As 10 principais dúvidas sobre reumatismo

Dúvidas sobre reumatismo

O reumatismo é um termo utilizado para fazer referência às diversas doenças reumáticas existentes, que podem afetar não só o sistema muscular e esquelético, como também a pele, coração, pulmão e outros órgãos.

Para falar sobre isso, reunimos aqui as 10 dúvidas sobre reumatismo mais frequentes:

Reumatismo é grave?

Existem vários tipos de doenças reumáticas, algumas mais leves, de simples tratamento, outras mais graves, com tratamentos complexos. As mais graves, se não tratadas prontamente e corretamente, podem levar até mesmo ao óbito.

Reumatismo tem relação com a idade?

As doenças reumáticas podem ocorrem em qualquer idade, desde crianças e jovens até adultos e idosos. Para cada faixa etária, existem doenças que são mais comuns de ocorrerem. Por exemplo, na infância é mais frequente o desenvolvimento da febre reumática, enquanto que em idades mais avançadas, a presença de osteoporose e artrose (osteoartrite) são mais comuns.

O que causa o reumatismo?

Como existem diversas doenças reumatológicas (mais de 100 descritas), cada uma tem sua causa e/ou fator predisponente específico. As doenças reumáticas geralmente tem origem multifatorial, como influência genética, ambiental (ex. infecções, estilo de vida, atividade laboral),  psicossocial (ex. transtornos de humor e ansiedade), entre outras.

Como prevenir o reumatismo?

Como descrito acima, existem diversas doenças reumáticas, e para cada uma pode existir uma maneira específica de prevenção. Como por exemplo, a osteoporose pode ser prevenida com a ingesta de alimentos ricos em cálcio, atividade física regular, suspensão do tabagismo e manutenção de níveis séricos de vitamina D elevados. Já a artrose pode ser evitada mantendo um estilo de vida saudável, controle do peso regular e atividade física frequente. Em todas as doenças, a informação adequada e o entendimento sobre sua doença são uma das melhores maneiras de prevenção de de se evitar complicações.

Quais são os sintomas do reumatismo?

Cada doença reumatológica apresenta sinais e sintomas específicos, que fazem diferenciar uma das outras. No entanto, existem muitas manifestações clínicas em comum que podem dificultar o diagnóstico como dores e/ou inchaços nas articulações, rigidez articular principalmente pela manhã, dores musculares localizadas ou difusas, fraqueza muscular, fraturas ósseas com baixo trauma ou frequentes, febre, perda de peso entre muitos outros sintomas .

Como diagnosticar o reumatismo?

O diagnóstico deve ser realizado por um médico especialista com experiência em doenças reumatológicas, já que como descrito acima, muitos sintomas são semelhantes. Logo, ao identificar um dos sintomas abordados,  deve-se procurar imediatamente um reumatologista, e se necessário realizar exames específicos para que o diagnóstico seja feito com precisão.

Reumatismo no sangue existe?

O “reumatismo no sangue” trata-se de um termo popular que refere-se à febre reumática, uma doença inflamatória desencadeada após uma infecção faringoamigdaliana causada pela bactéria Estreptococo, que não foi adequadamente tratada.

Reumatismo necessita de tratamento para a vida toda?

Como existem vários tipos de doenças reumáticas, essa resposta varia bastante. Existem doenças que se imediatamente tratadas (ex. tendinites e lombalgia), podem não exigir tratamento contínuo. No entanto, existem doenças crônicas que necessitam de tratamento prolongado e muitas vezes por toda a vida (ex. fibromialgia, lúpus e artrite reumatoide).

Pessoas que tem reumatismo podem praticar esportes?

Sim, pessoas com doenças reumáticas podem praticar esportes e em muitos casos é um dos tratamentos. Lembrando que as atividades físicas devem ser adequadas para cada paciente, com orientação e liberação médica.

Como tratar o reumatismo?

Por englobar doenças diferentes, não há um tratamento único que abranja todas as doenças reumáticas. O tratamento deve ser individualizado de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Por esse motivo, continue acompanhando nosso blog que mensalmente trará informações sobre as diversas doenças reumáticas e seus respectivos tratamentos.

Continue acompanhando nosso Blog e fique sempre por dentro e tire suas dúvidas sobre reumatismo.

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp