Reumatologista

Reumatologista: quando é a hora de procurar?

Recentemente, em nosso blog, publicamos uma matéria sobre o reumatologista, profissional responsável pelo tratamento de doenças que acometem as articulações, ossos, músculos, tecido conjuntivo e o sistema imune. (Saiba mais detalhes sobre a especialidade clicando aqui). 

Hoje explicaremos quando e por que você deve procurar este profissional e quais os sinais e sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação médica especializada.

As doenças reumatológicas são caracterizadas por diversas manifestações clínicas com sinais e sintomas diversos. Muitas delas, se não diagnosticadas precocemente, podem evoluir com sequelas graves e dificultar o tratamento posteriormente. Por isso, é muito importante procurar um médico precocemente na presença de qualquer sintoma que não se sabe a causa.

Sinais e sintomas de que é a hora para procurar um reumatologista

Dores nas articulações, associado ou não ao edema (inchaço) local. É um dos sintomas mais comuns de quem sofre de uma doença reumatológica, podendo acometer os membros superiores, membros inferiores, coluna e bacia;

– Rigidez articular de longa duração, principalmente no período da manhã;

– Dores musculares localizadas ou difusas pelo corpo, podendo exacerbar ou não com sintomas emocionais;

– Fraqueza muscular, podendo manifestar-se com dificuldade para subir escada, levantar-se da cadeira e/ou pentear o cabelo;

– Olhos e bocas secos persistentes, que não são explicadas por uso de medicamentos;

– Manchas na pele que pioram ou não à exposição solar e quando associadas a outros sintomas;

– Queda de cabelo persistente, descartadas as causas mais comuns;

– Fraturas decorrentes de trauma leve;

– Algumas doenças são “silenciosas” e não manifestam sintomas como é o caso da osteoporose. Por isso, é importante procurar um reumatologista para a sua prevenção, o seu diagnóstico e tratamento.

Não procurei um especialista no início do problema, e agora?

Como dito anteriormente, o ideal é que você procure um médico assim que apresentar alguns dos sinais e sintomas mencionados acima. Se no momento, você apresenta alguma manifestação clínica já exemplificada, procure um reumatologista, pois ele é o profissional ideal para lhe tirar as dúvidas e se necessário, realizar o tratamento mais adequado.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp