atingir seus objetivos. Se não tratar adequadamente a doença da gengiva, isso pode levar à perda de dentes e à deterioração do osso maxilar. Por que não considerar uma simples limpeza?

O custo médio da profilaxia pode mudar por causa de alguns fatores, são eles:

  • Região do país
  • Localização da clínica ou consultório
  • Qualificação e especialização do profissional
  • Tipo de procedimento realizado

Limpeza nos dentes dói?

Resposta curta: a limpeza dos dentes não deve doer. Se um paciente sente dor, geralmente é devido a fatores complicadores. Por exemplo, inflamação da gengiva, cárie dentária e outros sintomas de doenças bucais podem levar ao aumento da sensibilidade, resultando em desconforto significativo durante o processo de limpeza. Além disso, esperar muito tempo entre as visitas dá mais tempo para que os detritos se acumulem, tornando suas gengivas mais sensíveis ao toque. Como resultado, é mais provável que você sinta dor durante a limpeza.

Dicas para tornar a limpeza dos dentes mais confortável

Já faz um tempo desde o seu último check-up e limpeza dental? Aqui estão algumas dicas para tornar sua experiência mais confortável.

Tome analgésicos de venda livre. Para aliviar qualquer desconforto que possa sentir, tome um analgésico cerca de uma hora antes da limpeza. Você pode tomá-lo novamente seis horas após a consulta para reduzir uma reação inflamatória.

Use creme dental dessensibilizante. A limpeza dos dentes pode ser desconfortável se as gengivas estiverem inflamadas. Ao mudar para pasta de dente dessensibilizante, você pode evitar desconforto durante a sua visita.

Prevenir a recessão gengival. As gengivas retraídas são mais sensíveis a limpezas e até mesmo a certos alimentos. Para evitar a recessão gengival, pratique cuidados dentários excelentes , use escovas adequadas e siga um estilo de vida saudável.

Pratique uma boa higiene oral. Escove os dentes duas vezes ao dia, use fio dental diariamente, limpe a língua e enxágue com antisséptico bucal. Isso ajudará a manter sua boca tão limpa quanto um apito, tornando a limpeza dos dentes confortável e indolor.

Evite escovar demais. A escovação vigorosa pode danificar os dentes, tornando-os mais sensíveis. Certifique-se de seguir a técnica de escovação adequada para diminuir o risco de sensibilidade.

O que acontece se você evitar suas limpezas regulares?

Se você já teve limpezas dentárias dolorosas no passado, pode acabar evitando novas consultas por causa do desconforto. No entanto, visitar o dentista com pouca frequência pode ter efeitos prejudiciais na sua saúde bucal. 

Quando não se realiza limpezas regulares, será quase impossível evitar o acúmulo de placa, o que significa que suas chances de desenvolver doenças gengivais são muito maiores. A gengivite, o estágio inicial da doença periodontal, é um estado crônico de inflamação da gengiva que leva à sensibilidade que os pacientes associam à limpeza dental. Se não a gengivite, pode evoluir para periodontite, a forma mais grave de doença gengival.

Como você pode ver, a limpeza dos dentes não precisa doer. Cuidando adequadamente de seus dentes brancos perolados e visitando seu dentista regularmente, você pode garantir que cada limpeza seja confortável e indolor!

Quando foi sua última limpeza dental?

Se você não fez uma limpeza dental profissional no ano passado, não deixe de agendar  uma consulta para garantir que sua saúde bucal esteja em perfeitas condições.

Se você anda muito ocupado como a maioria das pessoas hoje em dia, saiba que existem muitos consultórios odontológicos que têm horários estendidos para atender seus pacientes. Isso significa que você pode ir antes do trabalho, durante o horário de almoço, depois do trabalho ou até mesmo no fim de semana.

Odontologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Por isso, agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp