Desgaste nos dentes: causas, efeitos e como evitar.

Dentes manchados ou com pontas transparentes, aumento na sensibilidade ou esfarelamento são sintomas muito comuns dos desgaste nos dentes.

Mas fique tranquilo!! É possível evitar o desgaste ou seu agravamento com a mudança de alguns hábitos. Veja agora algumas causas e efeitos do desgaste dentário:

Dieta: ingestão de alimentos cítricos, café, bebidas destiladas, refrigerantes e doces podem acelerar o processo de degradação do esmalte dos dentes.Uma alimentação saudável e pobre em alimentos ácidos pode favorecer não apenas sua saúde bucal, como sua saúde física e emocional

Estresse/Ansiedade: esses estados emocionais podem alterar o pH bucal deixando-o mais ácido, além de alterar o fluxo salivar, reduzindo a reconstituição mineral do esmalte dentário, aumentando o desgaste.Além do fator bioquímico, o estresse e a ansiedade também são fatores que favorecem ao hábitos de bruxismo.

Refluxo gástrico: úlceras, gastrite e refluxo também são responsáveis por alterações do pH bucal que causam desgaste do esmalte dos dentes.

Bruxismo: o ato de ranger ou apertar os dentes é extremamente prejudicial ao sistema mastigatório podendo causar desgastes severos dos dentes e até mesmo fraturas.

Higiene: ter uma higiene bucal com escova dental de cerdas macias e pasta de dente não abrasivas, juntamente com a técnica de escovação adequada é primordial para evitar problemas de desgastes significativos. Força excessiva na escovação pode levar a lesões por desgaste importantes.

A melhor maneira de evitar desgastes dentários ou prevenir que estes se agravem é através das consultas periódicas com o seu dentista. Assim ele poderá orientar como evitar que os mesmos ocorram ou ao identificá-los, determinar a melhor forma de tratamento para cada caso.

Faça um check-up preventivo digital! Agende sua avaliação

A nossa família cuidando da sua saúde e bem-estar !

Você gosta do seu sorriso? Somos especialistas na área de Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.