Cuidado com o coração nas mulheres

Mulheres e o coração

Por muito tempo as pessoas acreditaram que mulheres tinham menor probabilidade de sofrer de doenças no coração. Mas os números demonstrados em estudos médicos não deixam dúvidas: é um mal que afeta tanto homens quanto mulheres.

Qual a incidência em mulheres?

No Brasil, por exemplo, uma em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto. E de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres.

Quais as causas?

Os eventos cardíacos em mulheres são mais comuns com o envelhecimento, principalmente após a menopausa.

Uma das causas é pela redução do estrógeno que tem um papel protetor por ser vasodilatador e por evitar o acúmulo do colesterol ruim nas artérias . Além disso, esse aumento se deve a maior incidência de hipertensão arterial, estresse e obesidade.

Como reduzir a doença cardíaca nas mulheres?

Felizmente, a maioria das doenças cardíacas pode ser reduzida por meio de um estilo de vida saudável e bons hábitos. Infelizmente, poucas mulheres sabem que a doença cardiovascular pode ser uma condição letal para elas ou pode levar a sequelas graves no coração, por isso acabam não tomando tantos cuidados para a prevenção dessa condição.

Vamos corrigir isso?

Como falamos anteriormente, o melhor remédio para as doenças do coração, principalmente o infarto agudo do miocárdio, é a prevenção. Um estilo de vida saudável e bons hábitos são essenciais para prevenir grande parte das doenças. E especialmente para as doenças cardíacas nós recomendamos: redução de peso, parar de fumar, limitar a ingestão de álcool, reduzir os níveis de stress, se exercitar regularmente, manter uma dieta saudável e, é claro, fazer check-ups regulares com o seu médico!

Cardiologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dr. Alexandre L. S . Avellar Fonseca – Cardiologista