Prevenção Cardiovascular: qual a sua importância?

Panorama geral

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares (ex. infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico) são as principais causas de morte no mundo, responsáveis por cerca de 30% da mortalidade global. No Brasil, a realidade epidemiológica não é diferente. Aproximadamente 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos. E estes índices só tendem a piorar nos próximos anos, não só pelo crescimento e envelhecimento da população, mas também pela persistência do mau estilo de vida.

E como podemos mudar esse cenário?

O conhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o primeiro passo para mudanças no estilo de vida da população. Existem os fatores de risco não modificáveis e os modificáveis. Os não modificáveis são aqueles que não podemos intervir, como idade, sexo e história familiar de doença cardiovascular. Os fatores modificáveis, como o próprio nome diz, são aqueles que podemos mudar como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, estresse e sedentarismo. A compreensão por parte da população sobre a correlação da presença desses fatores de risco e o aumento da mortalidade cardiovascular associado a adequadas políticas públicas de saúde, principalmente voltadas para atenção primária, são fundamentais para a mudança dessa realidade.

Nas próximas publicações abordaremos com mais detalhes cada um dos fatores de risco e seus respectivos tratamentos.

Cardiologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp