Vitamina D e antidepressivos podem melhorar a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia

L&A ATUALIZAÇÕES

Vitamina D e Fibromialgia

De acordo com pesquisadores, pacientes com fibromialgia com deficiência devitamina D podem se beneficiar física e psicologicamente com a suplementação de vitamina D combinada com algum antidepressivo. O estudo “Effects of vitamin D optimization on quality of life of patients with fibromyalgia: A randomized controlled trial” foi publicado no Jornal Médico da República Islâmica do Irã.

A vitamina D é essencial na manutenção da função do sistema musculoesquelético e níveis reduzidos deste composto têm sido relacionados há muito tempo à dor crônica generalizada, o principal sintoma da fibromialgia.

Ainda não há consenso sobre a associação da vitamina D e fibromialgia. Diversos estudos demonstraram uma correlação positiva entre dores musculoesqueléticas inespecíficas e níveis baixos de vitamina D, no entanto, outros estudos não encontraram qualquer associação entre a fibromialgia e a vitamina D.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas do Irã, até o momento existe apenas um estudo randomizado controlado publicado sobre o papel da vitamina D na fibromialgia. E esse estudo mostra a eficácia da 25-hidroxi vitamina D na redução da dor e sintomas de fadiga matinal dos pacientes.

Uma vez que a fibromialgia é uma doença em que o paciente apresenta sintomas tanto físicos quanto psicológicos, os cientistas supuseram que suplementos de vitamina D combinados com um antidepressivo de baixa dose poderiam melhorar alguns sintomas. A American Pain Society já recomenda dose baixa do antidepressivo trazodona para melhorar a qualidade do sono em pessoas com fibromialgia.

O estudo

O estudo em questão foi randomizado, duplo-cego e controlado por placebo e incluiu 74 pacientes que receberam aleatoriamente um comprimido de trazodona 25 mg todos os dias na hora de dormir, mais vitamina D por via oral 50.000 UI uma vez por semana ou 25 mg de trazodona diariamente ao deitar e um placebo (sem a vitamina) por oito semanas.

Os pesquisadores usaram o Índice de Dor Generalizada (WPI) para registrar as áreas do corpo onde os pacientes sentiram dor na última semana antes da avaliação médica; o Questionário de Impacto de Fibromialgia (FIQ) para medir os sintomas articulares e o estado funcional; o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) para avaliar a qualidade e os padrão de sono em relação ao mês anterior; e o Questionário de Qualidade de Vída (SF-36).

Os pacientes foram avaliados no início do estudo e nas semanas quatro e oito após o início do tratamento. Os pesquisadores relataram que dos 74 pacientes do estudo, 10 (13,5%) foram identificados com insuficiência de vitamina D e 64 (86,5%) com deficiência de vitamina D.

Resultados

Melhorias na percepção da dor foram mais evidentes no braço de vitamina D-trazodona. Também foram observadas no grupo experimental, comparando-se com o grupo controle, melhorias significativas nos sintomas da doença, incluindo dor, fadiga, cansaço matinal, rigidez, ansiedade e depressão.

A melhora na qualidade do sono também foi observada em ambos os grupos, o que pode estar relacionado ao efeito farmacológico do antidepressivo de induzir sono reparador. A associação de suplementos de vitamina D e trazodona melhorou a qualidade de vida dos pacientes significativamente, tanto física quanto mentalmente, quando comparados com o grupo controle.

Conclusão

Este estudo mostrou que os suplementos de vitamina D são uma opção de tratamento seguro e barato que parece melhorar a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia. Usar um antidepressivo junto com  vitamina D se mostra promissor no manejo terapêutico dos sintomas físicos e psicológicos na fibromialgia.

Segundo os pesquisadores,  estudos semelhantes com períodos de acompanhamento mais longos são necessários para explorar ainda mais o impacto da otimização da vitamina D na qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

Texto publicado no Fibromyalgia News Today

The Bang Box 20000 Puffs and RandM Tornado 15000 Puffs are premium disposable vape options designed for convenience and high performance. Each model is crafted to meet the needs of users who seek both long-lasting use and rich flavor choices.

The Bang Box 20000 Puffs offers an impressive 20,000 puffs per device, powered by an 850mAh rechargeable battery and holding a substantial 35ml e-liquid capacity. It’s available in four nicotine strengths—0%, 2%, 3%, and 5%—catering to different preferences, whether users are looking to cut back on nicotine or prefer a stronger hit. Equipped with a smart screen display, it allows users to monitor battery life and e-liquid levels easily. The Type-C fast-charging port reduces downtime, and a 1.0-ohm mesh coil enhances both vapor production and flavor. Available in flavors like Strawberry Kiwi, Blueberry Sour Raspberry Ice, and Mango Ice, it offers a satisfying experience with each puff.

The RandM Tornado 15000 Puffs delivers up to 15,000 puffs with a 25ml e-liquid tank and an 850mAh battery, supporting long sessions without frequent replacements. Like the Bang Box, it also features four nicotine options (0%, 2%, 3%, and 5%) and utilizes advanced mesh coil technology for consistent vapor and flavor. The LED display provides battery and e-liquid status at a glance, while its ergonomic design ensures comfort. With 41 diverse flavors, including Blue Razz Lemonade, Peach Ice, and Dragon Fruit, the Tornado offers a wide range of choices for varied tastes.

Both products support bulk purchasing options, making them ideal for retailers and wholesale buyers looking for high-demand, reliable vape products.