Facetas de porcelana ou lentes de contato

Facetas de porcelana ou lentes de contato?

Você quer deixar seu sorriso mais bonito e natural?  Então descubra nesse post um pouco mais sobre as facetas e  lentes de contato de porcelana. 

Nos últimos anos, estes novos tratamentos têm sido realizados para melhorar a estética dos dentes. E cada vez mais as pessoas estão procurando informações a respeito desses procedimentos.

Facetas e lentes de contato dentais – O que são?

As facetas ou lentes de contato dentais são pequenas peças de porcelana usadas para recriar a aparência natural dos dentes. A porcelana é um material resistente que se assemelha ao vidro, e que imita características como brilho, cor e até o reflexo dos seus dentes naturais. Além disso, a porcelana tem excelente durabilidade e resistência durante a mastigação. 

Qual a diferença entre facetas e lentes?

Tanto as facetas quanto as lentes são indicadas para serem colocadas na frente dos dentes. Geralmente os 6 dentes da arcada superior. 

No entanto, a principal característica que diferencia as lentes de contato das facetas dentais é a espessura.  A faceta é um pouco mais grossa, e envolve preparo do dente (desgaste do dente). A Lente de Contato Dental é extremamente mais fina e exige pouco ou nenhum preparo no dente ( desgaste dental ). Ou seja, lente de contato é um procedimento que desgasta menos o dente.

Quando é indicado optar pelo tratamento com facetas de porcelana ou lentes de contato?

Cada paciente é um caso diferente e a indicação deste tipo de tratamento será feita após um exame clínico detalhado.

 As indicações mais comuns são:

·   Anomalias dentarias como microdontia (dentes pequenos), dentes cônicos ou com malformações.

·   Presença de diastemas (espaços entre os dentes)

·   Dentes anteriores com restaurações antigas em resina composta que apresentem fraturas.

·   Dentes com tratamento de canal que desenvolveram escurecimento da coroa dentária.

·   Manchas nos dentes por hipoplasia de esmalte, fluorose ou amelogenese imperfeita.

·   Dentes que não tiveram uma boa resposta ao clareamento dental.

Como realizar a manutenção das facetas de porcelana ou lentes de contato?

O cuidado após a finalização do tratamento é de muita importância para manter a qualidade do resultado. Para isso é preciso se dedicar aos cuidados normais que já devem ter sido adquiridos, inclusive com os dentes naturais. Ou seja, a utilização do fio dental, realizar a escovação após as refeições e sobretudo, evitar ou ter mais cuidado ao mastigar alimentos muito duros.

Além disso, é importante realizar uma visita de rotina ao seu dentista para que seja feita uma limpeza preventiva a cada 6 meses.

Quanto tempo duram as facetas ou lentes de contato?

Estudos confirmam que este tipo de tratamento pode durar até 30 anos, desde que tomados todos os cuidados. A duração   vai depender muito de quanto o paciente vai seguir as recomendações do dentista. Ou seja, as facetas de porcelana e lentes de contato podem ser extremamente duradouras. Mantendo o seu sorriso bonito e jovem por muito tempo.

Preciso fazer clareamento para colocar lentes de contato ou facetas?

No caso das lentes de contato, a resposta é sim. Dentre as técnicas envolvendo a estética dos dentes, as lentes de contato dental são as mais sensíveis quanto à coloração natural dos dentes. A realização do clareamento antes da colocação de lentes vai ajudar e muito no resultado final do tratamento.

Lente e faceta evitam cáries?

Não. A cobertura dos dentes não previne ou evita cáries, por isso é fundamental que o profissional oriente o paciente a manter uma boa rotina de higiene dental, inclusive dando algumas dicas para isso.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de transformar o seu sorriso? Agende uma avaliação com nossa equipe para saber qual é o melhor tratamento para melhorar o seu sorriso! Venha sorrir com a gente!!

Odontologia – Curitiba

Somos especialistas em Odontologia Estética, Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.