Cigarro eletrônico ou vape

Cigarro eletrônico ou VAPE: o que você precisa saber

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, smok, jull, ou simplesmente “caneta” por conta do seu formato, trata-se de um dispositivo de bateria no qual é colocado um líquido concentrado de nicotina, que é aquecido e inalado pelo usuário. 

E o que é Vaping?

Vaping é a inalação do vapor criado pelo cigarro eletrônico (e-cigarette) ou outro dispositivo.

Qual a diferença do cigarro eletrônico para o normal?

O cigarro comum ao ser acendido, o fogo queima as substâncias perigosas à saúde, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. O mesmo vale para charuto e cachimbo. E todos levam à dependência.

O cigarro eletrônico (ou “caneta vape”), no lugar da combustão do cigarro comum, o princípio aqui é a vaporização. O líquido para o vaping é aquecido até que ele se torne um vapor, que é inalado. Esse líquido (e-líquido ou “suco vape”) pode conter nicotina ou óleo de maconha. Esse líquido além da nicotina, possui ainda produtos solventes como água, propilenoglicol, glicerina e aromatizantes para dar sabor.

Os cigarros eletrônicos podem ser recarregáveis ​​ou pré-carregados com cartuchos contendo o e-líquido. Os cigarros eletrônicos pré-cheios (chamados “Puff Bars”) são projetados para uso único. Depois de dar um certo número de “puffs”, o usuário joga o aparelho fora.

Qual o mal que o cigarro eletrônico faz?

Os principais riscos para a saúde do cigarro eletrônico incluem:

Vício: os cigarros eletrônicos contêm nicotina, uma droga altamente viciante. Você não precisa vaporizar todos os dias para ficar dependente.

Tornar-se fumante de tabaco ( Confira também: Tabagismo – O que você precisa saber) : As pessoas que utilizam vape são mais propensas a começar a fumar cigarros com tabaco e podem ter maior probabilidade de desenvolver outros vícios no futuro.

Ansiedade e depressão: A nicotina piora a ansiedade e a depressão. Também afeta a memória, a concentração, o autocontrole e a atenção, especialmente nos cérebros em desenvolvimento.

Impotência: Existem algumas evidências de que o vaping pode causar disfunção sexual em homens.

Exposição a produtos químicos cancerígenos

Efeitos nocivos para o coração, pulmões e saúde bucal.

Ainda não conhecemos todos os efeitos nocivos do vaping. É necessário mais tempo para que os estudos demonstrem os efeitos de longo prazo do cigarro eletrônico na saúde como um todo.

O que é pior: cigarro comun ou cigarro eletrônico?

Apesar da aperência diferente e não possuir a mesma quantidade de componentes químicos que um cigarro convencional, o VAPE também é prejudicial a saúde. Confira abaixo os riscos do vaping para sua saúde.

Como o vaping eletrônico afeta seu coração?

Pesquisas preliminares sugerem que o vaping apresenta riscos para a saúde do coração.

Esses estudos apontam que os aerossóis de e-líquido contêm partículas, agentes oxidantes, aldeídos e nicotina. Quando inalados, esses aerossóis provavelmente afetam o coração e o sistema circulatório. Isso se deve ao efeito direto das partículas e ao efeito secundário (aumento frequência cardíaca e pressão arterial), podendo aumentar o risco de um ataque cardíaco. 

Além disso, os efeitos cardiovasculares do vaping indicam que os cigarros eletrônicos podem representar um risco cardiovascular principalmente para pessoas que já têm alguma doença cardíaca de base.

No entanto, os pesquisadores concluíram que, em geral, acredita-se que o vaping seja menos prejudicial ao coração do que fumar cigarros.

Como o vaping afeta seus pulmões?

Alguns estudos sugerem que o vaping pode ter efeitos negativos aos pulmões devido às partículas do e-líquido, levando a complicações respiratórias.

Estudiosos relatam que não se deve esperar 20 a 30 anos para começar a avaliar os efeitos  tóxicos do cigarro eletrônico na saúde pulmonar.  Dados emergentes sugerem ligações com doenças pulmonares crônicas e asma. Você está se expondo a todos os tipos de produtos químicos que ainda não entendemos e que provavelmente não são seguros.

Além disso, houve um surto de lesões pulmonares e mortes associadas ao vaping. Em fevereiro de 2020, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmou casos de lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou vaping (EVALI) e mortes atribuídas a essa condição.

Segundo especialistas,esses casos parecem afetar predominantemente pessoas que modificam seus dispositivos vaping ou usam e-líquidos modificados pelo mercado negro. Isso é especialmente verdadeiro para produtos vaping contendo THC (tetrahidrocanabinol). O CDC identificou o acetato de vitamina E como um produto químico preocupante entre as pessoas com EVALI. O acetato de vitamina E é um agente espessante frequentemente usado em produtos vaping de THC e foi encontrado em todas as amostras de fluido pulmonar de pacientes EVALI examinados pelo CDC.

Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins sobre ingredientes do vape publicada em outubro de 2021 revela milhares de ingredientes químicos em produtos vape, a maioria dos quais ainda não foi identificada. Entre os que a equipe conseguiu identificar estavam várias substâncias potencialmente nocivas. Dentre elas incluem-se: três substâncias químicas nunca encontradas em cigarros eletrônicos, um pesticida e dois aromatizantes relacionados a possíveis efeitos tóxicos e irritação respiratória.

Como o vaping afeta seus dentes e gengivas?

O vaping parece ter vários efeitos negativos na saúde bucal. Estudos relatam que a exposição ao aerossol do cigarro eletrônico torna as superfícies dos dentes mais propensas ao desenvolvimento de bactérias e consequentemente de cáries.

Além disso, existem dados que confirmam aumento da inflamação das gengivas, um fator conhecido no desenvolvimento de doenças periodontais.

Os cigarros eletrônicos são tão viciantes quanto os tradicionais.

Tanto os cigarros eletrônicos quanto os cigarros comuns contêm nicotina. E algumas pesquisas sugerem que pode ser tão viciante quanto a heroína e a cocaína. Além disso,  muitos usuários de cigarros eletrônicos obtêm ainda mais nicotina do que de um produto de tabaco. Os  usuários podem comprar cartuchos extra-fortes, que têm uma concentração mais alta de nicotina.

Uma nova geração está ficando viciada em nicotina.

Entre os jovens, os cigarros eletrônicos, especialmente os descartáveis, são mais populares do que qualquer produto tradicional de tabaco. Há três razões pelas quais os cigarros eletrônicos podem ser particularmente atraentes para os jovens. Primeiro, muitos adolescentes acreditam que vaping é menos prejudicial do que fumar. Em segundo lugar, os cigarros eletrônicos têm um custo por uso menor do que os cigarros tradicionais. Finalmente, jovens e adultos acham atraente a falta de fumaça. Sem cheiro, os cigarros eletrônicos reduzem um pouco o estigma de fumar.

Qual efeito de um cigarro eletrônico de maconha ou óleo canabidiol (CBD)

Se você vaporizar maconha, os efeitos colaterais podem incluir:

  • Alteração na coordenação e memória  
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Náusea e vômito
  • Raciocínio lentificado
  • Dependência a longo prazo

Por que devo desistir do cigarro eletrônico?

Existem diversos motivos para cessar o uso de cigarro eletrônico. Dentre eles destacamos:

Vício: O vício no cérebro em crescimento pode criar caminhos para o vício posterior de outras substâncias.

Uso de outros produtos de tabaco: estudos mostram que o vaping torna mais provável que alguém experimente outros produtos de tabaco, como cigarros comuns, charutos e narguilés.

Riscos cerebrais: A nicotina afeta o desenvolvimento do cérebro. Isso pode dificultar o aprendizado e a concentração. Algumas das mudanças cerebrais são permanentes e podem afetar seu humor e capacidade de controlar seus impulsos quando adulto.

Toxinas: O vapor feito de cigarros eletrônicos não é feito de água. O vapor contém substâncias químicas nocivas e as partículas inaladas são prejudiciais para todo o trato respiratório, principalmente o pulmão.

Preço:  Vaping é caro! O custo dos cartuchos ao longo do tempo é alto. Em vez disso, você pode gastar esse dinheiro em outras coisas que você precisa ou gosta.

Marketing: muitos cigarros eletrônicos são fabricados pelas mesmas empresas que produzem cigarros comuns. Seu marketing tem como alvo os jovens, criando sabores divertidos para cigarros eletrônicos e mostrando pessoas jovens e saudáveis ​​vaporizando. Eles estão tentando fazer de você o próximo cliente da sua vida.

Como posso desistir?

Inicialmente, reflita sobre os motivos que levam você a usar o cigarro eletrônico. Escolha um dia para parar. Coloque-o no calendário e diga a amigos e familiares que o apoiam que você está parando naquele dia.

Saiba que os sinais de abstinência são mais fortes nos primeiros dias após a interrupção. No entanto, eles melhoram nos dias e semanas seguintes. Por isso é importante ter consciência dos sintomas como: dores de cabeça, cansaço, irritabilidade, alterações do humor, dificuldade para dormir e fome.

Se possível, evite lugares e pessoas que provoquem o desejo de utilizar o cigarro eletrônico. Se você sentir vontade de vaporizar, tente estas coisas:

  • Mastigue chiclete sem açúcar ou beba água.
  • Faça uma atividade física que goste
  • Experimente yoga ou meditação.
  • Vá para algum lugar onde fumar/vaping não seja permitido.

Cardiologista – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dr. Alexandre L. S . Avellar Fonseca – Cardiologista