cãibras ou espasmos

Cãibras: causas, como evitar e qual o tratamento?

O que é uma cãibra muscular?

Uma cãibra muscular é um fenômeno neurológico de contrações musculares excessivas e involuntárias que ocorre de forma repentina e  incontrolável. A cãibra pode ser definida também  contração dolorosa de um músculo ou grupo muscular, aliviada pela contração dos músculos antagonistas.  Também chamadas de espasmos musculares, as cãibras podem ocorrer em um ou mais músculos ao mesmo tempo. Elas podem ser muito dolorosas e normalmente duram de alguns segundos a 15 minutos.

As cãibras musculares podem ter diversas causas. Mas frequentemente estão associados à tensão muscular.

Em alguns casos, as cãibras musculares podem comprometer suas atividades diárias. Como geralmente acontecem à noite, podem atrapalhar o seu sono. E consequentemente  podem reduzir sua qualidade de vida. Felizmente,  na maioria dos casos, as cãibras musculares não são graves.

Quem pode ter cãibras musculares?

As cãibras musculares são bastante comuns. Qualquer um pode ter, mas elas ocorrem com maior frequência em:

  • Idosos
  • Atletas
  • Bebês
  • Obesos
  • Grávidas

Quais são as causas das cãibras musculares?

Nem sempre  os médicos vão descobrir as causas de uma cãibra muscular. Quando essa causa específica não é descoberta, esses espasmos são chamados de idiopáticos. Na prática, existem muitas condições médicas que podem causar esse sintoma. Abaixo descrevemos algumas delas:

Desidratação

A perda de líquidos pelo corpo durante uma atividade física (especialmente em temperaturas quentes) pode causar espasmos musculares.

Condicionamento físico ruim

A falta de atividade e de alongamento podem fazer com que seus  músculos se contraiam de forma involuntária.

Esforço físico exagerado

O uso de seus músculos de forma exagerada durante exercícios ou atividades extenuantes pode levar aos espasmos.

Envelhecimento

Com o passar do tempo, a perda de massa muscular pode sobrecarregar mais os músculos. Por isso, à medida que envelhecemos, maior a chance de termos cãibras.

Hipotireoidismo

Se sua glândula tireóide estiver menos ativa que o normal pode levar ao espasmos nos músculos.

Gravidez

Muitas vezes, as mulheres grávidas experimentam cãibras nas pernas devido às alterações na circulação e a baixos níveis de eletrólitos .

Baixos níveis de eletrólitos

Níveis baixos de potássio e cálcio em nosso sangue podem causar  espasmos musculares.

Medicação

Alguns medicamentos podem causar cãibras como pseudoefedrina (um medicamento usado para tratar a congestão nasal), diuréticos (por exemplo, hidroclorotiazida),  estatinas (medicamentos que tratam o colesterol alto) e beta-adrenérgicos (por exemplo, salbutamol e fenoterol). Outros medicamentos, mas menos comumente, também podem causar espasmos como: inibidores da acetilcolinesterase (frequentemente usados para o tratamento da miastenia gravis), cimetidina, corticoides, morfina, penicilamina, alguns imunossupressores, antirretrovirais e medicamentos psicotrópicos.

Má nutrição ou alimentação

Deficiência de vitamina B, Vitamina D e Magnésio 

Desordens neuromusculares

Em casos mais raros, algumas doenças neurológicas podem ser responsáveis como: esclerose lateral amiotrófica, radiculopatia, miopatia metabólica (por exemplo, doença de McArdle’s), doença de Chartcot-Marie-Tooth, neuropatia adiquirida (axonal ou desmielinizante), esclerose múltipla e AVE (acidente vascular encefálico)

Outras causas como cirrose, insuficiência renal crônica e diabetes podem propiciar o surgimento dos espasmos musculates.

Em quais músculos as cãibras podem ocorrer?

As cãibras podem acontecer em qualquer músculo do seu corpo. Ocorrem mais frequentemente em:

  • Pernas (panturrilhas)
  • Pés.
  • Abdômen (barriga).
  • Braços.
  • Mãos.
  • Tórax
  • Queixo

O que são as cãibras embaixo do queixo e qual sua causa?

Cãibras embaixo do queixo são espasmos musculares dolorosos dos músculos da região (músculos geniogloss, milo-hioideo e genio-hioide). Algumas vezes a dor pode ir para o pescoço, mandíbula ou orelhas e fazer com que a mandíbula trave.

As causas de cãibras sob o queixo são as mesmas descritas acima .

No entanto, algumas situações específicas tornam mais provável que ocorram o espasmo, como por exemplo. 

Falar demais. Pode ocorrer  depois de falar por muito tempo sem uma pausa. Algumas profissões que requer a fala frequente pode ser um gatilho.

Bocejar. Provavelmente um dos gatilhos  mais comuns de cãibras no queixo é o bocejo .

Comer. Abrir muito a boca ao comer, comer muito rápido ou comer alimentos duros de forma contínua  pode sobrecarregar os músculos da língua e causar cãibras no queixo. 

Inclinar a cabeça para frente: Ficar muito tempo com a cabeça inclinada para frente faz com com que os músculos da língua e do pescoço fiquem contraidos e tensos levando a cãibras. Mexer muito tempo no celular, jogar videogame, trabalhar em computador e assistir televisão por muito tempo podem ser gatilhos para os espasmos.

Como as cãibras musculares são diagnosticadas? E como deve ser a abordagem?

A maioria dos casos de cãibras  não precisa de uma avaliação médica, já que a grande maioria é leve. No entanto, se você tiver cãibras musculares frequentes ou intensas, você deve procurar um médico para investigar a sua causa.

Através da história clínica e de um bom exame físico é possível chegar ao diagnóstico de um grande número de causas. No entanto, muitas vezes será necessária a realização de exames para se ter o diagnóstico.

Uma abordagem prática é considerar primeiro se as cãibras são neurogênicas (origem neurológica) ou miogênicas (origem muscular).

Quais exames devem ser solicitados ?

A realização do exame eletroneuromiografia (ENMG) podem ser úteis na diferenciação das cãibras neurogênicas, das miogênicas.

Neurogênica

A ressonância da coluna vertebral deve ser solicitada se tiver suspeita de compressão da raiz nervosa de coluna cervical ou lombossacral .

Os exames laboratoriais iniciais recomendados incluem: hemograma completo (CBC), creatinina e ureia, enzimas musculares (CPK, Aldolase), enzimas hepáticas, albumina, eletrólitos, níveis dosagem de vitamina B (incluindo  B12 e B6), glicemia, hormônio da tireoide ( TSH) e eletroforese de proteínas séricas. 

Se houver necessidade de uma investigação mais aprofunda, outros testes  incluem: eletroforese de proteina sérica, fator antinuclear (FAN), fator reumatóide (FR), velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR), , anti-SSA, anti-SSB e anticorpos citoplasmáticos antinucleares (ANCA). Se houver suspeita de neuropatia imunomotora, o teste de anticorpos antigangliosídeos (GM1) deve ser feito. Níveis séricos de canais de potássio dependentes de voltagem podem ser úteis quando há suspeita de síndrome de fasciculação por cãibra ou síndrome de Isaac.

Miogênica

Para cãibras miogênicas, as investigações devem ser adaptadas para diagnosticar miopatias metabólicas específicas

Qual o diagnóstico diferencial das cãibras?

Os médicos têm que tomar cuidado para evitar confundir as cãibras musculares com outras manifestações clínicas como por exemplo, distonia, espasticidade, convulsões e síndromes de pessoa rígida, tetania, mioquimia, miotonia, neuromiotonia, ou mialgia.

Qual o tratamento das cãibras musculares?

A maioria das cãibras musculares geralmente desaparecem sem tratamento médico. Apesar disso, o tratamento pode ser realizado se baseando na causa dos espasmos.

É preciso garantir soluções ricas em eletrólitos adequados em grupos de pessoas em que a desidratação é grande (por exemplo, atletas, indivíduos desnutridos ou vulneráveis),. 

Em mulheres grávidas, há bastante evidência de que a reposição de magnésio é útil para combates as cãibras.

Existe medicamento para o tratamento de cãibras?

Apesar da falta de estudos suficientes, alguns medicamentos podem ser usados para aliviar as dores ou reduzirem a intensidade das cãibras

O sulfato de quinina é o medicamento mais estudado para o tratamento de cãibras. Embora haja evidência significativa que a quinina pode ser eficaz, existem preocupações sobre os efeitos adversos hematológicos e cardíacos. 

Os medicamentos utilizados no tratamento de dor neuropática, como gabapentina, pregabalina, nortriptilina e duloxetina, não demonstraram ter um efeito significativo nas cãibras em estudos clínicos. Apesar disso, podem ser tentados em indivíduos com cãibras musculares e dor neuropática associada.

Há poucas evidências de que os bloqueadores dos canais de cálcio (por exemplo, diltiazem) possam ser eficazes para cãibras.

E apesar de medicamentos como baclofeno, tizanidina e clonazepam serem usados no tratamento da espasticidade e da síndrome da pessoa rígida , há evidências limitadas para uso em cãibras musculares não associadas com espasticidade.

O que fazer para evitar ou aliviar as cãibras musculares?

Seguem abaixo alguns passos que você pode seguir  evitar ou aliviar cãibras :

  • Aplicar de calor ou gelo no músculo acometido.
  • Evitar o consumo de cafeína.
  • Beber bastante água antes e durante o exercício.
  • Fazer exercícios aeróbicos regulares e de baixo impacto.
  • Massagear suavemente o músculo com cãibra até que a cãibra pare.
  • Interromper a atividade que causou a cãibra.
  • Alongar os músculos antes e depois do exercício.
  • Alongar os músculos antes de dormir pode ser útil, se você tiver cãibras à noite 

Quando devo procurar um médico? E qual médico procurar?

Procure um médico (clínico geral, reumatologista ou neurologista) se você tiver cãibras musculares graves ou muito frequentes que influenciem na sua  qualidade de vida ou na qualidade do sono. E você deve procurar também se as cãibras:

  • Duram mais de 10 minutos.
  • Não melhoram mesmo após medidas como exercícios regulares, massagem e boa hidratação.
  • Ocorrer após você ter entrado em contato com um agente infeccioso ou toxina (como produtos químicos ou medicamentos).

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp