Dente permanente mole - Quais as causas?

Dente mole: causas e tratamento

Embora um dente mole seja típico em crianças, a presença em um adulto é motivo de preocupação. Isso ocorre quando um dente perde o suporte e se desprende lentamente da gengiva e do osso. O menor toque pode fazer com que o dente se mova, e comer ou mastigar pode causar ainda mais afrouxamento. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o dente mole pode ser salvo. No entanto, você precisa procurar ajuda de um especialista para uma avaliação e tratamento adequado.

The Bang Box 20000 Puffs and RandM Tornado 15000 Puffs are premium disposable vape options designed for convenience and high performance. Each model is crafted to meet the needs of users who seek both long-lasting use and rich flavor choices.The Bang Box 20000 Puffs offers an impressive 20,000 puffs per device, powered by an 850mAh rechargeable battery and holding a substantial 35ml e-liquid capacity. It’s available in four nicotine strengths—0%, 2%, 3%, and 5%—catering to different preferences, whether users are looking to cut back on nicotine or prefer a stronger hit. Equipped with a smart screen display, it allows users to monitor battery life and e-liquid levels easily. The Type-C fast-charging port reduces downtime, and a 1.0-ohm mesh coil enhances both vapor production and flavor. Available in flavors like Strawberry Kiwi, Blueberry Sour Raspberry Ice, and Mango Ice, it offers a satisfying experience with each puff.The RandM Tornado 15000 Puffs delivers up to 15,000 puffs with a 25ml e-liquid tank and an 850mAh battery, supporting long sessions without frequent replacements. Like the Bang Box, it also features four nicotine options (0%, 2%, 3%, and 5%) and utilizes advanced mesh coil technology for consistent vapor and flavor. The LED display provides battery and e-liquid status at a glance, while its ergonomic design ensures comfort. With 41 diverse flavors, including Blue Razz Lemonade, Peach Ice, and Dragon Fruit, the Tornado offers a wide range of choices for varied tastes.Both products support bulk purchasing options, making them ideal for retailers and wholesale buyers looking for high-demand, reliable vape products.

É normal o dente se mexer um pouco?

A mobilidade do dente é a capacidade do dente de se deslocar em vários sentidos. E normalmente, os dentes possuem uma mobilidade discreta diária que chamamos de mobilidade fisiológica. Por isso, uma mobilidade maior que o normal pode ser um importante alerta do início de algum problema mais grave. Além disso, é importante você saber que uma boca saudável, não apenas possue dentes firmes, mas também possue gengivas rosadas. Assim sendo, quando um dente permanente fica mole (mesmo na velhice) é uma indicação de algum problema odontológico.

Dente mole em crianças

A maioria das crianças começa a perder os dentes de leite por volta dos 6 anos de idade, quando os dentes do meio, chamados incisivos, caem. Eles perderão continuamente outros dentes nos próximos anos, terminando com os molares posteriores e caninos, que geralmente caem por volta dos 10 a 12 anos. Portanto, os dentes de leite serão totalmente  substituídos por dentes permanentes por volta dos 13 anos.

O que pode causar um dente mole nos adultos?

Um dente mole na idade adulta não ocorre sem causa. Você pode inicialmente notar uma maior mobilidade do dente durante a escovação ou uso do fio dental, ou seu dentista pode notar alguma oscilação durante uma consulta odontológica de rotina.

Existem vários fatores internos e externos que podem levar a um dente mole em adultos. Dentre eles destacamos:

Trauma

O traumatismo dentário devido a uma queda, lesão esportiva ou outro acidente é uma das principais causas de dente mole em adultos. Algumas lesões traumáticas podem se “curar” por conta própria, mas é importante consultar um dentista imediatamente para garantir que a raiz do dente e as gengivas circundantes não tenham sido afetadas. Nestes casos, um acompanhamento clínico e radiográfico pode ser necessário.

Doença gengival

A doença gengival, também conhecida como periodontite, é uma causa comum de dente mole. E na maioria das vezes acontece devido a má higiene bucal.

A periodontite é uma infecção bacteriana que compromete a gengiva, tecidos moles e osso ao redor dos dentes. À medida que a doença progride, pode causar a retração da gengiva e a perda dos dentes permanentes. Além disso, a doença gengival avançada também pode levar ao mau hálito, sangramento nas gengivas quando você usa fio dental e gengivas inchadas e sensíveis ao toque.

Ranger de dentes ou bruxismo

A pessoa que sofre deste habito aperta e/ou range os dentes uns contra os outros, involuntariamente. Pode, inclusive, fazer isso durante a noite.

Esses movimentos podem se agravar em períodos de estresse. Por isso, é necessária a colocação de placas para proteção dos dentes para proteção. Em casos graves, a força e a frequência são tão grandes que o dente permanente fica mole. (Veja também: Bruxismo: causas, sintomas e tratamento)

Gravidez e Menopausa

Alterações em seus hormônios durante a gravidez ou menopausa também podem afetar sua saúde bucal. Níveis mais altos de estrogênio e progesterona  durante a gestação podem causar inflamação gengival. No entanto, essas mudanças são temporárias.

Durante a menopausa, acontece o oposto – o corpo começa a produzir menos estrogênio, o que pode levar à perda de densidade óssea. À medida que o maxilar se torna mais fraco, aumenta o risco de dentes moles.

Medicamentos e doenças

Você provavelmente já ouviu falar que o cálcio fortalece os ossos, mas também é importante para dentes fortes e saudáveis. Certos medicamentos, incluindo medicamentos anticonvulsivantes como a fenitoína, podem dificultar a absorção de cálcio pelo corpo. Caso esses medicamentos sejam tomados regularmente por um longo período de tempo, podem causar enfraquecimento e perda dos dentes.

Além disso, muitos medicamentos comuns, como anticoncepcionais, antidepressivos e analgésicos, têm como efeito colateral potencial a boca seca, o que pode aumentar o risco de cárie dentária e inflamação gengival.

Mesmo se você suspeitar que seu medicamento pode ser a causa de seu dente mole, não pare de tomar nenhum medicamento sem falar primeiro com seu médico e dentista.

Certas condições de saúde subjacentes também podem aumentar o risco de desenvolver doenças gengivais, uma causa comum de dentes moles.  Esses incluem:

  • HIV
  • Câncer
  • Artrite
  • Diabetes
  • Osteoporose

Aparelho ortodôntico pode deixar os dentes moles?

A sensação de mobilidade nos dentes, nesse caso, é comum e faz parte do tratamento. Isso acontece porque, para o aparelho alinhar os dentes, o aparelho precisa exercer pressão ou tração sobre os dentes, e isso deixa o dente mole. Dentro de condições normais e de força ortodôntica controlada, isso não causa prejuízos para o paciente e cessa quando a força ortodôntica é removida..

Quais os sinais e sintomas de um dente mole?

Normalmente, quando um dente está mole, alguns outros sintomas podem acompanhar essa condição. A seguir estão alguns sinais para prestar atenção:

  • Sangramento nas gengivas
  • Gengivas inflamadas
  • Gengivas vermelhas
  • Recessão / retração gengival

O que fazer quando o dente fica mole?

Sempre que possível,  você deve agendar uma avaliação com seu dentista assim que perceber que um dente permanente está mole. O objetivo é descobrir o motivo que levou ao aumento da mobilidade do dente e consequentemente realizar o tratamento adequado.

É possível recuperar um dente mole?

O tratamento começa assim que seu dentista identifica a causa de um dente amolecido. Dentre os tratamentos destacamos os não cirúrgicos e cirúrgicos. O tipo de tratamento vai depender da causa e da severidade do problema. Quanto antes você procurar ajuda, maior a chance de tratamento.

Tratamentos não cirúrgicos

“Splintagem”: Se o dente estiver solto devido a uma lesão, seu dentista pode tentar imobilizar o dente. A imobilização envolve a colagem do dente solto aos dentes circundantes para ajudar a protegê-lo. É uma correção temporária, pois a colagem composta não dura muito.

Limpeza Profunda (raspagem subgengival): Se um dente estiver com mobilidade devido a má higiene dental e/ou doença gengival, seu dentista pode tentar salvar este dente por meio de uma limpeza mais profunda, também chamada de raspagem subgengival. Durante essa limpeza profunda, seu dentista removerá toda a placa, tártaro e a infecção presente na gengiva e osso que circunda o dente. Uma vez que a infecção é eliminada, há uma boa possibilidade de que as gengivas se curem e endureçam ao redor do dente. Medicação para bochecho e/ou de uso oral podem ser necessárias nestes casos. (Confira: Limpeza nos dentes: como é feita e quando fazer?)

Placa oclusal: Uma opção indicada no caso de bruxismo do sono é usar uma placa oclusal de acrílico durante a noite. Isso cria uma barreira protetora entre os dentes superiores e inferiores, protegendo os dentes da sobrecarga causada pelo bruxismo.

Ajuste de mordida: Este procedimento desgasta levemente a superfície de mordida do dente, removendo pequenas quantidades de esmalte dentário. Isso reduz a pressão sobre o dente, eliminando um possível trauma da própria mordida, permitindo que ele se cure. Esta é uma opção para um dente solto causado por trauma oclusal.

Tratamentos Cirúrgicos

Cirurgia de retalho: Em uma cirurgia para retalho gengival, o dentista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, higieniza a região, remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas. O tecido da gengiva é recolocado após o procedimento. Este procedimento pode evitar a perda do dente.

Enxerto ósseo: Em casos de perda óssea acentuada, o dentista pode retirar fragmentos de osso de outra área do seu corpo ou usar um material de enxerto ósseo especial para reparar o osso doente na boca. 

Odontologia – Curitiba

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Por isso, agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp

Dra Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca