Vacinas e imunossupressores: Qual vacina posso tomar?

Vacinas x Imunossupressores

Uma pergunta bastante comum no consultório médico é qual vacina é permitida quando se usa um imunossupressor?

Vamos lembrar que o imunossupressor é uma classe de droga que suprime ou reduz a competência do sistema imunológico. Pode ser utilizado em transplantes de órgãos, no tratamento oncológico e de doenças autoimunes. Logo, são amplamente prescritos por diversas especialidades.

As vacinas são substâncias biológicas utilizadas para melhorar a imunidade contra uma determinada doença. Podem ser constituídas de bactérias ou vírus vivo enfraquecidos, de seus fragmentos ou de suas toxinas. Têm a função fundamental de proteger contra infecções, através da criação de uma “memória imunológica” em que o organismo reconhece rapidamente a infecção e a combate.

Apesar da importância da vacinação, muitas vacinas são contra indicadas em pacientes imunossuprimidos que estão em vigência de imunossupressores (ver quadro 1 e 2). A contra-indicação é de acordo com o grau de imunossupressão e/ou o tipo de vacina. Por isso é importante a realização da vacinação, semanas antes de iniciar um tratamento imunossupressor (ver quadro 3).

Além disso, é importante estar ciente de que muitas vacinas podem ter seu efeito prejudicado em pessoas que estão em uso de imunossupressores. E por isso, mais uma vez, se faz necessário a vacinação antes de iniciar um tratamento imunossupressor, desde que não haja contraindicação e não atrase o tratamento da doença de base.

Pacientes que estavam sob forte tratamento imunossupressor só devem realizar a vacinação de microorganismo vivo atenuado seis meses após o termino do tratamento.

As pessoas que vivem em contato próximo com pacientes imunocomprometidos devem ser vacinadas com vacinas inativadas para evitar transmissão futura de infecção aos pacientes imunocomprometidos.

Seguem abaixo alguns quadros com esquemas para facilitar o entendimento do que foi descrito acima.

Quadro 1: Vacinas contra indicadas em pacientes imunossuprimidos graves
  • Como pode ser observado no quadro acima, as vacinas contra-indicadas em pacientes imunossuprimidos são as de vírus ou bactérias vivas atenuadas
Quadro 2: Grau de imunossupressão de acordo com a medicação
  • Em alguns pacientes com imunossupressão, avaliando-se o risco-benefício, pode ser realizada a vacina de microorganismo vivo atenuado
Quadro 3: Vacinação antes do tratamento com imunossupressor