Tendinite de De Quervain: o que é, quais os sintomas e qual o tratamento?

Tendinite de De Quervain, também chamada de tenossinovite de De Quervain, é uma condição caracterizada pela dor e inchaço dos tendões do polegar. É uma das tendinites mais comuns na prática médica. Quando isso ocorre, você pode perder a capacidade de movimentar o polegar e o punho de forma natural. A tendinite de De Quervain pode ser causada por uso excessivo da mão, preensão repetitiva ou condições inflamatórias como artrite.

O que é a tendinite de De Quervain?

A tendinite de De Quervain é uma inflamação de tendões específicos do polegar. Também é conhecida como tenossinovite de De Quervain. Recebeu este nome devido ao cirurgião suíço que descreveu essa condição pela primeira vez em 1895.

Os tendões são faixas de tecido que unem os músculos aos ossos. E costumam deslizar facilmente através de um túnel de tecido chamado bainha (ver foto). Quando não há nenhum distúrbio, os tendões deslizam dentro de suas bainhas sem dificuldade ou dor. 

Tendinite de De Quervain

No entanto, qualquer inchaço dos tendões e/ou espessamento das bainhas, pode causar fricção local. Portanto, os tendões  podem  não mais deslizar facilmente através de suas bainhas. Quando isso ocorre, determinados movimentos do polegar e do punho se tornam mais difíceis de fazer.

Quão comum é a tendinite de De Quervain?

Como descrito anteriormente, a tenossinovite de De Quervain é um dos tipos mais comuns de inflamação de tendão. Afeta as mulheres oito a 10 vezes mais do que os homens.

O que causa a tendinite de De Quervain?

A tendinite de De Quervain pode ser motivada por vários fatores, como por exemplo:

  • Uso excessivo do polegar ( por exemplo, uso do celular)
  • Trauma no polegar.
  • Apreensão repetitiva.
  • Doenças inflamatórias (incluindo artrite).

Atividades realizadas com o movimento de preensão do polegar enquanto faz movimento lateral do punho podem agravar os sintomas. Seguem as seguir alguns exemplos como:

  • Levantar crianças pequenas.
  • Esportes de raquete (por exemplo, tênis, pádel, squash).
  • Jardinagem.
  • Pescar.
  • Esquiar.
  • Uso de martelo.

E em muitos casos, a causa exata não é conhecida.

Quais são os sintomas da tendinite de De Quervain?

Os sintomas podem incluir dor e desconforto no punho e base do polegar que pode piorar à medida que você usa a mão e o polegar ( por exemplo , movimentos de pinçar e preensão). A dor pode surgir de repente com grande intensidade ou ter um padrão menos intenso que vai intensificando ao longo do tempo. Além disso, a dor pode irradiar até o antebraço do lado comprometido. Sensação de estalo no punho ao mover o polegar também pode ocorrer. Ademais, o aumento de volume com espessamento do tendão no punho pode acontecer em determinados casos.

Como a tendinite de De Quervain é diagnosticada?

O diagnóstico da tenossinovite de De Quervain é clínico, isto é, através da história clínica e do exame físico bem feitos já é possível chegar ao diagnóstico. No exame físico utilizamos um teste, chamado teste de Finkelstein, que confirma o diagnóstico. Seu médico pedirá que você feche os dedos das mãos sobre o polegar. Mantendo a mão fechada, você movimentará os punhos para cima e para baixo. Se esse movimento for doloroso no local do punho, próximo ao polegar,  você provavelmente tem tendinite de Quervain.

Qual o tratamento da tendinite de De Quervain é tratada?

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Geralmente indicamos inicialmente o tratamento conservador ou não cirúrgico.

Tratamentos não cirúrgicos

Os tratamentos não cirúrgicos podem incluir:

Mudança de estilo de vida: Evitar atividades que estão causando a dor e o inchaço. É de grande importância que você procure evitar as atividades repetitivas ou movimentos que possam ser a causa da dor. Lembrar que o uso do celular tem sido um dos grandes vilões.

Uso de órteses e  talas. As talas estão indicadas com o objetivo de imobilizar o punho e o polegar. Essa imobilização leva ao repouso do tendão e consequentemente, alivia a dor. Não é fácil usar a tala , pois limita bastante o movimento. Mas é muito importante que você siga essa orientação , pois ajudará muito no tratamento

Aplicação de gelo ou compressa fria: O uso de gelo reduz o processo inflamatório local e consequentemente, reduz a dor. Você deve realizar por vários dias e principalmente no início dos sintomas.

Fisioterapia: exercícios do punho e polegar com orientação adequada ajudam a reabilitar o tendão comprometido.

Medicamentos: Seu médico poderá prescrever medicamentos anti-inflamatórios, como naproxeno ou ibuprofeno ou corticoide, para diminuir a dor e o inchaço. Injeção de corticoide na bainha do tendão também podem ser considerada nos casos refratários.

Tratamentos cirúrgicos

Se o tratamento não cirúrgico não for suficiente para alívio da dor e do inchaço local, pode ser que a cirurgia seja o seu caso.

A cirurgia para a tendinite de De Quervain é um procedimento ambulatorial , geralmente feito sob anestesia local ou com leve sedação. Durante a cirurgia, é feito um pequeno corte na bainha por onde passam os tendões. Esse corte na bainha permite mais espaço para os tendões deslizarem mais facilmente por esse túnel. O objetivo da cirurgia é reduzir a dor e o inchaço e restaurar a amplitude de movimento do polegar e do punho.

Após a cirurgia, provavelmente seu médico indicará fisioterapia para realização de exercícios para fortalecimento do polegar e do punho. O tempo de recuperação varia de acordo com a idade, saúde geral e tempo de sintomas.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp