Obesidade e artrite reumatoide

Obesidade está relacionada à incapacidade na artrite reumatoide, diz estudo

Um estudo dos EUA sugere que pacientes com artrite reumatoide podem ter maior probabilidade de ficar incapacitados se estiverem acima do peso.

Os pesquisadores examinaram dados de mais de 25.000 pacientes com artrite reumatoide. A maioria dos pacientes estava com sobrepeso ou obesidade quando foi realizado o estudo. Aqueles que estavam gravemente obesos foram mais propensos a relatar alguma deficiência.

Durante o estudo, por mais de 15 anos, a obesidade foi associada a uma maior progressão para incapacidade.

A piora da incapacidade “não foi explicada por uma pior atividade da doença”, disse o principal autor do estudo, Dr. Joshua Baker, da Universidade da Pensilvânia, e do Centro Médico VA da Filadélfia.

O estudo, publicado na revista Arthritis Care and Research em 29 de abril, não foi realizado para provar se ou como a obesidade pode contribuir para a incapacidade em pacientes com artrite reumatoide. Mesmo assim, os resultados sugerem que os pacientes com artrite reumatoide podem se sentir melhor se perderem peso, mesmo que não seja suficiente para deixar de ser obeso, disse Axel Finckh, pesquisador do Hopital Beau Sejour em Genebra –  Suíça, que não estava envolvido no estudo.

“Eu falaria aos meus pacientes que eles devem perder peso de maneira lenta e progressiva, junto a um aumento da atividade física, em vez de desejar objetivos irreais, como atingir o peso normal”, disse Finckh por e-mail.

Embora a obesidade possa agravar a incapacidade dos pacientes com artrite reumatoide, também é possível que algumas pessoas com distúrbio do sistema imunológico possam se tornar obesas como resultado dessa doença, observou o Dr. Predrag Ostojic, pesquisador da Universidade de Belgrado, na Sérvia  que também não está envolvido no estudo.

“Devido à incapacidade e a dor crônica, os pacientes com artrite reumatoide são menos ativos, e a inatividade pode contribuir para ganhar peso”, disse Ostojic por e-mail. “Por outro lado, a obesidade pode ocasionar danos articulares, independentemente da artrite reumatoide, por carga articular  excessiva e degeneração acelerada da cartilagem articular (osteoartrite), especialmente nos membros inferiores e coluna vertebral.”

“Qualquer perda de peso terá efeito positivo na capacidade funcional”, acrescentou Ostojic. “O peso saudável é ideal, mas o sobrepeso também é um alvo aceitável, especialmente em pacientes com artrite reumatoide que são muito obesos.

Texto publicado no Medscape – Rheumatology