O coração é um dos nossos órgãos mais importantes, responsável por bombear sangue através dos vasos sanguíneos do nosso sistema circulatório. O sangue fornece ao corpo oxigênio e nutrientes e ajuda a eliminar resíduos metabólicos. Mas quanto sabemos realmente sobre o nosso coração?
Aqui estão 10 curiosidades sobre o coração que você vai gostar de conhecer:
1- Os bebês recém-nascidos têm os batimentos cardíacos mais rápidos.
A frequência cardíaca normal de um recém-nascido é de cerca de 120 a 160 batimentos por minuto.
2- O coração médio de um adulto é do tamanho de um punho fechado
Um coração adulto mede aproximadamente 12 cm de comprimento e 9 de largura e pesa em média de 300 e 350 gramas.
3- Seu coração bombeia aproximadamente 9.000 litros de sangue por dia e bate cerca de 100.000 vezes por dia
Seu coração bombeia 4,5 a 5 litros de sangue por minuto à taxa de 60 a 80 batimentos em repouso que equivale a mais de 9 mil litros por dia. Além disso, ele irá bater em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida.
4- O som que você ouve do batimento do coração é, na verdade, o ruído das válvulas cardíacas se fechando.
Especificamente, os sons refletem a turbulência criada quando as válvulas cardíacas se fecham. Na ausculta cardíaca, o médico pode usar um estetoscópio para ouvir esses sons únicos e distintos que fornecem dados importantes sobre a condição do coração.
5- O coração gera seu próprio impulso elétrico, sem depender da função cerebral;
O fato do coração ter essa propriedade faz com que ele consiga continuar batendo fora do corpo humano, desde que haja um suporte de oxigênio adequado. É isso que viabiliza o transplante do órgão.
6- Todos os dias, o coração humano gera energia capaz de abastecer um caminhão por 30 quilômetros.
Se contar a energia gerada pelo coração durante uma vida inteira, daria para dirigir até a Lua e voltar à Terra.
7- O coração do homem distribui sangue para 75 trilhões de células.
As únicas células do corpo humano que não recebem sangue são as células da córnea.
8- Sua frequência cardíaca cai enquanto você dorme.
É comum a frequência cardíaca reduzir para abaixo de 60 batimentos por minuto durante o sono. Algumas pessoas chegam a ter taxas na casa dos 40 enquanto dormem. Qual o motivo? “Essa redução se deve ao metabolismo que reduz durante à noite e ao sistema nervoso parassimpático que está mais ativo, levando a um maior relaxamento e diminuição da frequência cardíaca.
9 – A depressão aumenta o risco de um ataque cardíaco, especialmente se você for mulher.
Se você é uma mulher com menos de 55 anos com depressão moderada ou grave, fique atenta. Esse grupo de mulheres tem duas vezes mais probabilidade de sofrer um infarto agudo do miocárdio ou morrer de doença cardíaca.
10- Rir é bom para o seu coração.
Estudos mostraram que rir, principalmente as gargalhadas, pode fazer com que o revestimento das paredes dos vasos sanguíneos, chamado endotélio, relaxe, aumentando o fluxo sanguíneo por até 45 minutos após o ataque de riso. Consequentemente, rir melhora o fluxo de sangue no organismo e otimiza as funções do sistema cardiovascular.
A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes. Agende sua consulta agora mesmo: 41.3076-3054 ou whatsapp