FAN - o que é e como interpretar?

FAN exame: o que é, para que serve e por que fica positivo?

Você fez o exame FAN e ele veio positivo ou reagente? Neste post explicaremos o que é este exame, para que serve, quando e por que ele fica positivo.

Meu FAN é positivo, eu tenho reumatismo ?

Essa é uma pergunta muito comum no consultório do médico.  Antes de respondê-la  é preciso entender o que esse exame FAN significa , como interpretar o resultado  e em que doenças ele pode estar presente.

O que é o exame FAN?

O exame FAN (Fator Antinuclear) é um exame de sangue que pesquisa determinados tipos de anticorpos em nosso corpo. É também conhecido como ANA (Anticorpo Antinuclear, em inglês Antinuclear Antibody).

Mas o que são anticorpos? Os anticorpos são proteínas que o sistema imunológico produz para combater os vírus, bactérias e outros germes.  No entanto, às vezes, nosso sistema imunológico produz anticorpos contra as células do nosso próprio corpo, achando que elas são “inimigas”. Chamamos esses anticorpos específicos, que atacam nosso próprio organismo, de “autoanticorpos”. Esses autoanticorpos podem “atacar” diversas partes do corpo, como as articulações, a pele, os músculos entre outras.

Quando o FAN deve ser solicitado?

O FAN não deve ser pedido em exames de rotina. Seu médico deve pedir o exame FAN apenas na suspeita de alguma doença autoimune. Quando solicitado sem indicação, pode gerar ansiedade desnecessária.  Abaixo descrevemos alguns sintomas que podem sugerir doenças autoimunes:

  • Dor, rigidez ou inchaço nas articulações 
  • Cansaço ou fadiga sem causa conhecida
  • Fraqueza muscular progressiva
  • Febre recorrente ou persistente, quando descartada infecção
  • Erupções no corpo inexplicadas ( por exemplo. rash avermelhado nas bochechas e na ponta do nariz que lembra uma borboleta
  • Sensibilidade à luz
  • Perda de cabelo, quando descartadas causas mais comuns
  • Dormência e amortecimento de mãos e pés 
  • Alteração da coloração das mãos e/ou pés
  • Bocas e olhos secos persistentes

Como interpretar o exame FAN?

Dizemos que um exame é positivo ou reagente quando há a presença de anticorpos antinucleares no sangue.  Já um resultado negativo significa que não foram encontrados autoanticorpos. 

Nas últimas décadas, o teste fator antinuclear foi se tornando cada vez mais sensível, mas, menos específico.  Isto é, o teste começou a vir positivo mais frequentemente, no entanto, nem sempre significava que a pessoa realmente tinha alguma doença. Consequentemente,  houve um aumento considerável de exames falso-positivos, ou seja,  muitos pacientes saudáveis passaram a apresentar FAN positivo.

Logo, um teste positivo não significa que você tenha uma doença autoimune. Assim como, um exame negativo não quer dizer que você não tenha uma doença. Cerca de 3% a 15% das pessoas hígidas têm anticorpos antinucleares, isto é, tem o FAN reagente. 

Alguns dados do exame ajudam a interpretar o resultado e podem sugerir mais ou menos uma doença autoimune. Por exemplo, quanto maior a titulação do exame, maior a chance de que exista uma autoimunidade. E dependendo do padrão do teste, também pode falar ou não a favor de uma determinada doença. Falaremos melhor a seguir sobre o título e o padrão.

Como dito anteriormente, nem todas as pessoas que têm uma doença autoimune, apresentarão um teste positivo. Por isso, o exame FAN é apenas uma parte do diagnóstico médico das doenças autoimunes. Os médicos também considerarão os seus sintomas, exame físico e sem dúvida pedirão outros exames.

O que é o título do FAN ? Ele é importante?

A avaliação do título é muito importante para a interpretação do exame. O título refere-se à quantidade de autoanticorpos presentes na amostra de sangue do paciente avaliada. Ele costuma ser apresentado da seguinte forma: 1/80, 1/160, 1/320, 1/640 e 1/1280.  Quanto maior é o número do denominador, maior é o número de autoanticorpos no sangue avaliado. Isto é, o sangue diluiu-se por diversas vezes e mesmo assim o paciente apresenta os anticorpos antinucleares. Nesses casos, maior a probabilidade de que tenha uma doença autoimune.

Pessoas saudáveis podem apresentar títulos elevados?

Sim. Como já falamos outras vezes neste post, um ANA positivo pode ser observado em pessoas normais. Entretanto, como você verá abaixo, a prevalência do FAN positivo sem significado clínico reduzirá bastante conforme o título aumenta. Por exemplo, um ANA positivo para um título de:

  • 1: 80 pode ser encontrado  em  13%;
  • 1:160 pode ser visto em 5%; 
  • 1:320 pode ser observado em 3% das pessoas saudáveis sem qualquer sinal de doença autoimune.

O padrão do fator antinuclar pode ser sugestivo de alguma doença específica?

Outro dado importante para avaliação do teste FAN é o seu padrão..  O padrão está relacionado à distribuição da coloração que é produzida pelos autoanticorpos quando reagem com outras proteínas (antígenos) das células. 

Existem diversos tipos de padrões descritos e muitos deles podem ser sugestivos de doenças autoimunes específicas. Segue abaixo alguns padrões mais encontrados e seu significado .

  • Padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso – é o marcador mais frequentemente encontrado na rotina em indivíduos sem evidência objetiva de doença sistêmica
  • Padrão Nuclear Pontilhado Fino – marcador encontrado na Síndrome de Sjogren primária,  lúpus eritematoso sistêmico e cirrose biliar primária
  • Padrão Nuclear Pontilhado Grosso –  marcador encontrado no lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e doença mista do tecido conjuntivo
  • Padrão Nuclear Homogêneo – marcador encontrado no lúpus eritematoso sistêmico, lúpus induzido por drogas, artrite reumatoide, artrite reumatoide juvenil e hepatite autoimune.
  • Padrão Pontilhado Centromérico –  marcador encontrado na esclerose sistêmica forma CREST,  cirrose biliar primária e síndrome de Sjögren

Quais doenças causam um FAN positivo?

Diversas doenças autoimunes podem levar a um FAN reagente. Dividimos em doenças reumatológicas e não reumatológicas . Abaixo listamos algumas delas.

Dentre as doenças reumatológicas, uma variedade  pode levar  a um exame alterado, como:

Outras doenças autoimunes podem cursar com FAN positivo como:

  • Tireoidite de Hashimoto
  • Doença de Graves
  • Doença inflamatória intestinal (por exemplo, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)
  • Cirrose biliar primária
  • Hepatite autoimune
  • Vitiligo
  • Psoríase

 Doenças infecciosas também podem cursar com positividade do FAN:

  • Infecções virais (por exemplo, hepatite C, parvovirose e HIV)
  • Infecções bacterianas ( ex. tuberculose e sífilis)
  • Infecção parasitária ( esquistossomose)

 Além das doenças citadas acima, o FAN pode estar positivo raramente em alguns tipos de câncer e após uso de determinados medicamentos.

Qual a relação do FAN e do câncer?

Diferentes autores evidenciaram que os ANAs estão presentes, não apenas em  doenças autoimunes, mas também no sangue de pacientes com diversos tipos de câncer. Esses ANAs são bastante promissores como possíveis biomarcadores diagnósticos e prognósticos no câncer. Em especial, no diagnóstico precoce ou detecção de doenças pré-malignas, ajudando a rastrear pacientes com risco de câncer. Ainda mais estudos são necessários.

Quais medicamentos podem causar FAN positivo?

Os medicamentos mais comuns são a hidralazina,hidroclorotiazida, metildopa, isoniazida, minociclina e procainamida. Lembrando que algumas dessas medicações também podem causar lúpus induzido por droga.

Existe alguma relação entre Covid-19 e FAN positivo?

Alguns estudos mostraram uma alta prevalência de anticorpos antinucleares na COVID-19, no entanto, a natureza dos antígenos alvo é pouco compreendida. Também descreveram que exames de fator antinuclear persistentemente positivos, 12 meses após infecção por COVIS-19, estão associados a sintomas e inflamação permanentes em um subconjunto de sobreviventes de COVID-19. Além disso,  relataram que os pacientes com COVID-19 e FAN reagente tiveram um pior prognóstico em comparação com os negativos.

O que fazer quando o fator antinuclear vier reagente?

A presença  do exame FAN positivo pode causar muita angústia ao paciente quando mal interpretado. Por isso, é muito importante a análise e interpretação correta do exame, associado à uma história clínica e exame físico bem realizados.  Portanto, caso você tenha um FAN positivo, procure um reumatologista, pois é o melhor profissional para lhe ajudar.

Todas as informações acima não substituem a consulta médica com um especialista. Em caso de dúvida deixe seu comentário abaixo.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dr. Marcelo de Loyola e Silva Avellar Fonseca – Reumatologista