L&A Atualizações
Dieta e fibromialgia
Em uma recente revisão publicada na revista
Clinical and Experimental Rheumatology, um grupo de pesquisadores de Pisa, Itália, analisaram o conhecimento atual
em relação aos benefícios de uma determinada dieta como abordagem
não-farmacológica para o tratamento multidisciplinar de pacientes com
Fibromialgia
(FM).
Fibromialgia, também chamada de Síndrome Fibromiálgica (FMS), é uma doença
crônica que provoca dor em todo o corpo. Além da dor generalizada, os
indivíduos com fibromialgia também podem apresentar maior sensibilidade à dor,
rigidez muscular, fadiga, dificuldade para dormir, alterações cognitivas, tais
como problemas com memória e concentração, síndrome do intestino irritável e
dores de cabeça. A causa exata da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se
que possa estar relacionada a mudanças no modo como o sistema nervoso central
(cérebro, medula espinhal e nervos) processa as mensagens de dor enviadas pelo
corpo e a níveis anormais de neurotransmissores cerebrais.
No momento não existe cura para a fibromialgia, porém, existem tratamentos
para ajudar a aliviar grande parte dos sintomas e tornar mais fácil de
conviver com a doença. Para esta revisão citada acima, os pesquisadores
realizaram uma pesquisa sistemática a partir do Medline, com o objetivo de
recuperar estudos de fibromialgia e nutrição entre janeiro de 2000 e dezembro
de 2014.
As diretrizes atuais de tratamento da fibromialgia sugerem que uma abordagem
multidisciplinar é o melhor método para alcançar o tratamento ideal. Deve-se
conciliar modalidades de tratamento não-farmacológicas e farmacológicas. Em
relação às opções não-farmacológicas, de acordo com esta revisão, a nutrição é
uma abordagem promissora para pacientes com Fibromialgia.
Revisão
Segundo a revisão, os pacientes com FM têm deficiências nutricionais e podem
se beneficiar com um regime específico e suplementações nutricionais.
Pacientes com FM muitas vezes apresentam-se acima do peso, estando com
sobrepeso ou obesos. E a obesidade está relacionada com a gravidade da FM,
evidenciando um piora na qualidade de vida, níveis mais elevados de dor, piora
na qualidade do sono, fadiga e também maior incidência de transtornos de
humor. Portanto, o controle de peso pode ser um método bastante eficaz para o
alívio dos sintomas.
Os resultados desta revisão também mostraram que os pacientes com FM devem
eliminar determinados alimentos de sua dieta, como as excitotoxinas. Há uma
consciência crescente da sensibilidade não-celíaca ao glúten. Esta é uma
condição comum e alguns dos sintomas muitas vezes assemelham-se aos observados
em pacientes com FM. Com base nesta revisão, a eliminação do glúten da dieta
de pacientes com FM pode ser uma intervenção dietética potencial para melhora
clínica.
Texto publicado no
Fibromyalgia News Today