Forame Oval Patente

Forame Oval Patente (FOP) – Definição, diagnóstico e tratamento

O que é Forame Oval Patente?

Forame oval patente (FOP) é a persistência de um orifício situado na parede do coração, que separa os átrios esquerdo e direito, após o nascimento.

forame oval patente
Forame Oval Patente (FOP)

Durante o desenvolvimento fetal,  existe um pequeno buraco (forame) presente na parede entre as câmaras superior direita e esquerda do coração (átrios). Esse buraco permite que o sangue oxigenado proveniente da mãe passe diretamente do lado direito para o lado esquerdo do coração do feto. Consequentemente, não há necessidade de passar pelos pulmões do feto para realizar a oxigenação fetal. 

Após o nascimento, esse orifício normalmente se fecha nas primeiras horas. Mas quando o forame não fecha, é chamado de forame oval patente.

O Forame Oval Patente é uma alteração frequente?

O forame oval patente ocorre em cerca de 20 a 25% da população normal. No entanto, a maioria das pessoas com essa condição não tem o conhecimento dessa alteração. E como o FOP é descoberto? Na maioria dos casos, o FOP é descoberto durante exames de rotina ou  para investigação de outras doenças. 

É interessante notar que a prevalência do FOP  aumenta para cerca de 40 a 50 % em pacientes  com acidente vascular cerebral (AVC) de causa desconhecida, conhecido como AVC criptogênico. Isto é especialmente verdadeiro em pacientes que tiveram um AVC antes dos 55 anos.

Quais são os sintomas do forame oval patente?

A maioria das pessoas com um forame oval patente não sabe que o têm, porque geralmente é uma condição oculta que na maioria dos casos não leva a manifestação de  sinais ou sintomas. No entanto, em alguns casos, determinados pacientes podem  apresentar manifestações clínicas, como migrânea ( enxaqueca) recorrente,  acidente vascular cerebral criptogênico ou AIT ( acidente isquémico transitório), e platipneia-ortodeoxia. A explicação para essas complicações seria pela presença de pequenos coágulos sanguíneos no coração que podem passar por um forame oval patente e acometer  o cérebro, levando a essas alterações neurológicas.

Como é feito o seu diagnóstico?

Existe uma variedade de modalidades de ultra-som para diagnosticar um FOP, incluindo ecocardiografia transtorácica (ETT) , ecocardiografia transesofágica (ETE), Doppler transcraniano, Doppler transmitral e ecocardiografia intracardíaca. Além disso, variações nos exames de ETT e ETE podem ser usadas para identificar o forame oval patente, incluindo:

  • Doppler de fluxo de cor.  Se você possui um forame oval patente, um ecocardiograma com Doppler de fluxo de cor pode detectar o fluxo de sangue entre o átrio direito e o átrio esquerdo.
  • Estudo de contraste salino (estudo de bolhas). Neste estudo,  uma solução salina estéril é agitada até formar pequenas bolhas e depois é injetada em uma veia. As pequenas bolhas “viajam” para o lado direito do seu coração e aparecem no ecocardiograma.

Se não houver nenhum orifício entre o átrio esquerdo e o átrio direito do seu coração, as bolhas simplesmente serão filtradas nos pulmões. No entanto, se você tem um FOP, algumas bolhas aparecerão no lado esquerdo do coração. 

O risco de acidente vascular cerebral associado a um FOP descoberto incidentalmente em indivíduos assintomáticos é incerto.  Além disso, não existem evidências científicas para o tratamento preventivo nesse casos. Portanto, para pacientes assintomáticos com FOP é aconselhável não realizar nenhum tipo de tratamento.

Tratamento

Quais as recomendações de tratamento no caso de pacientes que apresentaram AVC criptogênico são as seguintes:

  • Para pacientes com AVC criptogênico e FOP com idade acima de 60 anos, é indicado terapia antiplaquetária em vez de fechamento percutâneo de FOP. Uma exceção são os doentes com trombose venosa profunda aguda, embolia pulmonar ou outro tromboembolismo venoso, geralmente tratados com anticoagulação.
  • Para os pacientes com idades inferiores a 60 anos com acidente vascular cerebral isquêmico criptogênico, que tem um FOP com “shunt” ( desvio) de direita para esquerda detectado pelo estudo de bolhas, é indicado o fechamento percutâneo de PFO além da terapia antiplaquetária, em vez de terapia antiplaquetária sozinha.
forame oval patente tratamento
Dispositivo para fechamento de FOP

Cardiologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dr. Alexandre L. S . Avellar Fonseca – Cardiologista