Etanercepte no tratamento de osteoartrite erosiva de mãos

L&A ATUALIZAÇÕES

Um estudo de prova de conceito mostrou que o medicamento Etanercepte, um inibidor de fator de necrose tumoral (Anti-TNF), melhora dor, dano estrutural em pacientes com osteoartrite erosiva de mãos, desde que esses pacientes sejam sintomáticos, tenham sinais claros de inflamação e estejam num estado pré-erosivo ou erosivo.

Neste estudo multicêntrico, 90 pacientes foram distribuídos aleatoriamente (randomizados) para receber o etanercepte 50mg via subcutânea por semana por 24 semanas seguido de 25mg por semana por 1 ano ou placebo.

Na população total do estudo, o etanercepte não foi superior ao placebo na escala visual analógica (EVA) de dor avaliada na 24ª semana (primeiro resultado avaliado). No entanto, nos pacientes que preencheram todos os critérios de inclusão – os sintomáticos e que apresentavam inflamação no início do estudo – e que finalizaram o estudo de um ano, o etanercepte foi superior ao placebo nas medidas de dor e evolução de erosão, principalmente nas articulações com edema de partes moles.

O estudo foi financiado pela Pfizer.

Texto publicado no Medscape Rheumatology