Blog

Como a Odontologia Estética pode ajudar a melhorar sua autoestima

De: | Tags: | Comments: 0 | novembro 22nd, 2016

Ter um sorriso bonito está cada vez mais presente entre os desejos das pessoas. Isso acontece porque na sociedade em que vivemos, a nossa aparência e o modo como nos apresentamos é supervalorizado. Possuir uma autoestima elevada é muito importante para obter êxito na vida pessoal e profissional.

Muita pessoas acabam tendo dificuldade em se socializar pois tem vergonha de seu sorriso, já que ele está diretamente ligado com a capacidade das pessoas se relacionarem com as outras. A boca é a segunda parte mais visível do corpo, depois do rosto, e é por onde nos comunicamos.  Desta forma, desejar um sorriso bonito e harmônico é totalmente compreensível. A odontologia estética oferece diversos recursos para tornar esse desejo uma realidade. E por isso, hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas buscando por tratamentos estéticos nos consultórios odontológicos.

Avanços tecnológicos

Devido à grande demanda, houveram avanços importantes nas tecnologias para esses serviços e os profissionais estão sempre buscando por aperfeiçoamento e inovações. Esses avanços tornaram os procedimentos mais simples e rápidos. Além disso, atualmente, os tratamentos estéticos se tornaram muito mais acessíveis ao público.

Odontologia Estética

A odontologia estética é a área que trata da parte mais visual dos dentes e da boca. Atuando muitas vezes na alteração de cor e forma dos dentes, e sempre preocupada com a oclusão e a harmonia facial.

Alguns dos procedimentos que estão dentro dessa especialidade são: clareamento dos dentes, restaurações de dentes fraturados, restaurações estéticas, facetas e lentes de contato, reabilitação oral, entre outros. O objetivo é sempre proporcionar um sorriso esteticamente agradável, garantindo a saúde bucal e respeitando as características de cada rosto.

Vale lembrar também que os tratamentos estéticos estão diretamente relacionados à saùde, e não só à beleza como muitos pensam. Na verdade, a maioria dos tratamentos estéticos acabam influenciando a saúde bucal de forma positiva, pois facilitam a higienização e previnem outros tipos de problemas.

Alguns dos tratamentos também considerados estéticos são:

  • Implantes
  • Prótese dental
  • Periodontia
  • Clareamento
  • Ortodontia
  • Cirurgias
  • Entre outros

Idade para tratamento

A procura pela odontologia estética e restauradora não parte somente de pacientes jovens. O interesse por um tratamento odontológico estético, que garanta a saúde de dentes e gengiva, independe da idade. A odontopediatria, por exemplo, é a especialidade que atende exclusivamente as crianças e tem como objetivo acompanhar o  desenvolvimento e a manutenção da saúde bucal das mesmas, garantindo saúde, estética e bons hábitos de higiene e alimentação desde cedo. Já a odontogeriatria é a especialidade que se dedica ao tratamento odontológico de idosos, focando na preservação da saúde de dentes e gengiva, garantindo a estética e função mastigatória desejadas, sempre considerando as características particulares desse grupo de pacientes, que muitas vezes apresentam necessidades especiais, pelo uso de medicamentos, condições médicas de risco, etc.

Profissionais no Brasil

Os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), aproximadamente 180 mil estrangeiros vieram ao país, em 2012, para realizar tratamentos odontológicos. Isso ocorre devido: A alta qualidade da Odontologia ensinada e praticada no Brasil; Os estudantes de odontologia começam a ter vivência clínica já no segundo ano de faculdade, enquanto na Europa e nos Estados Unidos, isso ocorre somente no final do curso; E porque o tratamento odontológico em outros países tem um custo muito alto, o que o torna inacessível muitas vezes. Portanto, muitos estrangeiros acabam vindo em busca de tratamentos estéticos com profissionais brasileiros.

 

 

Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca

CRO 13150-PR

ORTODONTIA E DISFUNÇÃO DA ATM

Compartilhe...