Eritema pérnio ou Perniose: o que é, quais os sintomas e qual o tratamento?

Você apresenta manchas vermelhas ou roxas nas mãos ou pés que coçam ou doem no frio? Pode ser eritema pérnio.

O que é perniose ou eritema pérnio?

É uma condição inflamatória da pele que ocorre após exposição ao frio e umidade. Ela é caracterizada por lesões dolorosas ou que coçam, avermelhadas  a violáceas nas extremidades. Geralmente são mais frequentes em mãos e pés, mas podem ocorrer no nariz ou orelhas. O eritema pérnio pode ser idiopático ou secundário a uma doença .

Qual a causa do eritema pérnio? 

A causa principal é a exposição ao frio. Principalmente se for um frio moderado a intenso associado à umidade. E ocorre devido uma resposta vascular anormal ao frio. Pequenos traumas  também podem predispor ao desenvolvimento da perniose. A hiperidrose e baixo índice de massa corporal podem ser fatores de risco.

O eritema pérnio crônico pode estar associado a diversas doenças sistêmicas como por exemplo:

Qual a frequencia da perniose e qual idade e sexo que mais ocorre?

A incidência no Brasil é desconhecida uma vez que é pouco diagnosticada. Dados da Inglaterra sugerem uma incidência de até 10% no inverno quando o clima está frio e úmido. As mulheres são mais acometidas que os homens. Também são mais comuns em jovens e adultos jovens.

Quais os sintomas do paciente com eritema pérnio?

Na maioria dos casos, os pacientes vão se queixar de surgimento de pequenas manchas e/ou  nódulos avermelhados,  variando até coloração arroxeada , localizadas nos dedos das mãos ou pés. Podem surgir placas, vesículas ou até mesmo úlceras. Em alguns casos ha inchaço do dedo acometido.. Geralmente são lesões que coçam, ardem ou doem e que surgem horas ou até mesmo alguns dias após exposição ao frio.  A maioria dos casos se resolvem em 2 a 3 semanas. 

Como é feito o diagnóstico de perniose?

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente e nos achados de exame físico. Nem todos os casos são necessários exames laboratoriais ou de imagem para investigação. Quando necessários, solicitamos os seguintes exames:

  • Hemograma completo e provas de atividade inflamatória (VHS e PCR)
  • Anticorpos Antifosfolípide
  • DOsagem de crioglobulina
  • Fator Antinuclear (FAN)
  • Eletroforese de proteínas e dosagem de imunoglobulina

Qual o tratamento da perniose? Existe alguma forma de evitar?

Manter-se aquecido é a melhor maneira de evitar a perniose. Por isso, mantenha as extremidades como mãos, pés e orelhas bem protegidos do frio com uso de luvas, meias grossas e tocas , respectivamente. Lembre-se também de manter as mãos e os pés secos, uma vez que a umidade é uma fator agravante. Evitar uso de nicotina pode aliviar os sintomas.

Os medicamentos mais utilizados são corticoide topico , corticoide oral e vasodilatadores. Alguns estudos anedotais mostram resultados com Vitamina K e radiação ultravioleta B.

Não deixe de ler também!

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp