Reumatologista em Curitiba

Reumatologista em Curitiba: entenda o profissional

Reumatologista em Curitiba

A reumatologia é uma especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças que acometem as articulações, os ossos, os músculos, o tecido conjuntivo e o sistema imune.

Confira algumas respostas para as perguntas mais comuns relacionadas a reumatologia:

O que o reumatologista trata?

Diferente do que acontece em outras especialidades como cardiologia (coração), pneumologia (pulmão) e gastroenterologia (sistema digestório), na reumatologia não existe um órgão ou sistema específico acometido.

Na prática, é uma especialidade responsável pelo tratamento de uma infinidade de doenças com comprometimentos diversos e tratamentos específicos. Além disso, também podemos chamar a reumatologia da especialidade responsável pelo tratamento da dor.

Quando devemos procurar um reumatologista?

Sempre que alguma doença reumatológica seja suspeitada. Como existem diversas afecções reumatológicas, existem diversos sinais e sintomas que devem motivar a procura de um reumatologista, como:

  • Dores articulares com ou sem inchaço local;
  • Dores e fraquezas musculares;
  • E diversos outros sinais e sintomas que podem estar associados entre si como: manchas na pele que podem piorar ou não à exposição solar, espessamento da pele, queda de cabelo, olhos e bocas secos, alterações pulmonares, alteração da função do rim, alterações neurológicas, cardíacas e vasculares. (Saiba mais sobre quando procurar um reumatologista clicando aqui

Os pacientes costumam procurar um especialista na fase inicial do problema?

Isso vai depender bastante de onde este paciente foi atendido. Infelizmente no Sistema Único de Saúde (SUS) há um atraso no diagnóstico devido ao tempo de espera para consultar com um reumatologista, espera essa que pode chegar até 5 anos. É claro que com isso vêm todos os problemas decorrentes desse atraso, como complicações e sequelas, além de um tratamento que muitas vezes é mais difícil. Já na saúde suplementar a procura pelo especialista é precoce, facilitando o tratamento e evitando danos maiores.

Quais são as doenças mais comuns relacionadas a reumatologia?

As doenças mais prevalentes são a lombalgia (dor nas costas), osteoartrite (artrose), osteoporosefibromialgia e tendinites.

Dicas importantes:

  • Evite a auto-medicação;
  • Tire as dúvidas sempre com o especialista e não na internet;
  • Diversas doenças reumatológicas apresentam melhora com a prática de exercícios físicos, como: osteoartrite, fibromialgia, lombalgia, entre outras. E lembre-se: ao iniciar uma atividade física, tenha sempre uma orientação e se possível, uma supervisão de um profissional da área.
  • O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações e sequelas decorrentes do não tratamento de uma determinada doença. Por isso busque a ajuda de um especialista diante de qualquer sintoma.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes. Reumatologista em Curitiba é na Clínica Loyola e Avellar Agende sua consulta agora mesmo:  41.3076-3054 ou whatsapp.