Risankizumab

Risankizumab (Skyrizi): FDA aprova medicamento para artrite psoriática

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou em janeiro de 2022  o medicamento  risankizumab (Skyrizi) , do laboratório AbbVie para o tratamento de artrite psoriática ativa (APso)  em adultos. Tornou-se o  segundo anticorpo monoclonal anti-interleucina 23 disponível para o tratamento da artrite psoriásica.

A agência já tinha aprovado o risankizumab, em abril de 2019,  para o tratamento de psoríase em placas moderada a grave em adultos.

A posologia para o tratamento da APso é a mesma para pacientes com psoríase em placas moderada a grave: apenas uma injeção subcutânea de 150 mg quatro vezes ao ano (após duas doses iniciais nas semanas 0 e 4). Pode ser administrada isoladamente ou em combinação com outras medicaçãoes  antirreumáticas modificadoras da doença (DMARDs).

Dois estudos clínicos de fase 3, KEEPsAKE 1 e KEEPsAKE 2, foram a base para a aprovação. O medicamento biológico foi testado em adultos com APso ativa, incluindo aqueles que não responderam adequadamente ou  que apresentaram intolerância à terapia biológica e/ou DMARDs não biológicos. O desfecho primário dos estudos consistia na melhora de pelo menos 20%  em 24 semanas pelos critérios de resposta do American College of Rheumatology (ACR20). Isto ocorreu em 51,3%-57,3% dos pacientes dos estudos, em comparação com 26,5%-33,5% dos pacientes tratados com placebo.

Os pacientes do estudo que fizeram uso do risanquizumab também alcançaram taxas significativamente mais altas de respostas ACR50 e ACR70, em comparação àqueles que receberam placebo. Além disso, os pacientes que já apresentavam dactilite e entesite experimentaram melhoras desses sintomas. Risankizumab também foi associado a uma melhora da  capacidade funcional na 24ª semana pelo questionário  HAQ ( Health Assessment Questionnaire-Disability). Uma porcentagem significativamente maior de pacientes, que apresentavam psoríase cutânea, apresentaram melhora de pelo menos 90% com risanquizumabe, baseado pelo Índice da Gravidade da Psoríase por àrea (PASI 90), em comparação com placebo.

A AbbVie disse que o perfil de segurança do risankizumab em pacientes com APso tem sido semelhante aos pacientes com psoríase em placas.

Os estudos KEEPsAKE 1 e KEEPsAKE 2  ainda estão em andamento, e os pacientes que permanecem nas extensões de longo prazo ainda permanecem “cegos” para a randomização original enquanto os estudos continuarem.

O estudo fase 3 de risankizumab  em pacientes com doença de Crohn e colite ulcerativa também estão em andamento.

O estudo foi publicado no Medscape – Rheumatology

A Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:   41.3076-3054 ou whatsapp