Facetas dentárias: o que são, quais os tipos e suas indicações

Desde sua introdução em 1983, as facetas dentárias tem sido consideradas como umas das modalidades de tratamento mais viáveis, graças à sua resistência, longevidade, natureza conservadora, biocompatibilidade e estética.

A demanda de pacientes por esse tipo de procedimento é crescente, com vantagens como eliminação do desgaste excessivo dos dentes, procedimentos indoloros e, claro, excelentes resultados estéticos.

O que são as facetas dentárias?

As facetas dentárias são lâminas finas de máxima qualidade e alta resistência, que são coladas sobre a superfície do seu dente natural com um cimento ou resina composta.

Quais são as indicações das facetas dentárias?

  • Corrigir dentes escurecidos devido a tratamento de canal, manchas de tetraciclina, fluorose, anomalias dentárias congênitas.
  • Reforçar dentes fraturados e trincados.
  • Fechamento de diastemas (espaços entre os dentes).
  • Melhorar a forma e o tamanho de dentes de formato anormal.

Quais são os tipos de facetas dentais segundo o material e/ou o método?

  • Método direto: O método direto faz uso de resinas compostas, e o dentista realiza as facetas no mesmo dia da consulta. Usualmente esta técnica é aplicada em pacientes mais jovens e representam uma boa alternativa, e mais económica, às facetas de porcelana (cerâmica). Uma das vantagens deste tipo de facetas é que elas não requerem de tanto desgaste dentário quanto às facetas de cerâmica.
  • Método indireto: No método indireto, as facetas são confeccionadas em um laboratório de prótese, por tanto, requer de mais de uma consulta para a finalização do tratamento. Se realiza uma moldagem dos dentes com preparos para facetas, e o laboratório fica a cargo da confecção das mesmas fazendo uso de materiais como cerâmicas. Em uma seguinte consulta, as facetas são cimentadas nos dentes.

Qual é a diferença entre faceta e lente de contato?

Os lentes de contato são nada mais que facetas dentárias com uma espessura média entre 0,2 e 0,5 milímetros, extremamente finas. Surgiram com o desenvolvimento dos procedimentos minimamente invasivos e esta é a sua maior vantagem. No entanto, este tipo de restaurações indiretas é muito frágil dada a sua espessura diminuta, o que aumenta o risco de fratura da cerâmica, apenas em condições muito específicas poderão ter alguma indicação.

Quanto tempo leva para fazer as facetas dentárias?

Uma faceta de cerâmica geralmente requer três idas ao dentista, uma para uma consulta inicial, outra para fazer os preparos respectivos e uma terceira para a cimentação das mesmas. Já uma faceta de resina composta pode ser feita em apenas uma consulta.

Quanto duram as facetas dentárias?

A duração das facetas dentárias é algo que ainda hoje é difícil de determinar. Apesar de existirem muitos casos de sucesso com mais de 20 anos, cada caso é um caso e a duração da faceta de pessoa para pessoa pode ser muito variável. Os bons hábitos de higiene oral, o substrato do dente preparado e até o próprio procedimento de colocação da faceta constituem alguns dos fatores que podem influenciar o tempo de integridade da faceta.

Quais cuidados devo ter depois de fazer as facetas?

As facetas de cerâmica não requerem de cuidados muito especiais, apenas continuar tendo uma boa higiene oral, incluindo escovar três vezes por dia, passar fio dental e enxaguar com um antisséptico bucal como faria normalmente.

Os mesmos cuidados deverão ser feitos para facetas diretas com resina composta, porém adicionalmente deve-se evitar alimentos e bebidas que causem manchas (por exemplo, café, chá ou vinho tinto), já que a resina não tem uma estabilidade de cor tão boa quanto à cerâmica.

Como saber qual tipo de faceta é o mais adequado para mim?

Na primeira consulta você deve explicar ao seu dentista os resultados e as expectativas que você quer alcançar. Durante essa consulta, o dentista examinará seus dentes para verificar se as facetas dentárias são adequadas para você e discutirá o procedimento e as alternativas para o seu caso. Nesta primeira consulta pode ser necessário fazer alguns exames complementares como raios-X e, possivelmente, também poderá ser feito moldagens de sua boca e dentes.

Ficou com dúvidas? Agende uma consulta para a nossa equipe avaliar o seu caso.

Você gosta do seu sorriso? Somos especialistas na área de Ortodontia e Ortopedia Facial e Disfunção da ATM e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.

Não deixe de ler também: 


Invisalign: o que é, como funciona e quais suas vantagens

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é invisalign.jpg

Laserterapia na disfunção da ATM e na dor orofacial

dtm-laserterapia-curitiba-loyola-e-avellar-odontologia