Blog

Afinal, os sisos entortam ou não entortam os dentes após a remoção do aparelho?

De: | Tags: , , | Comments: 0 | dezembro 11th, 2017

Esta é uma dúvida muito frequente entre os pacientes que já usaram aparelho ortodôntico, pois muitos temem que os dentes fiquem tortos devido ao nascimento dos dentes conhecidos como sisos ou terceiros molares.

Antigamente acreditava-se que o nascimento dos sisos empurrava os dentes e isto fazia com que os dentes da frente ficassem tortos.

Hoje sabe-se que isto caiu por terra, ou seja, os sisos não são capazes de causar o apinhamento (encavalamento) dos dentes da frente.

Este apinhamento, na verdade, ocorre devido ao crescimento residual da mandíbula (osso inferior da boca) e ao processo natural de envelhecimento dos ossos da face.

Uma causa possível também é quando o paciente remove a contenção inferior (aquele ferrinho que fica por trás dos dentes) ou quando ela solta em partes. Por isso, essa contenção tem que permanecer na boca, principalmente se os seus dentes de baixo eram tortos antes do início do tratamento ortodôntico. Mas lembre-se, como o apinhamento tem como um dos seus fatores causais o envelhecimento dos ossos da face, mesmo com a contenção o apinhamento pode ocorrer. A contenção apenas dificulta que isso aconteça.

 

Então, por qual motivo devo remover meus sisos?

Existem várias indicações para a remoção dos dentes do siso. As mais importantes são:

  • Para fazer tratamento ortodôntico: quando o ortodontista precisa fazer alguns movimentos dentários e os sisos estão no caminho desta movimentação.
  • Falta de espaço: quando o siso não tem espaço para se encaixar perfeitamente dentro da boca.
  • Prevenção de reabsorção: quando se observa na radiografia panorâmica que os dentes do siso estão em posição desfavorável para nascer e encontram-se em proximidade muito grande com as raízes dos dentes que estão em boca, podendo reabsorver estas raízes e causar a sua perda.
  • Prevenção de cárie: quando os sisos já nasceram, total ou parcialmente, mas encontram-se em tal posição que dificulta ou até mesmo impossibilita a sua correta escovação, gerando assim fator de risco para cárie e doença periodontal.

Portanto, se você já usou aparelho e tem os sisos, fique tranquilo que eles não entortarão os seus dentes, porém, como vimos, eles podem causar outros danos. Por este motivo consulte sempre seu ortodontista e seu clínico geral e mantenha sempre as contenções em ordem!

 

Loyola e Avellar possui profissionais capacitados e tem como objetivo cuidar da saúde e bem-estar de seus pacientes.  Agende sua consulta agora mesmo:  http://loyolaeavellar.com.br/clinica/contato/  ou (41) 3076-3054

dr. fabiana

 

Dra. Fabiana Bonin

CRO/PR – 23873

Compartilhe...