Você tem dentes sensíveis?

Sensibilidade nos dentes? Entenda e cuide dos seus dentes sensíveis

Você já sentiu os dentes sensíveis após tomar um sorvete ou uma colher de sopa quente? Se a resposta é sim, você não está sozinho. Embora a dor causada por alimentos quentes ou frios possa ser um sinal de cárie, também é comum em pessoas com sensibilidade nos dentes

Quando você tem dentes sensíveis, certas atividades, como escovar os dentes, comer e beber, podem causar uma dor aguda e temporária nos dentes.  Os dentes sensíveis são normalmente o resultado de esmalte dentário gasto ou raízes dentárias expostas. Às vezes, porém, o desconforto dentário é causado por outros fatores que precisar ser investigados.

 Por isso, se você apresentar qualquer sensibilidade nos dentes, visite seu dentista. Ele pode identificar ou descartar quaisquer causas subjacentes de sua dor de dente.

O que causa dentes sensíveis?

Algumas pessoas têm naturalmente dentes mais sensíveis do que outras devido ao esmalte mais fino. O esmalte é a camada externa do dente que o protege. Em muitos casos, o esmalte do dente pode ser desgastado por:

● Escovação intensa e vigorosa dos seus dentes

● Escova de dentes com cerdas duras

● Comer ou beber alimentos e bebidas ácidas

A retração gengival pode deixar parte dos dentes expostas e desprotegidas (lesões cervicais não cariosas), causando também sensibilidade.

Além disso, cáries dentárias, dentes quebrados, dentes lascados e restaurações ou coroas desgastadas podem deixar a dentina do dente exposta, causando sensibilidade. Se for esse o caso, você provavelmente sentirá sensibilidade apenas em um dente ou região da boca em particular, em vez da maioria dos dentes.

Seus dentes podem ficar temporariamente sensíveis após tratamentos dentários, como restaurações (obturações), coroas ou clareamento dos dentes. Nesse caso, a sensibilidade também ficará restrita a um dente ou aos dentes ao redor do dente que recebeu tratamento odontológico. Isso deve diminuir após vários dias.

Como os dentes sensíveis são diagnosticados?

O seu dentista realizará um exame detalhado na avaliação dentária. Vai verificar a saúde de seus dentes e verificar se há problemas em potencial como cáries, obturações soltas, trincadas e/ou fraturadas ou gengivas recuadas que podem estar causando a sensibilidade.

Ele pode tocar seus dentes usando instrumentos dentários para verificar a sensibilidade e também podem solicitar um raio-X de seus dentes para descartar causas como cáries.

O que posso fazer para reduzir a sensibilidade dentária?

Mantenha uma boa higiene oral

Realize técnicas adequadas de escovação para limpar completamente todas as partes dos dentes. Além disso, use creme dental com flúor e fio dental diariamente.

Use uma escova de cerdas macias

Para evitar a recorrência de dentes sensíveis, escove com uma escova de cerdas macias. Use movimentos suaves, em vez de esfregar vigorosamente ou forte, e evite usar uma pasta de dente abrasiva. Escove delicadamente e com cuidado ao redor da linha da gengiva para não remover mais tecido gengival.

Use creme dental dessensibilizante

Existem várias marcas de creme dental disponíveis para dentes sensíveis. Com o uso regular, você deve notar uma diminuição na sensibilidade. Você pode precisar experimentar várias marcas diferentes para encontrar o produto que funciona melhor para você. Outra dica: espalhe uma fina camada de pasta de dente nas raízes expostas dos dentes com o dedo ou um cotonete antes de ir para a cama.

Cuidado com o que você come

O consumo frequente de alimentos altamente ácidos como refrigerantes, frutas cítricas e vinho pode dissolver gradualmente o esmalte dos dentes e levar à exposição da dentina. Eles também podem agravar a sensibilidade e iniciar a reação de dor. Ao beber líquidos ácidos, use canudos para limitar o contato com os dentes. Depois de comer ou beber uma substância ácida, beba água para equilibrar os níveis de ácido na boca.

Use produtos odontológicos fluoretados

O uso diário de um enxaguatório bucal fluoretado pode diminuir a sensibilidade. Pergunte ao seu dentista sobre os produtos disponíveis para uso doméstico. Além disso, o seu dentista pode aplicar verniz com flúor nas áreas sensíveis dos dentes para fortalecer o esmalte dentário e reduzir a dor.

Evite ranger os dentes (bruxismo)

Se você ranger ou cerrar os dentes, converse com o seu dentista. Em muitos casos será necessário o uso de um dispositivo oral (placa) para dormir.

Enxerto cirúrgico de gengiva

Se a raiz do dente perdeu tecido gengival, uma pequena quantidade de tecido gengival pode ser retirada de outro local da boca e fixada no local afetado. Isso pode proteger as raízes expostas e reduzir a sensibilidade.

Consulte seu dentista em intervalos regulares

Obtenha limpeza dentária profissional, instruções de higiene oral e tratamentos com flúor a cada 6 meses.

Odontologia – Curitiba

Somos especialistas em Odontologia Estética, Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.

Dra Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca