“ Meu FAN é positivo, eu tenho reumatismo ? ”
Essa é uma pergunta muito comum no consultório do médico reumatologista. Antes de respondê-la é preciso entender o que esse exame FAN significa , como interpretar o resultado e em que doenças ele pode estar presente?
Nesse post tentaremos explicar de maneira clara todas as dúvidas que surgem a respeito do exame FAN.
O que é FAN?
O FAN, abreviação de Fator Antinuclear, também conhecido como anticorpo antinuclear (ANA), é um exame utilizado no rastreamento de autoanticorpos no sangue (soro) de pacientes com suspeita de doença autoimune. Logo, deve ser solicitado apenas àqueles pacientes com suspeita de autoimunidade.
Como interpretar o exame?
Ao longo dos últimos anos, o fator antinuclear foi se tornando bastante sensível, no entanto, menos específico. Consequentemente, houve um aumento de exames falso-positivos, isto quer dizer, muitos pacientes saudáveis passaram a apresentar FAN positivo.
A presença do exame positivo não quer dizer que a pessoa tenha uma doença autoimune, como também a sua ausência não exclui a presença de uma autoimunidade. A avaliação do padrão e da titulação do exame é de grande importância na interpretação.
Quanto maior a titulação, maior a chance da pessoa apresentar uma doença autoimune e determinados padrões falam mais a favor de autoimunidade.
Quais doenças causam um FAN positivo?
Dentre as doenças reumatológicas, uma variedade pode levar a um exame alterado, como:
- Lúpus Eritematoso Sistêmico
- Esclerose Sistêmica
- Síndrome de Sjogren
- Doença Mista do Tecido Conjuntivo
- Polimiosite / Dermatomiosite
- Artrite Reumatoide
- Artrite Idiopática Juvenil
Outras doenças autoimunes podem cursar com FAN positivo como:
- Doenças da tireoide ( por exemplo, tireoidite de Hashimoto e doença de Graves)
- Doenças gastrointestinais (por exemplo, doença inflamatória intestinal, cirrose biliar primária, hepatite autoimune)
- Vitiligo
- Psoríase
Doenças infecciosas também podem cursar com positividade do FAN:
- Infecções virais (hepatite C, parvovirose)
- Infecções bacterianas ( tuberculose)
- Infecção parasitária ( esquistossomose)
Além das doenças citadas acimas, o FAN pode estar positivo raramente em alguns cânceres e após uso de medicamentos específicos.
A presença do exame FAN positivo pode causar muita angústia ao paciente quando mau interpretado. Por isso é muito importante a análise correta do exame associado à história clínica e exame físico do paciente. Portanto, o reumatologista é o melhor profissional para uma melhor elucidação.
Todas as informações acima não substituem a consulta médica com um especialista. Em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.
A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes. Agende sua consulta agora mesmo: 41.3076-3054 ou whatsapp