O que fazer ao quebrar um dente?

Se você alguma vez sofreu um trauma no rosto e passou pela situação de quebrar um dente deve saber que esta é uma sensação um tanto desesperadora, especialmente quando se trata de um dente da frente. No entanto, hoje em dia existem muitas alternativas para tratar a fratura de um dente. Mas cada tratamento depende, é claro, da gravidade da fratura. 

A maior incidência de trauma de “dentes de leite” ocorre aos 2 a 3 anos de idade, quando a coordenação motora da criança ainda está em desenvolvimento e as quedas são frequentes.  Já as fraturas mais comuns em dentes permanentes ocorrem por diversos motivos, sendo os mais comuns: quedas, acidentes de trânsito e esportes.

Quais são as causas de fratura (quebra) de dentes?

Existem muitas causas para que aconteça a fratura de um dente. As principais são:

  • Trincas preexistentes que podem predispor mais facilmente o dente à uma fratura;
  • Cárie dentária que debilita a estrutura dentária;
  • Tratamento de canal, pois enfraquece o dente por falta de inervação e nutrição;
  • Uso inadequado do dente, por exemplo, ao abrir uma garrafa;
  • Força exagerada aplicada aos dentes, como no caso do bruxismo;
  • Trauma dentário, por uma queda, por exemplo.

O que fazer quando eu quebrar um dente?

Ao quebrar um dente, a primeira coisa a se fazer é não entrar em pânico e conservar a calma. Os primeiros cuidados podem ser cruciais na hora de realizar o tratamento. 

Caso seja possível, procurar o fragmento quebrado do dente e colocá-lo em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite. 

Você deve procurar o seu dentista o mais rápido possível. Caso existam cortes em tecidos superficiais (como lábio e língua) e sangramento excessivo, o melhor é se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento com urgência.

Quais são as opções de tratamento ao quebrar um dente?

Como o dente vai ser tratado vai depender muito da gravidade e extensão da fratura. A seguir explicamos algumas alternativas de tratamento:

Colagem de fragmento (para fraturas pequenas)

Caso tenha sido possível achar o pedaço de dente fraturado (dente quebrado) existe a possibilidade de fazer a colagem deste fragmento. Esta opção dá um resultado muito natural, no entanto, é importante fazer o acompanhamento deste procedimento com o seu dentista regularmente.

Restauração em dente vital

Se a extensão da fratura foi apenas em esmalte ou dentina, mas o fragmento de dente não foi encontrado, é possível realizar uma restauração em resina composta ou cerâmica. A escolha do material utilizado dependerá de cada caso. Deve ser feito acompanhamento do caso através de radiografias para verificar se realmente não houve dano à polpa (parte interna do dente com vasos e nervos) do dente.

Restauração em dente não vital

Muitas vezes a fratura do dente atinge a polpa dentaria. Nesses casos se faz necessário realizar o tratamento de canal no dente fraturado e em seguida o tratamento restaurador mais indicado. Como no caso anterior, a restauração final pode ser realizada em resina composta ou cerâmica dependendo do caso.

Extração 

Infelizmente, quando a fratura tem uma extensão maior o único jeito de resolver o caso é fazendo a extração do dente. Nestes casos é importante fazer um exame clínico detalhado do caso, acompanhado por exames complementares como a tomografia. 

Em casos de extração existem algumas alternativas para realizar a reabilitação do dente perdido. A primeira é a prótese fixa adesiva, que fica apoiada nos dentes laterais ao dente perdido para ter o suporte necessário. Existe também a opção de realização de um implante dentário e uma prótese sobre este implante. Esta última opção é mais moderna e conservadora. 

Como prevenir a fratura do dente?

É claro que nem sempre é possível evitar acidentes como quedas ou pancadas, mas em alguns casos, tomar algumas atitudes pode diminuir as chances de que essas fraturas aconteçam. 

Algumas dicas para evitar quebra de dentes são: evitar morder alimentos muito duros ou crocantes, como maça do amor ou pé de moleque; não usar os dentes para abrir coisas; utilizar a placa de proteção de dentes para aqueles que tem o hábito de bruxismo e utilizar protetores bucais durante a prática de esportes que possuam contato físico.

Além é claro de visitar o seu dentista a cada 6 meses para realização do check-up preventivo e, dessa forma, evitar que uma cárie seja motivo para uma possível fratura.

Odontologia – Curitiba

Somos especialistas em Odontologia Estética, Ortodontia e Ortopedia Facial, Disfunção da ATM, Bruxismo e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054 ou por whatsapp.

Não deixe de ler também!

bruxismo-causas-sintomas-e-tratamento-curitiba-loyolla-e-avellar
Bruxismo: Causas, sintomas e tratamento