Artrite reumatoide e aterosclerose

L&A Atualizações

Estudo mostra que pacientes com artrite reumatoide tem maior chance de desenvolver aterosclerose

De acordo com nova pesquisa, as pessoas com artrite reumatoide (AR) estão mais propensas a desenvolver aterosclerose, uma condição inflamatória crônica que acomete os vasos sanguíneos.

O estudo, “Imaging atherosclerosis in rheumatoid arthritis: evidence for increased prevalence, altered phenotype and a link between systemic and localised plaque inflammation”, foi publicado na revista Scientific Reports.

Na AR, a inflamação crônica aumenta o risco cardiovascular por meio da aterosclerose acelerada – endurecimento e estreitamento das artérias causadas pela pressão arterial alta, tabagismo ou colesterol elevado. Isso leva à formação de placas, e em muitos casos podem culminar em infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica.

Sarah Skeoch e Ian Bruce, do Centro de Epidemiologia do Reino Unido a Universidade de Manchester, utilizaram técnicas avançadas de imagem para identificar o aumento do risco cardiovascular entre os pacientes com AR. O estudo teve como objetivo descobrir se a inflamação crônica leva a um maior risco de problemas cardiovasculares nesses pacientes, através da aterosclerose acelerada.

Os pesquisadores descobriram que a placa aterosclerótica era mais prevalente nos pacientes com AR, que também apresentavam maior prevalência de placa calcificada. Além disso, eles encontraram níveis mais elevados de dois biomarcadores específicos – PCR hs e IL6 – que podem estar relacionados a maior presença de placa e inflamação.

Os resultados ainda validam a evidência de que uma combinação destes dois biomarcadores aumenta o risco de doenças cardiovasculares na população em geral. E que essa inflamação excessiva contribui para o aumento do risco cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide.

Este estudo não só reforça a ligação entre artrite reumatoide e doença cardiovascular, mas os resultados também podem nos ajudar a entender o que causa aterosclerose tanto nos pacientes com artrite reumatoide quanto no público em geral . E o estudo também mostra como as novas técnicas de imagem podem ser úteis para entender a influência da atividade da doença e das terapias anti-inflamatórias na aterosclerose em pacientes com AR.

Texto publicado no Rheumatoid Arthritis News

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp