A relação entre vitamina D, equilíbrio e fibromialgia

L&A ATUALIZAÇÕES

Pacientes com fibromialgia (FM) que apresentam níveis reduzidos de vitamina D podem ter mais problemas de equilíbrio e controle postural, diz novo estudo.

Pacientes com fibromialgia frequentemente se queixam de problemas do equilíbrio e controle postural o que pode levar a maior numero de quedas. O estudo, entitulado “The Relationship Between Balance And Vitamin 25(OH)D In Fibromyalgia Patients”, foi publicado no jornal Modern Rheumathology e mostrou que existe  influência da vitamina D no equilíbrio de pacientes com fibromialgia.

Estudos prévios tinham sugerido que o equilíbrio poderia ser afetado pelo baixo nível de vitamina D . De acordo com essa hipótese, a falta de vitamina D leva a uma fraqueza muscular, mineralização deficiente do osso e aumento do risco de quedas. No entanto, estudos com a vitamina D na fibromialgia tinham mostrado resultados contraditórios até então.

ESTUDO CLÍNICO

O objetivo do estudo descrito acima foi avaliar se o nível de vitamina D poderia estar associado com dor e problemas no equilíbrio em pacientes com fibromialgia. O estudo incluiu 53 pacientes com fibromialgia e 47 indivíduos saudáveis com idades entre 35 e 65 anos. Pacientes foram examinados usando diversas medidas como o FIQ (Fibromyalgia Impact Scale – medida do estado funcional), BBS ( Berg Balance Scale – medida do equilibrio durante determinadas atividades), NPH ( Nottingham Health Profile – medida do impacto emocional, físico e social da doença no paciente) e EVA (Escala Visual Analógica – medida da gravidade da dor e fadiga)

Os pacientes foram divididos em grupos de acordo com o nível sérico de vitamina D – abaixo ou acima de 30 ng/mL.

A análise mostrou que 33 pacientes com FM e 26 dos indivíduos saudáveis tinham vitamina D abaixo de 30 ng/mL e esses valores foram menores nos pacientes com FM. No entanto, a diferença entre os dois grupos não foi significativa.

De acordo com os resultados desse estudo, foi observado uma diferença estatística significante entre os pacientes com FM e o grupo controle com relação ao equilíbrio, a dor e pelo NHP. Além disso, os resultados também mostraram diferença estatística significante entre pacientes com FM e baixo nível de vitamina D e os com vitamina D normal com relação a dor e equilíbrio testado pelo BBS. Uma correlação positiva significante foi estabelecida entre equilíbrio e vitamina D.

O comprometimento do equilíbrio observado nos pacientes com FM pode estar associado a diversas causas, mas deve-se ter em mente que o nível de vitamina D pode afetar negativamente no equilíbrio e na intensidade da dor. Essas informações fornecidas nesse estudo devem ser avaliadas em estudo subsequentes cobrindo uma maior população.

Texto publicado no Fibromyalgia News Today