Associação de fibromialgia e artrite psoriásica

L&A ATUALIZAÇÕES

 Um estudo publicado na Journal of Rheumatology intitulado de “Fibromyalgia on Common Clinical Disease Activity Indices in Patients with Psoriatic Arthritis: A cross-sectional study” revelou que a coexistência de fibromialgia em doentes com artrite psoriásica é responsável por piores escores em índices clínicos de atividade de doença.

Estudo Clínico

No estudo citado, 73 pacientes com psoríase foram incluídos em um estudo prospectivo de corte transversal. O diagnóstico de Fibromialgia foi determinado de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia (1990 e 2010).

Todos os pacientes do estudo foram submetidos à avaliação clínica de atividade de doença que incluíram os seguintes questionários e escores:  HAQ (Health Assessment Questionnaire – Questionário de Avaliação de Saúde), BASDAI (Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index – índice de Atividade de Doença em Espondilite Anquilosante), DLQI (Dermatology Life Quality Index – índice de Qualidade de Vida em Dermatologia), LEI (Leeds Enthesitis Index – Indice de Entesite), CPDAI (Composite Psoriatic Disease Activity Index – Índice de Atividade de Doença na Psoríase), MDA (Minimal Disease Activity – Mínima Atividade de Doença) e DPSA (Disease Activity index for Psoriatic Arthritis – Indice de Atividade de Doença na Artrite Psoriasica) .

Com exceção de um paciente, todos os pacientes no estudo com fibromialgia e artrite psoriásica eram mulheres. Nenhum dos pacientes com fibromialgia e artrite psoriásica preencheram os critérios de mínima atividade de doença pelo MDA. Em compensação, 43,3% dos pacientes que apresentavam apenas artrite psoriásica preencheram esse critério.

Os escores CPDAI e DAPSA foram significantemente maiores nos pacientes com concomitância de fibromialgia e artrite psoriásica em comparação com os pacientes com artrite psoriásica isolada. O mesmo ocorreu com escores HAQ, BASDAI e LEI que apresentaram resultados piores nos pacientes com artrite psoriásica e fibromialgia associados.

Todas as avaliações clínicas do estudo mostraram um pior resultado em pacientes com associação de fibromialgia e artrite psoriásica comparados aos pacientes com apenas artrite psoriásica, revelando que a esta é negativamente influenciada pela FMG. Portanto, o impacto da fibromialgia deve ser considerada para determinar o tratamento mais adequado e evitar o tratamento desnecessário da artrite psoriásica.

Texto publicado no Fibromyalgia News Today

Não deixe de ler outras matérias em nosso blog!