Disfunção temporomandibular (DTM): o que é?

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que compreende uma série de condições que acometem a ATM (articulação responsável pelos movimentos da mandíbula), musculatura da mastigação e estruturas associadas, podendo ocorrer em qualquer idade.

👉 Os sintomas mais comuns das DTM são dores na face, barulho (estalos ou crepitações) ao abrir e fechar a boca, travamentos da boca aberta ou fechada, desvios para abrir e fechar a boca, limitação da abertura bucal, dor na função mastigatória (nos músculos ou na ATM), dores de cabeça, dores cervicais, entre outros.

🔷Diversos fatores podem predispor, desencadear, perpetuar ou contribuir para o desenvolvimento das DTMs. Alterações hormonais, alterações metabólicas decorrentes do estresse, doenças reumatológicas, macrotraumas e microtraumas (bruxismo do sono e de vigília, mascar chicletes frequentemente, etc.) são alguns exemplos.

🔷 O tratamento da DTM é feito a partir do controle dos sinais e sintomas. O objetivo é inicialmente, minimizar o quadro doloroso, melhorar o funcionamento do sistema mastigatório e devolver qualidade de vida ao paciente. Sempre priorizando, no começo do tratamento, uma terapia conservadora.

O Brasil é um dos poucos países do mundo em que há uma especialidade voltada exclusivamente para o estudo e tratamento das Disfunções Temporomandibulares.

👩‍⚕️A Dra. Camila é especialista nessa área há mais de 13 anos e tem grande experiência nesse tipo de tratamento. Se você apresenta um ou mais sinais e/ou sintomas de DTM entre em contato e agende uma consulta.
pelo WhatsApp 41 99782-8133