Câncer de tireóide e doença cardiovascular

L&A ATUALIZAÇÕES

Alto risco de doença arterial coronariana e  AVC em pacientes com câncer de tireóide

Em estudo  recente publicado no Cancer Survivorship Symposium (CSS) Advancing Care and Research, na Coréia do Sul, foi demonstrado que pacientes com câncer de tireóide submetidos a tireoidectomia total têm alto risco de doença arterial coronariana (DAC) e acidente vascular cerebral isquêmico (ACVCi). A dose de levotiroxina também parece desempenhar um papel importante no risco global de risco cardiovascular, dizem os autores desse estudo.

Dr. Shin e colaboradores investigaram a incidência de  DAC e AVCi  em pacientes com câncer de tireóide usando dados do Korean National Health Insurance , que cobrem aproximadamente 97% de toda a população coreana. Eles identificaram 182.419 indivíduos que tinham sido submetidos à tireoidectomia para câncer de tireóide de 2004 a 2012.

A coorte foi então equiparada com um grupo de controle, e uma análise de regressão proporcional de riscos de Cox foi utilizada para determinar o risco relativo de DAC e AVCi. O tempo médio de seguimento foi de 4,32 anos. A equipe descobriu que, em geral, os pacientes com câncer de tireóide apresentavam risco elevado de DAC e AVCi ( hazard ratio (HR) 1,15 para ambos). Esse risco foi marcado em pacientes submetidos a tireoidectomia total e em indivíduos que tomaram doses mais elevadas de levotiroxina (HR, 1,47 para CHD e 1,56 para AVC isquêmico entre aqueles que tomaram pelo menos 170 μg / dia).

Em resumo, os doentes com câncer de tiróide tinham um risco aumentado de 15% para DAC e um risco semelhante 15% maior para acidente vascular cerebral isquémico. Receber tratamento com altas doses de levotiroxina também aumentou o risco: estar nos dois quartis superiores da terapia com levotiroxina teve um risco de 4 a 5 vezes para DAC e acidente vascular cerebral isquêmico e  2- a 2,5 vezes risco de fibrilação atrial.

Devido aos resultados apresentados nesse estudo, o autor Dong Wook Shin, MD, MBA, do Hospital de Câncer da Universidade Nacional de Seul, sugere mais cautela na escolha da tireoidectomia e na terapia de supressão de TSH, bem como um manejo mais adequado na  prevenção de doenças cardiovasculares.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp