Blog

O que é ATM?

De: | Tags: , , | Comments: 0 | junho 22nd, 2016

“ ATM ” é uma abreviatura da palavra “Articulação Temporomandibular” e está relacionada a articulação logo à frente do ouvido que é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula, como abertura e fechamento da boca.

Qualquer problema que impeça a função ou um leve a um funcionamento inadequado deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e de ossos é chamado de DTM, sigla que corresponde à Disfunção Temporomandibular.

Os principais sinais e sintomas da DTM são:

  • Dores de cabeça, face, pescoço e próximo ao ouvido;
  • Dificuldade, dor ou limitação dos movimentos da mandíbula;
  • Cansaço dos músculos da mastigação;
  • Dores referidas em outras regiões da cabeça, face e dentes;
  • Travamento mandibular;
  • Sons na ATM durante a fala ou mastigação, dentre eles os cliques (estalidos) ou crepitações articulares;
  • Mudanças na mordida de forma súbita.

Causas das DTMs

Não existe uma causa específica para as Disfunções da ATM (DTM), por este motivo, classifica-se a DTM como multifatorial.

Diversos fatores podem predispor, desencadear, perpetuar ou contribuir para o desenvolvimento das DTMs. Tais como: trauma, estresse emocional, apertamento dos dentes quando acordado, bruxismo do sono, hiperatividade muscular através de hábitos como mastigar chicletes ou roer unhas, doenças reumatológicas, e até mesmo fatores genéticos.

Como tratar a disfunção da ATM

O tratamento de DTM e sim controle dos sinais e sintomas. O que se procura com o tratamento da DTM, inicialmente, é minimizar o quadro doloroso, melhorar o funcionamento do sistema mastigatório e devolver qualidade de vida ao paciente. Sempre priorizando, no começo do tratamento, uma terapia conservadora, que inclui:

Terapias de suporte: como massagens e técnicas de relaxamento, termoterapia e fisioterapia;
Terapia farmacológica: analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares, etc.
Placa miorrelaxante / Placa de mordida: Este aparelho é feito sob medida e encaixa-se nos dentes superiores ou inferiores. Este aparelho deve ser acompanhado e ajustado regularmente;
Acupuntura e infiltração de pontos gatilho de dor;
Infiltrações articulares.
Ruídos articulares nem sempre são passíveis de resolução. E em alguns casos mais severos, somente a cirurgia da ATM pode resolver o problema. Dessa forma, o correto diagnóstico é essencial para o tratamento do paciente portador de DTM.

Na presença desses sintomas que profissional devo procurar?

Se você apresenta um ou mais sinais e/ou sintomas de DTM procure um cirurgião-dentista especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial. Ele poderá te ajudar!

Acesse nosso blog e conheça mais dicas: http://loyolaeavellar.com.br/odontologia/blog/

Você gosta do seu sorriso? Somos especialistas na área de Ortodontia e Ortopedia Facial e Disfunção da ATM e Dor Orofacial. Agende já seu horário: 41.3076-3054

 

 

 

Camila de Loyola e Silva Avellar Fonseca

CRO 13150-PR

ORTODONTIA E DISFUNÇÃO DA ATM

 

Compartilhe...