Dicas para evitar dor no pescoço

Em algum momento da vida, muitas pessoas desenvolverão dor na região cervical, o que será motivo de procura médica. De fato, este sintoma é bastante prevalente, com mais de 10% da população adulta podendo ser acometida em alguma fase da vida. Devido esta prevalência aumentada, neste post daremos algumas dicas para evitar dor no pescoço.

A dor no pescoço geralmente surge dos músculos, tendões e ligamentos que se encontram ao redor da coluna cervical (o pescoço).

O espasmo muscular e a tensão muscular são muitas vezes causados por um problema cervical subjacente, como por exemplo, estenose espinhal ou degeneração do disco. Pode ser desencadeada por trauma, mas frequentemente ocorre de forma insidiosa ou sem motivo óbvio e/ou identificável.

Se você no momento está com alguma dor cervical, as seguintes dicas devem ajudá-lo a aliviar esta dor e a evitar novas dores futuramente.

Siga estas dicas para evitar dor no pescoço:

1 – Troque o travesseiro

Existem muitas opções de travesseiros para dormir em termos de conforto e apoio para seu pescoço. Você pode precisar de algumas tentativas até encontrar o travesseiro ideal. Como regra geral, é melhor usar um travesseiro que mantenha sua coluna cervical em alinhamento neutro, isto quer dizer, a curva natural do seu pescoço é apoiada e mantida.

travesseiro e pescoço

2 – Durma sobre as costas

Em geral, dormir sobre as costas ou em decúbito dorsal é a melhor posição para permitir que sua coluna inteira descanse confortavelmente.  O apoio debaixo de cada braço nesta posição também pode contribuir para o alívio dor no pescoço.

Pessoas com dor cervical devido estenose da coluna vertebral podem apresentar alivio da dor com uma ligeira inclinação da cabeceira, através da introdução de  um travesseiro de espuma em sua cama e/ou de uma cama com cabeceira ajustável.

Se você preferir dormir de lado, verifique se o seu travesseiro não é muito alto. A altura correta normalmente evita que sua cabeça e pescoço se inclinem de forma não natural para ambos os lados.

3 – Verifique se monitor do seu computador esteja ao nível dos olhos

Sente-se confortavelmente na frente do seu computador e feche os olhos. Quando você abrí-los, seu olhar deve estar diretamente no meio da tela do seu computador. Caso você perceba que seu olhar não esteja no centro, você terá que ajustar a altura do monitor.

Os laptops geralmente exigem que você incline sua cabeça para baixo para ver a tela, o que pode desencadear dor cervical. Neste caso, conectar seu laptop a um monitor separado, ou tela, muitas vezes é útil.

ergonomia e pescoço

4 – Fique atento com a posição do pescoço ao mexer no celular

Mexer no seu celular olhando para baixo por qualquer período de tempo leva a uma tensão excessiva em seu pescoço. Esse estresse adicional nas articulações, ligamentos e discos do pescoço pode levar a alterações degenerativas prematuras ao longo do tempo. 

Dicas para evitar danos no pescoço ao mexer no celular incluem: a elevação do telefone para o nível dos olhos, reduzir o tempo de uso do celular, repousar as mãos e o dispositivo em um travesseiro ou apoio e realizar intervalos frequentes de uso do celular. 

celular e pescoço

5 – Use um fone de ouvido.

Se você passa muito tempo no telefone, evite inclinar a cabeça para o lado ou encaixar seu telefone no pescoço. Qualquer tipo de dispositivo que deixa  as mãos livres, como um fone de ouvido, é uma excelente opção para falar ao telefone, evitando segurar o telefone incorretamente.

6 – Exercite e alongue o pescoço

Mantenha seus músculos do pescoço fortalecidos. Faça exercícios de fortalecimento e alongamento diariamente.  Segue abaixo alguns exemplos de alongamentos que podem contribuir para o alívio da dor.

alongamento do pescoço

 

7 – Mantenha-se bem hidratado

Mais uma razão para beber muita água durante o dia é nutrir e hidratar os discos intervertebrais – as estruturas esponjosas que se encontram entre as vértebras do pescoço. Esses discos são compostos principalmente de água, portanto, manter-se bem hidratado ajudará a manter seus discos flexíveis e fortes.

8 – Erga peso uniformemente

Um erro comum que as pessoas cometem é carregar uma bolsa ou mala pesada em um lado do corpo. Essa carga irregular pode fazer com que seus ombros se tornem assimétricos, estirando os músculos do pescoço.

Em primeiro lugar, tente reduzir a carga, levando apenas os itens essenciais em sua bolsa ou mala. E faça um esforço para manter os ombros nivelados em todos os momentos quando você a carrega. Considere usar uma mochila que distribua o peso uniformemente em ambos os ombros.

Outro erro comum ao erguer um peso é não flexionar bem os joelhos mantendo a coluna em postura adequada. Por isso fique sempre atento à sua postura.

67 Safety Correct Lifting Of Heavy Box Vector Illustration Illustrations &  Clip Art - iStock

9 – Mantenha sua postura adequada

A má postura pode causar dor cervical ao causar tensão dos músculos e ligamentos que suportam o pescoço, resultando em lesões ao longo do tempo.

A postura dianteira de cabeça e ombros é o exemplo mais comum de má postura que contribui para a dor no pescoço. Isso ocorre quando o pescoço se inclina para a frente, colocando a cabeça na frente dos ombros.

postura e pescoço

A sobrecarga exercida na região cervical aumenta à medida que deslocamos a cabeça para frente como mostra a figura abaixo:

sobrecarga sobre o pescoço

10 – Aliviar a dor nos pontos gatilhos

Os pontos gatilhos são pequenos nós no músculo ou fáscia muscular que podem levar à dor. A região cervical é um local onde diversos pontos gatilhos podem ser encontrados. Existem diversas maneiras de  alívio da dor desses pontos gatilhos como calor local, massagem,  acupuntura, fisioterapia e infiltração local com lidocaína. 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp