Novos exames de sangue são aprovados para lúpus e esclerose sistêmica

A FDA (Food and Drug Administration) aprovou um novo exame de sangue para o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), principalmente naqueles casos em que o FAN (fator antinuclear) é negativo. Esse exame consiste na detecção de anticorpos anticorpos ribossômicos P monoespecíficos. Essa informação foi dada pelo desenvolvedor do teste, Thermo Fisher Scientific Inc.

A empresa também informou que a agência aprovou um outro exame de sangue para o diagnóstico de esclerose sistêmica (ES) ou também chamada esclerodermia. Esse exame seria para detecção dos anticorpos RNA polimerase III. Os anticorpos RNA polimerase III são um marcador de critérios para ES com valor diagnóstico e prognóstico.

Um subgrupo de pacientes com LES apresenta anticorpos ribossômicos P. Segundo a empresa, o novo teste, chamado EliA Rib-P, tem o objetivo de melhorar a acurácia do atual exame, que é feito por imunofluorescência indireta (IFI). E que quando usado isoladamente, o exame por IFI pode resultar em diagnóstico e tratamento tardios.

A empresa também informou que até 70% dos pacientes com esclerose sistêmica que apresentam  teste positivo para anticorpos RNA Polimerase III, chamado EliA RNA Polimerase III, não têm outros anticorpos associados à ES. O teste também completa um painel EliA SSc baseado em critérios e é o primeiro teste de RNA polimerase totalmente automatizado disponível nos Estados Unidos.

“A disponibilidade de um menu de teste forte em um instrumento totalmente automatizado pode melhorar a eficiência e a produtividade dos laboratórios de diagnóstico”, disse  Dr. Henry Homburger,  diretor do laboratório da Thermo Fisher Scientific Inc. . “Os novos testes EliA RNA Pol III e EliA Rib-P foram criados para ajudar na diferenciação da ES e do LES de outras doenças do tecido conjuntivo. pacientes.”

Texto publicado no Medscape – Rheumatology

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp