o que é síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpo: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

O que é síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo (STC)  é uma condição clínica que causa dor, dormência, formigamento e fraqueza na mão e punho. Isso acontece quando existe um aumento da pressão no nervo mediano dentro do punho ( no túnel do carpo). O nervo mediano é responsável pela sensibilidade dos dedos da mão, com exceção do dedo mínimo (o “mindinho) e  metade do dedo anular.  A STC é a mononeuropatia focal compressiva mais freqüente observada na prática clínica.

O que é o túnel do carpo?

O túnel do carpo é um canal  ou tubo estreito por onde passam os tendões e o nervo mediano. Semelhante a uma tubulação onde passa a fiação elétrica em uma casa, esta parte do punho permite que o nervo mediano e os tendões conectem o antebraço e a mão. As partes deste túnel incluem: ossos, ligamentos, tendões e o nervo mediano.

Quem pode ter síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma doença bastante comum. A prevalência estimada na população é de 1 a 5 por cento.  A STC é mais frequente em mulheres, com uma proporção estimada de 3 mulheres para cada homem. A faixa etária que mais ocorre a síndrome do túnel do carpo é de 45-60 anos.  Apenas 10% dos pacientes com STC têm menos de 30 anos.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da STC  são:

  • Obesidade’
  • Sexo feminino
  • Gravidez
  • Doenças coexistentes (por exemplo, diabetes, artrite reumatóide, hipotireoidismo, doenças do tecido conjuntivo)
  • Predisposição genética
  • Uso do inibidor da aromatase (classe de medicamentos geralmente usada no tratamento de câncer de mama)
  • Atividades ou trabalhos que envolvem o uso repetitivo dos dedos, mãos e punhos
  • Hemodiálise (processo em que o sangue é filtrado).
  • Fratura e deslocamento do pulso.
  • Deformidade na mão ou punho.
  • Alcoolismo
  • Amiloidose

O que causa a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é causada quando o espaço (o túnel do carpo) no punho fica mais estreito. Isso pressiona o nervo mediano e os tendões (localizados dentro do túnel do carpo), o que leva aos sintomas nos dedos e na mão 

Quais os sintomas da síndrome do túnel do carpo?

As manifestações clínicas clássicas da síndrome do túnel do carpo são dor ou parestesia (dormência e formigamento) nas mãos, no local de distribuição do o nervo mediano, com envolvimento dos três primeiros dedos e a metade do quarto dígito (figura). 

síndrome do túnel do carpo

Os sintomas geralmente são piores durante a noite e, muitas vezes, despertam os pacientes do sono. Alguns agitam ou torcem as mãos, ou colocam sob água corrente quente como uma maneira de aliviar os sintomas.

Apesar dos sintomas sensoriais da STC sejam geralmente limitados aos dedos inervados pelo nervo mediano, pode haver variabilidade significativa na sintomatologia. Muitos pacientes apresentam parestesia e dor localizadas no punho ou em toda a mão. Não é incomum que os sintomas irradiem para o antebraço e, com menos frequência, irradiem acima do cotovelo e até o ombro. O pescoço, no entanto, nunca é comprometido.

Os sintomas são muitas vezes provocados por atividades que envolvem flexão ou extensão do punho ou elevação dos braços, como dirigir, ler, digitar e segurar um telefone.

Na maioria dos casos, a síndrome do túnel do carpo é bilateral. A evolução da doença pode seguir um padrão, alternado  períodos de melhora com períodos de piora dos sintomas. Em alguns casos, há progressão dos sintomas, tornando-se persistentes. Mais tarde pode haver desenvolvimento de sintomas motores na mão.

Nos casos mais graves de STC, em que há o envolvimento  motor , os pacientes  queixam-se de  fraqueza nas mãos, como dificuldade em segurar objetos, girar chaves ou maçanetas, abotoar roupas ou abrir tampas.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo?

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é clínico, baseado nas características dos sintomas e sinais clínicos. 

O uso da eletroneuromiografia pode ser útil para confirmar ou excluir a STC quando o diagnóstico clínico é incerto. Também é útil para avaliar a gravidade da compressão do nervo mediano e auxiliar nas decisões relativas à intervenção cirúrgica.

Os exames de imagem podem ser úteis em alguns casos para a avaliação da STC, principalmente se houver suspeita de uma anormalidade estrutural do punho, como tumor, deformidade ou outra doença óssea ou articular.

Diagnóstico Diferencial

O diagnóstico diferencial da síndrome do túnel do carpo inclui uma série de condições neurológicas, musculoesqueléticas e vasculares que podem manifestar-se com dor, parestesia, perda sensorial ou fraqueza  das mãos, antebraços, braços e ombros. A lista inclui :

  • Radiculopatia cervical (ex. hérnia de disco da coluna cervical, principalmente C6 e C7)
  • Plexopatia braquial
  • Síndrome do Desfiladeiro Torácico
  • Lesões proximais do nervo mediano 
  • Fibromialgia
  • Osteoartrite 
  • Fenômeno de Raynaud 

Apesar das diversas possibilidades diagnósticas diferenciais, na maioria dos casos essas entidades são facilmente distinguidas.

Qual o tratamento da síndrome do túnel do carpo?

O tratamento é realizado de acordo com a gravidade dos sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Tratamento não cirúrgico ou conservador

Aqueles pacientes que apresentam sintomas leves a moderados podem se beneficiar de medidas não cirúrgicas, como uso de tala para o punho em posição neutral,  uso de corticoide oral ou aplicação de  corticoide injetável.  Em muitos casos realiza-se a associação dessas terapias.  

Tratamento cirúrgico

Nos quadros clínicos com sintomas moderados a graves realiza-se a eletroneuromiografia.  Quando os achados eletroneuromiográficos mostram lesão axonal ou denervação , o procedimento cirúrgico é indicativo. No entanto, nos casos em que esses achados não são encontrados, opta-se inicialmente por tratamento conservador (descrito anteriormente) e depois , quando refratário, realiza-se a cirugia.

Nos casos em que existe uma causa definida para a STC, deve-se realizar um tratamento específico. Na gestação, opta-se pelo tratamento conservador (uso de tala), já que na maioria dos casos há melhora dos sintomas após o parto. Quando o ganho excessivo de peso é responsável pelos sintomas, medidas para sua redução são necessárias. 

 Nos casos em que existe uma alteração estrutural como nódulos ou cistos que justifiquem os sintomas, estes devem ser retirados. E quando os sintomas são decorrentes de uma doença sistêmica que comprometa a articulação (ex. artrite reumatoide) , está deve ser tratada especificamente. 

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp